“Andanças Culturais” especial leva comunidade surda até Geossítio Riacho do Meio

Publicado em 08/04/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h03

Imagem de uma cachoeira do Riacho do Meio
Foto: Divulgação: Turismo no Cariri

A décima primeira edição do projeto Andanças Culturais levará a comunidade surda da Universidade Federal do Cariri (UFCA) até o Geossítio Riacho do Meio, em Barbalha, no próximo dia 12 de abril. O Andanças Culturais é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial do curso de Administração da UFCA (PETADM-UFCA) que promove caminhadas em localidades com relevância história para o Cariri. Por se tratar de uma edição especial com a comunidade surda, o projeto – em vez de abrir inscrições para interessados em participar – convidou diretamente pessoas surdas ligadas à universidade, com o auxílio de intérpretes da Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA).

  Um dos pontos interessantes no Geossítio Riacho do Meio é a Pedra do Morcego, que serviu de abrigo e esconderijo para os “Marcelinos” – como eram chamados os cangaceiros que atuavam no bando de Lampião. Além disso, o geossítio tem fontes de água natural, trilhas interligando essas nascentes e é também um ponto de observação de pássaros.

 O termo “geossítio” identifica uma localidade de grande valor científico, histórico, cultural e ambiental presente em um geoparque. Geoparque, por sua vez, é um reconhecimento internacional – concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – a áreas essenciais para a história da Terra e sua preservação. Essas localidades, em todo o mundo, formam a rede Global Geopark Networks. No Cariri, uma região de 6 municípios na Chapada do Araripe (Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri) foi a primeira nas Américas a ser reconhecida pela Unesco como um geoparque.  

Edições Anteriores

Na última edição do Andanças Culturais, em 23 de outubro de 2018, pessoas surdas, cegas ou com mobilidade reduzida puderam participar de uma trilha cultural promovida pela iniciativa no Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato – que é uma Unidade de Conservação (UC) sob responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O Andanças Culturais também já esteve em locais como o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e o Memorial do Padre Cícero/Colina do Horto, em Juazeiro do Norte. 

Serviço

Programa de Educação Tutorial – curso de Administração da UFCA (PETADM-UFCA)

Sala 72 – Bloco C, piso superior

(88) 3752 7219 (coordenação do curso)

petadm.ccsa@ufca.edu.br