Após aprovação de Política de Acompanhamento de Egressos, UFCA inicia a concessão de distinções acadêmicas

Publicado em 03/07/2023. Atualizado em 03/07/2023 às 15h38

Colação de Grau realizada em 2 de março de 2023, no campus Juazeiro do Norte. Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

Nos dias 20 e 21 de julho de 2023, ocorrem, no auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte, as próximas solenidades de colação de grau para estudantes de cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Nesses dias, a UFCA concederá, pela primeira vez, as distinções acadêmicas Summa Cum Laude e Magna Cum Laude. As honrarias serão concedidas a egressos dos cursos de Administração (1), Administração Pública e Gestão Social (2), Biblioteconomia (1) e Engenharia Civil (2).

Na UFCA, os critérios para conquistar uma Summa Cum Laude ou uma Magna Cum Laude foram definidos, de forma colaborativa, por meio de resolução aprovada na Câmara Acadêmica. Os homenageados foram escolhidos por meio do Edital 04/2023, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA). O resultado final do edital já está disponível. No Portal de Egressos é possível acompanhar todo o certame.

No caso de Summa Cum Laude, a expressão vem do Latim e significa “com a maior das honras”. De acordo com o edital, o título é concedido a estudantes que tenham, dentre outros critérios, média de conclusão de curso igual ou superior a nove; realizações exitosas tais como registro de patente, aprovação em mestrado ou doutorado e publicação de artigos em periódicos A1, A2, A3, A4, B1 ou B2.

Na solenidade de colação de grau, um egresso de Biblioteconomia e um de Administração Pública e Gestão Social receberão a honraria.

Do Latim “com grandes honras”, a Magna Cum Laude vem logo em seguida na escala de distinções acadêmicas. Na UFCA, os candidatos selecionados foram avaliados em critérios específicos descritos no Edital, como média de conclusão de curso igual ou superior a nove; aprovação em todos os componentes nos quais se matriculou e ter integralizado, no mínimo, 20% da carga horária do curso por meio de aproveitamento de estudos.

Uma egressa de Administração e Gestão Social, uma de Administração e um egresso de Engenharia Civil irão receber a distinção durante as próximas solenidades de colação de grau na UFCA.

Política de Acompanhamento de Egressos (PAE)

A entrega de distinções acadêmicas é uma forma de reconhecer o bom desempenho acadêmico dos egressos da UFCA, bem como uma das medidas adotadas pela Universidade para melhorar a interação entre os egressos e a Instituição. A busca por essa interação é uma das práticas definida na recém-aprovada Política de Acompanhamento de Egressos (PAE).

A  partir desse documento, a UFCA busca promover um conjunto de ações que visam acompanhar a trajetória profissional do egresso, na perspectiva de identificar oportunidades profissionais e seguir fomentando o processo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, mesmo após a formatura.

A PAE foi instituída por meio da resolução n. 131 do Conselho Universitário (Consuni/UFCA), que, por sua vez, foi aprovada no último dia 27 de abril de 2023. O documento é uma iniciativa da Prograd/UFCA e sua implementação está sob a coordenação e supervisão da Divisão de Acompanhamento de Egresso, que faz parte da Coordenadoria de Ensino de Graduação – subsetor da Prograd/UFCA.

Por meio da PAE, a Universidade entende que a Educação é um processo contínuo e, a partir dessas diretrizes, será possível acompanhar os egressos da Instituição em suas inserções no mercado de trabalho. A PAE tem, sobretudo, a finalidade de manter os egressos conectados ao ambiente universitário.

prograd@ufca.edu.br