Após oficinas facilitadas pela UFCA, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, 40 famílias recebem certificado de participação no programa Famílias Fortes, do governo federal

Publicado em 21/12/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 16h26

Certificados concedidos a famílias atendidas pelo programa Familias Fortes. Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) certificou nesta segunda-feira, dia 20 de dezembro de 2021, a participação de 40 famílias do bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, no programa Famílias Fortes, do governo federal (link para uma nova página). Todas as famílias beneficiadas têm filhos entre 10 e 14 anos, o que era um requisito para participação no programa.

Ao todo, em parceria com a prefeitura de Juazeiro do Norte, foram realizados sete encontros semanais, ao longo de dois meses, com as famílias selecionadas pela iniciativa. Nas ocasiões, foram debatidos temas relacionados ao fortalecimento de vínculos familiares e ao abuso de drogas.

Os encontros foram realizados no Polo de Convivência Social do bairro Frei Damião e duraram cerca de 2h, cada um. As famílias cumpriram integralmente a carga horária proposta.

Para cumprir o distanciamento social necessário para contenção da pandemia de covid-19, as famílias foram certificadas nesta segunda-feira, em três momentos: às 13h30, às 14h30 e às 15h30, no Polo de Convivência Social.

Estiveram presentes, além das famílias participantes, as coordenadoras do Famílias Fortes na UFCA, as professoras Waléria Menezes e Liana Esmeraldo. Representando a Prefeitura de Juazeiro do Norte, prestigiaram o evento a secretária executiva da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), Maridiana Dantas; a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) no bairro Frei Damião, Edneia Ferreira; o coordenador do Polo de Convivência Social do Frei Damião, Alex Alencar; e a diretora de Proteção Social Básica da Sedest, Isabella Ângelo. Também participaram da certificação as facilitadoras Kate Miranda e Tarciana Cardoso.

Encontros

De acordo com uma das coordenadoras do projeto na UFCA, a professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), Waléria Menezes, para atingir o objetivo principal dos encontros – que era a prevenção do uso de álcool e outras drogas por meio do fortalecimento dos vínculos familiares –, foram pautados temas como “comunicação não violenta”, “saber ouvir” e “violência doméstica”. Segundo explica a docente, as famílias também foram instruídas sobre que equipamentos públicos podem procurar em situações de crises domésticas, como os Cras (porta de entrada para acessar serviços de assistência social) e os Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Os Creas são unidades que acolhem e orientam pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados.

“As mães trouxeram diversos conteúdos bem sensíveis, que falavam da dificuldade delas. Havia questões delicadas, como, por exemplo, violência doméstica. Então, elas sentiam no grupo [de famílias] e nas facilitadoras esse lugar de acolhimento, de escuta dessa dor e, também, um espaço para falar sobre [como] solucionar essas questões. E essa solução partia desde o processo de entendimento da relação pais e filhos, mas também [do conhecimento] da rede de apoio dentro do próprio bairro. Existe o Cras, existe o Creas, existe o posto de saúde… Então [é importante] elas [famílias] conhecerem também esses equipamentos que podem dar suporte para elas, para, quando acontecer alguma situação fora do controle, que elas possam se proteger”, detalha Waléria.

A docente também destaca os bons resultados alcançados no primeiro ciclo de encontros com famílias juazeirenses: ““Estamos felizes demais com os resultados desse primeiro ciclo. Conseguimos alcançar o objetivo do programa. A comunicação entre pais e filhos melhorou muito. Eles estão conseguindo achar soluções para os problemas e fortalecemos os vínculos entre pais e filhos e também com o território”, afirma.

Famílias Fortes

Criado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Famílias Fortes é um programa do governo federal que objetiva promover o bem-estar dos membros das famílias beneficiárias, a partir do fortalecimento de seus vínculos e do desenvolvimento de habilidades parentais e sociais. Para a execução dos encontros com as famílias, o governo federal estabeleceu parcerias com municípios, Organizações da Sociedade Civil e Instituições Federais. Mobilizada para atuar na cidade de Juazeiro do Norte, a UFCA firmou parceria com a prefeitura do município (link para uma nova página), que recepcionou o projeto em quatro Cras da cidade.

As ações no bairro Frei Damião foram o primeiro ciclo de atividades do projeto, na cidade de Juazeiro do Norte. As próximas serão realizadas nos bairros João Cabral, Timbaúbas e Triângulo.

Serviço

Projeto Famílias Fortes – Juazeiro do Norte
waleria.menezes@ufca.edu.br
liana.esmeraldo@ufca.edu.br