Abertura do Curta o Gênero retoma campanha de arrecadação de alimentos

Publicado em 11/03/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h15

Foto: Laura Brasil/Revista Bárbaras

A programação da quinta itinerância Curta o Gênero Cariri começa nesta quarta-feira, 11 de março, no Sesc Crato. O Curta o Gênero – projeto permanente da organização não governamental Fábrica de Imagens (que atua nos campos dos direitos humanos, cultura, gênero e sexualidades) – é uma iniciativa que, desde a sua primeira edição, em 2012, já passou por várias cidades cearenses, nove estados brasileiros, três países sul-americanos, um país africano e outro europeu. Essa é a quinta passagem pela região do Cariri e a segunda vez que a itinerância é realizada em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Na região, o evento é promovido pela parceria entre a UFCA (por meio da Pró-Reitoria de Cultura – Procult), a Fábrica de Imagens e o Coletivo Camaradas (organização política local que atua no campo das artes, da pesquisa, da produção e difusão cultural e das lutas por políticas públicas para Cultura).

As atividades começam às 17h30, com a abertura das exposições “Contrastes” e “Expressões de Gênero”. Na sequência, serão lançados dois livros. O primeiro, “Feminismos Decoloniais e Outros Escritos Feministas” é organizado pelos diretores da Fábrica de Imagens, Marcos e Chirstiane Ribeiro. Já o segundo, “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs” é uma iniciativa do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Ainda na noite de abertura, haverá exibição de curtas-metragens temáticos, com a Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero. Os trabalhos foram selecionados a partir das 76 produções exibidas na oitava Mostra Curta o Gênero, em 2019.

Fechando o primeiro dia de programação caririense, haverá mesa redonda dentro do seminário “Gênero, Cultura e Mudança Cariri: é preciso lançar mundos no mundo – fazeres estético-políticos produzindo outras subjetividades e sociabilidades”. Foram convidadas para a mesa a professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Crateús, Valéria Lourenço, e a multiartista e mestra em Comunicação, Fernanda Meireles. A mediação será da também professora universitária e servidora da UFCA, Luciana Bessa.

Campanha permanente de Doação de Alimentos

Em julho de 2019, a UFCA aderiu à campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis encabeçada pela Cáritas Diocesana, da cidade do Crato. A iniciativa surgiu para auxiliar o Comitê de Migração e Refúgio do Cariri Cearense, que vem recebendo diversas famílias refugiadas, principalmente de origem venezuelana. A Venezuela vive uma grave crise politico-economica – em grande parte ocasionada pela queda do preço da principal fonte de receita venezuelana, o barril de petróleo – que vem provocando hiperinflação, desemprego e desabastecimento.

Na UFCA, a Procult vem arrecadando os alimentos para as famílias refugiadas. A Pró-Reitoria vai aproveitar a ocasião do Curta o Gênero Cariri para arrecadar alimentos doados pelos participantes do evento. Assim, os interessados e interessadas podem levar insumos para doação ao Sesc Crato, na noite de hoje, ou aos lugares com programação prevista.

A campanha é permanente e, além de alimentos, também arrecada produtos de limpeza, higiene pessoal e artigos de cama, mesa e banho. Em 2018 a Pró-Reitoria arrecadou 300kg de alimentos durante os jogos universitários da UFCA. As doações foram encaminhadas ao Comitê de Migração do Cariri e distribuída às famílias imigrantes. Permanentemente, as doações podem ser feitas no campus Crato da UFCA e na sala da Procult/UFCA, no campus Juazeiro do Norte (Salas 203 e 204, bloco K), de 8h as 12h e de 13h as 17h. Além desses locais, os alimentos podem ser entregues na Cáritas Diocesana do Crato, no Centro da cidade.

Quinta Itinerância Curta o Gênero Cariri
Quando: 11 a 13 de março de 2020
Onde: Juazeiro do Norte, Crato e Brejo Santo
Informações: +55 (88) 3221.9248 | procult@ufca.edu.br