Seminário Inovação na Engenharia Civil 2021 – Primeira etapa

20/07/2021 - 14h00 a 18h00

• Este evento já passou.

O Seminário Inovação na Engenharia Civil (Siec), vinculado ao programa Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura em Materiais de Construção (Lamac), é um evento virtual voltado para a disseminação das experiências inovadoras praticadas tanto no mercado como nos setores acadêmicos. Essas experiências buscam melhorias dos materiais de construção e dos processos produtivos nas atividades de engenharia civil, valorização da formação universitária e interação do saber científico com a comunidade em geral.

Como é um evento de extensão, o Siec tem a finalidade geral de aproximação entre a comunidade e a universidade, tomando como base os princípios da extensão universitária. Outra finalidade é contribuir com o fortalecimento do curso de Engenharia Civil nesse tempo de pandemia e na interação com os grandes temas no dia a dia da vida acadêmica, científica e profissional. Assim, os temas abordados referem-se às inovações em materiais e melhores práticas de gestão e tecnologias usadas na construção civil em obras do Brasil e exterior e nos grandes eventos de engenharia, objeto de discussão nas melhores universidades brasileiras.

O Siec ocorrerá em duas etapas, sendo uma em cada período letivo (2020.2 e 2021.1).

Primeira etapa

Data: 20/07/2021

Horário: 14 às 18 horas

Inscrições: GRATUITAS

Link para inscrições: https://www.even3.com.br/iiisiec2021/

Transmissão simultânea no Youtube e no Google Meet.

TEMA CENTRAL: Construções Sustentáveis

Palestra/Debate: Construções com Terra Crua

Professor Dr. Normando Perazzo Barbosa

Professor Emérito da UFPB

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1975), fez mestrado em Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978), doutorado em Mecânica Aplicada às Construções – Université Pierre et Marie Curie, Paris (1983), e especialização em Concreto Armado no Insitituto Politecnico di Milano (1979). Atualmente é Professor Titular Emérito da Universidade Federal da Paraíba, professor visitante do Departamento de Engenharia de Materiais, membro da Academia Paraibana de Engenharia. Consultor nas áreas de Engenharia Estrutural, Construção Civil, Materiais de Construção. Foi professor das Pós-Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Agrícola, da atual Universidade Federal de Campina Grande e da Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFPB. Atualmente está nos Programas de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental e no de Ciência e Engenharia de Materiais. Desenvolve pesquisas sobre materiais de construção convencionais e não convencionais (terra crua, bambu, fibras vegetais, resíduos, materiais cimentícios) e na área de estruturas. Orienta alunos de iniciação científica desde a década de 1980. Já teve três orientados de pós doutorado. Atualmente tem alunos de mestrado e seis de doutorado. Participou e participa de várias redes e projetos de pesquisa a nível nacional e internacional (CYTED, CNR-Itália, CNRS-França, British Council-Inglaterra). Participa anualmente de congressos no país e no exterior. Conferencista convidado em vários eventos nacionais e internacionais (Argentina, Itália, Colômbia, Índia, México, Egito, Argélia, Portugal, Suíça). Já organizou cinco congressos internacionais na UFPB, o último em 2016 e dois em Portugal em parceria com a Universidade do Minho e a Universidade de Coimbra. Já teve mais de 20 projetos de pesquisa e de cooperação financiados por diversos órgãos de fomento. Atual coordenador da Rede Brasileira do Bambu, coordenador do comitê de estudos da ABNT “Estruturas de Bambu”, organizou texto da proposta de norma sobre projeto de estruturas e ensaios de caracterização física e mecânica do bambu. Participou do comitê de estudos da ABNT “Construções com Terra”, sendo um dos responsáveis pela elaboração do texto da norma “Alvenarias de adobe”. Foi coordenador do Laboratório de Ensaios de Materiais e Estruturas até 2017, que interagia com o setor produtivo local. Tem duas patentes obtidas de trabalhos de alunos de pós-graduação. Responsável por programa de substituição de mais de trinta sub-habitações em comunidades por casas com a tecnologia dos tijolos prensados de terra crua, projeto do qual participou no Politecnico di Torino. Presta serviços voluntários à comunidade no campo da construção junto à organização de religiosas, Casa dos Sonhos. Designado pelo Ministério Publico Federal para acompanhar as investigações do rompimento da Barragem de Camará. Seus trabalhos já tiveram destaque na Rede Brasil, TV Futura e em muitas reportagens de TV , rádio, revistas e jornais locais. Agraciado em agosto de 2017 com a Medalha do Mérito do Sistema Crea/Confea.

Palestra/Debate: Construções com Bambu e outras utilidades

Professor José Augusto Gomes Neto

Mestre em Engenharia Civil

Doutorando em  Engenharia Civil

Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental na Universidade Federal da Paraíba. Tem Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. É tecnólogo em Construção de Edifícios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Monteiro. Graduando em Engenharia Civil pela Uninassau. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção de Edifícios, atuando principalmente nos seguintes temas: construção civil, materiais de construção, orçamento de obras, sistema de custeio, perdas na construção civil, construção sustentável, sustentabilidade, sistemas construtivos com bambu, construção com terra e materiais de construção sustentáveis.

Data:
20/07/2021