Atletas da UFCA seguem rotina de exercícios durante a pandemia

Publicado em 06/08/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h25

Foto: Allison Gomes (Dcom/UFCA)

Estudantes-Atletas da Universidade Federal do Cariri estão mantendo a rotina de exercícios mesmo durante a quarentena – praticada em todo o mundo para a contenção da pandemia de Covid-19. A UFCA concede bolsas aos atletas da instituição, por meio da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), desde 2016, para que eles mantenham os treinamentos e representem a Universidade em competições. A bolsa “rendimento esportivo”, de R$ 400,00 mensais, exige a dedicação ao esporte por, pelo menos, 12h semanais, com práticas físicas e também estudos teóricos.

De acordo com a titular da Coordenadoria de Esporte e Cultura do Movimento da Procult/UFCA, Lívia Silveira, os estudantes-atletas, quando ingressam no Ensino Superior, muitas vezes precisam abdicar da carreira esportiva por dificuldades principalmente financeiras – problema que a bolsa tenta reduzir: “Qual era o intuito da Pró-Reitoria quando ela lança esse edital com essa modalidade de bolsa: auxiliar os nossos estudantes que são atletas a se manterem em atividade: treinando e competindo. Além disso, a bolsa ela também acaba fomentando, promovendo, o Esporte (de uma forma geral), na Universidade e fora dela, uma vez que os estudantes passam a competir nos representando”, disse Lívia. A coordenadoria é reponsável por acompanhar os treinos dos atletas, propor atividades e trabalhar para a melhoria da performance desses estudantes.

Atualmente, a UFCA beneficia 11 atletas com a bolsa rendimento esportivo. Eles vêm de cursos diversos, como Engenharia de Materiais e Filosofia.

Assista abaixo a um vídeo demonstrando como tem sido a rotina de treinos dos atletas da UFCA.

Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA)
Coordenadoria de Esporte e Cultura do Movimento
esporte.procult@ufca.edu.br