Colação de grau especial viabiliza ingresso de estudantes da UFCA em cursos de Mestrado

Publicado em 29/01/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 16h45

 No último dia 22 de janeiro, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) promoveu colação de grau especial para que doze estudantes antecipassem a aquisição dos seus respectivos diplomas. A colação de grau especial ocorre quando a(o) formanda(o) necessita colar grau antecipadamente, sem a cerimônia formal, por motivos específicos, como aprovação em cursos de pós-graduação, aprovação em concurso público ou contratação em empresas. Dos doze participantes, onze foram aprovados em programas de Mestrado de diferentes universidades do país e outro precisou antecipar a conclusão do curso para participar de uma seleção para professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). 

Antes da última colação especial, o recém-formado engenheiro de materiais pela UFCA Raí Felipe Pereira Junior teve a conclusão do seu curso oficializada em colação especial no dia 13 de dezembro do ano passado. Com o diploma, Raí vai ingressar no Mestrado em Ciências dos Materiais no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro.  

Já na colação especial do último dia 22, concluíram seus cursos quatro estudantes de Agronomia, dois de Engenharia de Materiais, cinco de Engenharia Civil e um de Jornalismo.  

De acordo com o Vice-Reitor da UFCA e também titular da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), Juscelino Pereira, apesar de não ter o mesmo charme da colação de grau convencional, a colação de grau especial sinaliza que os graduandos participantes tiveram destaque nas suas formações: “na maioria das vezes, o mercado de trabalho ou a entrada em programas de pós-graduação são os fatores que aceleram o processo de obtenção do diploma do estudante. A UFCA tem um histórico substancial na formação de profissionais qualificados que ingressam nos melhores programas de pós-graduação do país”, relata.

Engenharias

Na colação especial de 22 de janeiro, a egressa da UFCA Vanessa Ermes Santos concluiu sua formação em Engenharia de Materiais e também vai cursar Mestrado em Ciências dos Materiais no IME, ao lado de Raí Felipe. Outra engenheira de materiais formada na ocasião, Maria Nicheilly Pontes Araújo cursará Mestrado na mesma área que Raí e Vanessa, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  

Já Mateus Nogueira Silva, agora formado em Engenharia Civil, vai ingressar no Mestrado de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Outros dois recém-formados engenheiros civis na UFCA também vão cursar Mestrado na UFC: Levi de Brito Ximenes, na área de Saneamento Ambiental, e Vicente de Sousa Lima Neto, na área de Recursos Hídricos. Paloma Morais, egressa do mesmo curso, foi aceita no Mestrado da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. 

Entre os novos engenheiros civis que colaram grau em 22 de janeiro, Thiago Luiz foi o único que participou da colação especial para participar de uma seleção de professores. O jovem pretende ser professor do IF Sertão-PE, campus Ouricuri, do curso técnico em Edificações. 

Agronomia

Formado pelo curso de Agronomia da UFCA na última colação de grau especial, Antonio Alves Pinto conquistou vaga no Mestrado de Ciências do Solo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Jadson Araujo da Silva e José Ailton Cruz Macêdo, também novos agrônomos pela UFCA, anteciparam o fim das formações para participar do Mestrado em Fitopatologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Marcelo Moura Chaves, também reconhecido agrônomo na última colação especial, foi aprovado para o Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). 

Jornalismo

Único da lista que se dedica às Ciências Humanas, o jornalista Francisco Robson Pereira Roque foi aprovado no Mestrado Profissional em Jornalismo oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também precisou colar grau antecipadamente. 

De acordo com o Vice-Reitor Juscelino, a aprovação de egressos da UFCA em programas de Mestrado oferecidos por instituições renomadas é parte do objetivo estratégico da universidade de formar profissionais protagonistas em suas áreas: “Formar pessoas capazes de participar de ações transformadoras da sociedade é um dos principais retornos que a UFCA quer oferecer para a população. Sempre que vejo uma gama de estudantes em colação de grau especial, por motivos nobres como os aqui elencados, percebo que temos cumprido este objetivo”, acredita. 

Serviço

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Sala 302, Bloco I – campus Juazeiro do Norte

(88) 3221.9327

prpi@ufca.edu.br