Beneficiárias do projeto Mulecas produzem máscaras de tecido para prevenção do contágio da Covid-19

Publicado em 14/04/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 16h58

Foto: Projeto Mulecas/Enactus/UFCA

Beneficiárias do projeto de Extensão “Mulecas”, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), estão produzindo máscaras de tecido para prevenção do contágio da Covid-19: a enfermidade causada pelo novo coronavírus. O Mulecas promove oficinas de artesanato para que mulheres obtenham renda própria vendendo os produtos que aprendem a fabricar e, assim, tenham a oportunidade de serem protagonistas das suas próprias histórias. O Mulecas, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é um dos projetos da Enactus UFCA. A Enactus é uma rede global de empreendedorismo social, presente em mais de 1730 instituições de Ensino em todo o mundo, com projetos que causam impacto positivo em comunidades por meio de ações empreendedoras.

As máscaras são feitas em textoleen (tecido composto 67% de poliéster e 33%, de algodão), de acordo com recomendações do Ministério da Saúde (MS – link para uma nova página). Conforme a pasta, a alta procura por máscaras de proteção, habitualmente utilizadas por profissionais de saúde, tem reduzido os estoques dos fornecedores desse material; razão pela qual o MS passou a recomendar o uso de máscaras de tecido às pessoas que simplesmente precisam se proteger para atividades rotineiras indispensáveis, como ir ao supermercado.

Foi exatamente pela necessidade de proteção durantes as compras que a ideia de fabricação das máscaras surgiu, conforme a estudante do curso de Administração Pública e Gestão Social da UFCA e líder do projeto Mulecas, Rhana Erika Marques. Segundo Rhana, as beneficiárias estavam sem máscaras para irem ao supermercado e, ao fazerem unidades para elas próprias, tiveram a ideia de fabricar um excedente, para terem alguma renda nesse período: “Como a renda delas depende dos produtos que elas fazem durante as nossas capacitações – que foram interrompidas por tempo indeterminado para seguir as recomendações da OMS [Organização Mundial de Saúde], do Ministério da Saúde, da UFCA e da Enactus – elas perceberam que muito provavelmente a renda delas ficaria comprometida com a pandemia. Então, decidiram fazer [as máscaras] como forma de reconhecimento para elas e de conscientização também”, explica Rhana. Com as máscaras de tecido, o Mulecas pretende, segundo Rhana, aumentar a renda das beneficiárias, reduzir o descarte de resíduos sólidos no meio ambiente e tornar conhecido o trabalho das artesãs.

Além de anunciarem máscaras para venda, por meio do perfil do projeto no Instagram (@projetomulecas), as beneficiárias já doaram unidades para a ONG Nosso Lar, em Juazeiro do Norte, que atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. As trabalhadoras – com máquina de costura própria – estão confeccionando as máscaras de tecido de suas casas, respeitando assim a recomendação de distanciamento social para contenção da Covid-19.

Projeto Mulecas – Enactus UFCA
@projetomulecas