Artigo de revisão de pesquisadores da UFCA e da Univasf aponta impactos neurológicos provocados pela Covid-19

Publicado em 28/07/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h24

Foto: Gabriel Souza Dcom/UFCA

Em maio deste ano, pesquisadores das Universidades Federais do Cariri (UFCA) e do Vale do São Francisco (Univasf) publicaram um artigo científico em um periódico internacional, apontando possíveis impactos neurológicos que os coronavírus podem provocar em humanos. O artigo de revisão – intitulado “Manifestações neurológicas da Covid-19 e de outros coronavírus: uma revisão sistemática” – foi publicado na revista Neurology, Psychiatry & Brain Research, da empresa global de informações analíticas Elsevier (link para uma nova página), com sede nos Países Baixos.

Uma das pesquisadoras envolvidas na confecção do artigo é a professora da Faculdade de Medicina da UFCA, Elizabeth Nobre, que coordena o Laboratório de Pesquisa em Neurociências e Neuroproteção (Lapenn/UFCA). O artigo de revisão dos pesquisadores da UFCA e da Univasf considerou 900 trabalhos publicados em todo o mundo, até o dia 10 de abril de 2020 – extraídos de 4 bases de dados.

“O que a gente fez: um apanhado de estudos, que fossem originais e que relatassem alterações no Sistema Nervoso Central e Periférico causadas por coronavírus”, explica a professora.

Os artigos considerados descrevem casos ocorridos no continente asiático, com exceção de um relato de caso norte-americano. Os estudos revisados apontaram a presença de alterações neurológicas, clínicas e laboratoriais, em alguns pacientes diagnosticados com coronavírus.

Os sintomas neurológicos variam de dor de cabeça a doenças graves que atingem o encéfalo, que podem acometer crianças e adultos. De acordo com os dados levantados, os pacientes mais graves tendem a apresentar maiores complicações neurológicas e, consequentemente, piores desfechos clínicos. Foram descobertas ainda descrições científicas apontando evolução presumível de casos de Covid-19 para doenças como encefalopatia hemorrágica necrosante aguda e inflamação do encéfalo.

Serviço

Laboratório de Pesquisa em Neurociências e Neuroproteção (Lapenn/UFCA)
Sala Multidisciplinar – campus Barbalha
famed@ufca.edu.br