Após criação de Centro de Educação a Distância em Icó, UFCA vai submeter proposta de oferta de cursos EaD a edital da Capes

Publicado em 25/02/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h17

Fachada da sede do Centro de Educação a Distância, no campus Icó da UFCA. Divulgação: Cead/UFCA

A criação do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Cariri (Cead/UFCA) foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA) em reunião extraordinária do colegiado realizada nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro de 2022. Com sede no campus Icó da Universidade, o Cead/UFCA nasce como um órgão suplementar à Reitoria – como também são o Sistema de Bibliotecas (Sibi) e as Diretorias de Tecnologia da Informação (DTI), de Infraestrutura (Dinfra), de Comunicação (Dcom), de Articulação e Relações Institucionais (Diari) e de Logística e Apoio Operacional (DLA). Conforme o Regimento Geral da UFCA (link para uma nova página), os órgãos suplementares são “órgãos executivos da Administração Superior para o desenvolvimento de atividades de apoio a Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura e gestão universitária”.

Durante a reunião desta quinta-feira, o assessor da UFCA para implantação da Educação a Distância na Universidade, professor Nilo César Batista, destacou que a UFCA é hoje uma das seis universidades em todo país (considerando as universidades federais, as estaduais e também as privadas) que ainda não oferecem cursos de graduação ou de pós-graduação EaD – em um universo de 141 instituições.

A ideia da UFCA é passar a oferecer, em EaD, Licenciaturas em Matemática e em Filosofia, além dos cursos Tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Design e Mídias Digitais. Diferentemente do que ocorreu desde setembro de 2020 até o fim de 2021 na UFCA, que precisou adotar o Ensino remoto em caráter emergencial, o Ensino em EaD é um modelo permanente, com conteúdos educativos e avaliações pensadas para esta modalidade. 

A proposta de oferta desses cursos será submetida ao edital 09/2022 (link para uma nova página), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no contexto do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Criado em 2006 pela Capes (um órgão do Ministério da Educação – MEC), o UAB tem como principais objetivos “ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de Educação Superior, por meio da EaD”, “reduzir as desigualdades na oferta de Ensino Superior” e “desenvolver um amplo sistema nacional de EaD”. 

Reuni Digital

Paralelo ao UAB, o MEC está desenvolvendo um projeto de fomento à criação de cursos EaD nas Universidades Públicas conhecido como “Reuni Digital”, em uma alusão ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O Reuni é um programa federal, instituído em abril de 2007 (link para uma nova página), para “criar condições para a ampliação do acesso e para permanência na Educação Superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais”. Por meio do Reuni, foi possível ampliar e interiorizar o Ensino Superior nacional, nas últimas duas décadas. 

Segundo o MEC, o objetivo do Reuni Digital é contribuir para o cumprimento do prometido na Meta 12 do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (link para uma nova página), segundo o qual, até 2024, as instituições públicas deverão contabilizar 40% das novas matrículas em Educação Superior. Hoje, conforme o último Censo da Educação Superior (link para uma nova página), esse percentual é de 24,6%.

De acordo com o edital 09/20222 da Capes, serão criadas 156.120 novas vagas em cursos de graduação e em especializações lato sensu, em instituições públicas de Ensino Superior integrantes do UAB. As turmas dos cursos oferecidos pelas instituições contempladas deverão ser abertas entre julho de 2022 e julho de 2025. 

Recursos Necessários

No texto de apresentação da justificativa para a criação do Cead/UFCA, submetido ao Consuni/UFCA, está descrito que os cursos a serem ofertados via Cead/UFCA serão viabilizados por recursos vindos de emendas parlamentares impositivas e de orçamento do MEC específico para o programa de expansão a Educação Superior na modalidade a distância: “Inicialmente serão disponibilizadas 360 vagas para licenciaturas, 200 vagas para os cursos de especialização e 400 vagas na proposta Programa de Apoio para a Expansão da Educação on-line em Universidades Federais do MEC para os cursos tecnológicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Desenho de Mídias Digitais (DMD), totalizando 960 vagas/ano na modalidade EaD na UFCA”.  

O mesmo texto expõe ainda que o Cead/UFCA permanecerá atento a editais de fomento e a oportunidades de acordos de cooperação técnica com universidades nacionais e internacionais.

Os futuros cursos de Matemática e de Filosofia em EaD estarão a cargo de seus análogos presenciais, já oferecidos pela UFCA. No caso dos cursos tecnólogos, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas partirá do curso presencial de Ciência da Computação, ao passo que o curso de Design e Mídias Digitais partirá do curso de Design. Para tornar possível a oferta das formações a distância, a gestão da UFCA conquistou, junto ao MEC, quatro códigos de vaga para contratação de novos docentes. Esses novos professores terão 80% da sua carga horária voltada para os cursos EaD, devendo o restante estar a serviço do respectivo curso presencial. 

Também para a implantação de EaD na UFCA, foram conquistados recursos para destacar técnicos de Tecnologia da Informação em cada um dos campi da UFCA, no sentido de apoiar as questões técnicas envolvidas na oferta de cursos EaD. Indiretamente, os campi da UFCA serão beneficiados com a presença permanente desses profissionais, evitando deslocamentos de servidores da DTI/UFCA (todos lotados no campus Juazeiro) sempre que houver demanda por apoio técnico de TI nos locais, como acontece atualmente.

Perspectivas para o Cead/UFCA

A criação do Cead/UFCA se deu em reunião extraordinária do Consuni/UFCA para atender a uma exigência dos editais de fomento à EaD: a formalização de um órgão universitário a ser responsável pela modalidade na instituição. Conforme o reitor da UFCA, Ricardo Ness, o prazo para submissão de propostas de oferta de cursos EaD ao edital da 09/2022 da Capes iria até esta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022, mas houve uma prorrogação para até o próximo dia 4 de março, o que viabilizará a adesão da UFCA ao edital, já após a criação do Cead/UFCA. 

Apesar dos prazos “apertados”, o reitor da UFCA destacou na reunião do Consuni/UFCA que o projeto de implantação de EaD na Universidade começou a se desenhar ainda antes da pandemia de covid-19: “Quero parabenizar todos os que se envolveram na criação do Cead e, em especial, o professor Nilo, que vem trabalhando diuturnamente, ao longo dos últimos dois anos, na viabilização deste projeto”, disse.

“A ideia do Cead é que ele não fique só [na oferta de] cursos regulares, como bacharelado e licenciatura. A nossa intenção é, futuramente, oferecer pós-graduação lato e stricto sensu, oferecer cursos de capacitação. Temos demandas nesse sentido de prefeituras da região. Então, abre-se uma perspectiva enorme pro Cead/UFCA. [A Educação a Distância] é algo que está muito forte entre nós [Instituições de Ensino Superior] e, com certeza, só tende a crescer”, concluiu o reitor da UFCA.

Serviço

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