Artefatos da Cultura Negra 2021 traz chamada pública para publicação de trabalhos sobre Educação, Memória e Oralidade, com foco em Afrodescendências e Conhecimentos Indígenas. Inscrições vão até 25 de setembro

Publicado em 17/09/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h13

Com o tema “Democracia racial, ações afirmativas e educação: dos movimentos de luta antirracista à universidade pública”, a décima segunda edição do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra já tem data definida. O evento acadêmico – voltado à formação de professores(as) da educação básica, gestores(as) públicos, pesquisadores(as), estudantes, integrantes de movimentos sociais e interessados em Cultura Negra – será realizado entre os dias 20 e 25 de setembro de 2021. A exemplo do que ocorreu em 2020, em razão da necessidade de distanciamento social para contenção da covid-19, toda a programação de 2021 será realizada remotamente, com mesas redondas, rodas de conversa, feiras, atividades culturais, exposições artísticas e lançamento de livros. Os interessados em participar do congresso devem realizar inscrição até o dia 20 de setembro de 2021, pelo site do evento (link para uma nova página).

O Artefatos da Cultura Negra é um congresso anual, realizado por diversas instituições caririenses, entre elas a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade Regional do Cariri (Urca) e o campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). Também realizam o evento a Associação Libertária de Desenvolvimento e Educação Interativa Ambientalmente Sustentável (Aldeias), o Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec) e o Movimento de Arte e Cultura do Sopé e Serra do Araripe (MOACPÉS).

O Artefatos conta ainda com a parceria de várias outras instituições, entre as quais estão a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasieira (Unilab), o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade do Tenesse, o Coletivo Camaradas, a Cáritas Diocesana de Crato, o Fórum Itinerante de Cinema Negro, a Frente de Mulheres do Cariri, o Sistema Fecomércio/SESC-Ceará, o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) e a Revista África e Africanidades.

Submissão de materiais ao Caderno Olhares Docentes, da Revista África e Africanidades

Dentro da programação 2021 do Artefatos, a Revista África e Africanidades (link para uma nova página) lançou Chamada Pública para inscrição de conteúdos (textos ou áudios) para compor o Caderno “Olhares Docentes”. Nascida da iniciativa de um grupo de professores, pesquisadores, estudantes, técnicos e especialistas, a revista é um periódico independente on-line, com publicação trimestral e acesso totalmente gratuito.

O caderno temático buscará refletir a relação entre Educação, Memória e Oralidade, com foco nas Afrodescendências e em Conhecimentos Indígenas, reunindo materiais nos seguintes formatos: 1.Artigos de opinião; 2.Relatos de experiência em projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão, produzidos por estudantes de cursos de licenciaturas, cursos de pós-graduação na área de Educação e docentes da Educação Básica ou do Superior; 3.Relatos de experiências escritos e 4.Arquivos orais de Mestres e Mestras da Cultura (áudios de no mínimo 5min e, no máximo, 10min). Também são aceitos materiais produzidos por representantes de coletivos negros ou indígenas que dialoguem de forma direta com a produção de novos olhares e práticas pedagógicas.

O prazo de submissão de materiais para o caderno vai até o próximo dia 25 de setembro de 2021, por meio de formulário eletrônico disponível no site do evento (ver “Apresentação” e, mais abaixo, “Revista África e Africanidades – Chamada Pública Caderno Temático Olhares Docentes”). A publicação do caderno está prevista para até janeiro de 2022, no site do periódico.

Histórico do Artefatos

O Artefatos da Cultura Negra teve a sua primeira edição em 2009, então denominado Seminário Artefatos da Cultura Negra no Ceará. Nesses doze anos de realização, o evento buscou mobilizar e fortalecer o movimento da luta antirracista, de maneira a contribuir para a efetivação de uma verdadeira democracia racial e, assim, procurar refletir a inserção e a permanência da população negra nos mais variados espaços políticos, acadêmicos e sociais.

Em sua quinta edição, em 2014, o Seminário Artefatos da Cultura Negra no Ceará tornou-se um evento internacional e, em 2018, na sua nona edição, redimensionou-se como Congresso Internacional da Cultura Negra, como também se robusteceram os desafios relacionados à continuidade da luta antirracista pela concretização da Democracia Racial para a população negra brasileira e sua ancestralidade africana.

Aos novos desafios impostos pelo contexto de pandemia e o seu desigual impacto sob a população negra somam-se desafios já conhecidos: o racismo anti-negro, a negação aos direito básicos à população negra e a falsa democracia racial. Pesquisas têm mostrado uma maior incidência de morte entre as populações negras, ao passo que elas são menos beneficiadas com programas de vacinação.

Serviço

Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra
artefatoscnegra@urca.br