Aprovado Plano de Compras da UFCA para 2019

Publicado em 01/02/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 16h53

Imagem de Livros de música
Foto: Emanoella Callou – Dcom/ UFCA

O Comitê Gestor de Governança, Riscos e Controles da Universidade Federal do Cariri (UFCA) aprovou, no último dia 23 de janeiro, o Plano de Compras da instituição para 2019. O plano reúne os materiais e serviços demandados pelos setores da universidade para a execução das suas respectivas atividades.

Entre os materiais solicitados estão livros nacionais e estrangeiros (requisitados pelo Sistema de Bibliotecas – Sibi), telescópios (requisitados pela Pró-Reitoria de Extensão – Proex), materiais e instrumentos musicais (requisitados pelo Instituto Interdisciplinar de Cultura e Arte – Iisca), equipamentos para grafia em Braille (requisitados pela Secretaria de Acessibilidade – Seace), câmara frigorífica (requisitada pelo Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade – CCAB), manequins simuladores (requisitados pela Faculdade de Medicina – Famed) e selos de autenticidade de diplomas (requisitados pela Pró-Reitoria de Graduação – Prograd).

Já os serviços demandados reúnem pedidos como contratação de apoio administrativo, de vigilância e de limpeza/conservação (todas requeridas pela Pró-Reitoria de Administração – Proad), de apoio a eventos (requerida pelo Cerimonial e Apoio a Eventos – Ceape e pela Diretoria de Articulação e Relações Institucionais – Diari) e de manutenção de equipamentos de laboratório (requerida pelo Centro de Ciências e Tecnologia – CCT).

De acordo com a Proad/UFCA, o valor total estimado dos processos de aquisição de materiais e equipamentos contidos no Plano de Compras 2019 é de cerca de R$ 5 milhões. Já o total estimado para contratação de serviços previstos no plano de compras é aproximadamente R$ 12 milhões.

TED

Ainda segundo a Proad/UFCA, a universidade não tem orçamento suficiente para comprar todos os equipamentos demandados pelos setores e, assim, algumas solicitações foram listadas para possível deferimento via Termo de Execução Descentralizada (TED). O termo é regulamentado pelo Decreto nº 6.170, de 25 de julho de 2007, que prevê a transferência de recursos ou a descentralização de créditos oriundos do Orçamento Fiscal e do Orçamento da Seguridade Social da União. Por este dispositivo, a UFCA pode pleitear recursos para a compra de determinados itens junto ao Ministério da Educação (MEC).

Entre os itens a serem adquiridos pela UFCA com recursos do TED estão equipamentos de uso hospitalar (Famed), equipamentos de laboratório (Famed, CCT, CCAB e Instituto de Formação de Educadores – IFE), estação meteorológica (CCAB) e mesas para o refeitório universitário (requisitadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Prae). As despesas a serem custeadas com possíveis recursos do TED estão orçadas em R$ 2,5 milhões.

Pró-Reitoria de Administração
Coordenadoria de Apoio às compras (CAC-Proad/UFCA)
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz – Centro, Juazeiro do Norte-CE
3º andar, sala 16 – Centro Multiuso (Vapt-Vupt)