Terceira Edição do Seminário Experiências no Mundo do Cordel 2021

02/09/2021 - 19h00 a 21h00

• Este evento já passou.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) realizará o Seminário Experiências no Mundo do Cordel, em sua terceira edição, no próximo dia 2 de setembro de 2021, quinta-feira, das 19 às 21 horas, com a participação dos poetas José Machado da Silva, natural de Crato; Antônio Oliveira (Poeta Pirajá), de Barbalha; e o também radialista José Ideval da Silva (Seu Zezé), do Crato. O evento consiste em uma conversa sobre as experiências dos palestrantes acerca da promoção da Literatura de Cordel, que é considerada um Patrimônio Imaterial do povo brasileiro.

O evento é promovido pelos projetos “Engenharia Cordel e Cariri” e “Interação Cultural – Construindo com Cordel”, registrados na Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), com apoio do Curso de Engenharia Civil e do Centro de Ciências e Tecnologia, ambos da UFCA.

O Seminário promove a interação entre o saber acadêmico e o saber popular, também contribui para valorização da cadeia produtiva da cultura de literatura do cordel e sua interação com a Engenharia Civil, fortalecendo a qualidade dos produtos e processos construtivos na região do Cariri.

Dados sobre os palestrantes

POETA: ANTONIO PIRAJÁ

Barbalhense, nascido no sítio Lagoa, escreve desde a adolescência. Quando morou em São Luiz do Maranhão, os seus trabalhos, poesias e crônicas pousaram com frequência nas páginas dos principais jornais maranhenses. Foi membro do Associação Maranhense de Escritores e membro do grupo Movimento de Arte Revolucionário. Membro da Sociedade dos Poetas de Barbalha, ocupa a cadeira número 5. É concludente de Pedagogia pela Faculdade de Ensino Teológico.

POETA JOSÉ MACHADO DA SILVA (ZÉ VAQUEIRO)

Filho de Missão Velha, nascido em 6 de outubro de 1948, conhecido como Zé Vaqueiro, morou por algum tempo no sertão de Pernambuco: Rancharia e Bodocó. Casou-se com a cearense Maria Alice Romualdo da Silva, que o trouxe de volta, dessa vez, para o Crato, onde reside até os dias atuais. É cordelista de grande “estrada”, renomado e reconhecido pela comunidade, com várias publicações sobre assuntos variados, entre os quais: Os desafios na Batateira; Coisas do meu sertão véi;  Coisinhas do Sertão; Lembranças da Exposição; O Cérebro; Cada jogo uma emoção Brasil Penta-campeão. Foi trabalhador da indústria, frentista de posto de combustível, fotógrafo na região do Cariri.

JOSÉ IDERVAL DA SILVA (SEU ZEZÉ)

Natural do Sítio Barreiros, (hoje Vila) – Município de Milagres – Estado do Ceará. Nasceu em 15 de agosto de 1962. Filho de Cirilo João da Silva, o “Seu Cirilo”, e Alice Maria da Silva, a “Dona Alice”. É o décimo dos onze irmãos. Migrou para o Crato no início de 1978, período em que começou a estudar regularmente e trabalhar de carteira assinada na antiga Faculdade de Filosofia do Crato, hoje Universidade Regional do Cariri.

O nome Seu Zezé vem de muito tempo, quando pequeno em “Barbacena”, com uns três ou quatro anos. Morando perto de sua avó (Josefa), recorda que sempre que ela iria merendar o chamava ‘Zezééé’ e então José Iderval corria, pois já sabia o que era. Sua avó era muito querida por todos, especialmente por seu pai, o caçula da família.

Chegou ao Crato no início de 1978. No dia 2 de fevereiro de 1978 teve a oportunidade de trabalhar de carteira assinada na antiga Faculdade de Filosofia do Crato. Em junho de 2007, recebeu o convite da Rádio Educadora e aceitou com gratidão. Está à frente do programa Festa no Sertão de segunda a sábado, no horário das 16h às 18h, um dos programas de maior audiência em todo o Cariri e vizinhanças de outros estados (Pernambuco, Paraíba e Piauí, e outros estados do Brasil pela Internet), levando aos lares caririenses, a poesia, o humor, a alegria e a boa música nordestina, o cordel, o forró raiz e o forró pé de serra, atendendo assim a uma demanda de ouvintes e admiradores da boa música nordestina. Seu Zezé contribui para manter viva as nossas tradições, a nossa cultura e as nossas raízes.

Inscrições são gratuitas no site do evento (Link para uma nova página).

Certificados

Os participantes receberão declaração de participação. Qualquer dúvida entrar em contato com a organização do Seminário.

E-mail: engenhariacordelecariri@gmail.com

Integrantes da organização

Prof. Dr. Aerson Moreira Barreto (Coordenador dos Projetos proponentes)

Participantes dos projetos