Seminário Inovação na Engenharia Civil 2021 – Parte Dois

23/11/2021 - 19h00 a 24/11/2021 - 21h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

O Seminário Inovação na Engenharia Civil (Siec/UFCA) é um evento virtual, que está ocorrendo de forma remota, vinculado ao programa Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura em Materiais de Construção (Lamac/UFCA), e voltado para a disseminação das experiências inovadoras praticadas tanto no mercado como nos setores acadêmicos.

Cadastrado como evento de extensão, o Siec tem como finalidade geral a aproximação entre a comunidade da cadeia produtiva da construção e a universidade, tomando como base os princípios da extensão universitária. Outra finalidade é contribuir com o fortalecimento do curso de Engenharia Civil durante a pandemia e sua interação com os grandes temas no dia a dia da vida acadêmica, científica e profissional.

Assim, os temas abordados referem-se às inovações em materiais, melhores práticas de gestão e tecnologias usadas na construção civil em obras do Brasil e exterior, nos grandes eventos de engenharia e objeto de discussão nas melhores universidades brasileiras.

O Siec tem duas etapas. A primeira ocorreu no dia 20 de julho de 2021 com o tema “Materiais de Construção sustentáveis”, com participação dos professores Normando Perazzo Barbosa e José Augusto Gomes Neto.

A segunda etapa está programada para ocorrer dias 23 e 24 de novembro de 2021 no horário das 19 às 21 horas, com o tema “Estrutura de concreto: Durabilidade e Tecnologias inovadoras”.

As inscrições são gratuitas por meio do site do evento (Link para uma nova página).

Os inscritos receberão o link de acesso ao evento no e-mail cadastrado e posteriormente o certificado de participação.

Sobre os palestrantes

PROF. DR. ANTÔNIO EDUARDO BEZERRA CABRAL

Engenheiro Civil pela UFC, mestre em Engenharia Civil (Construção Civil) pela UFRGS, doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela USP, com estágio no exterior (Universiy of Technology, Sydney – Austrália) e estágio de pós-doutorado na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC-Barcelona, Espanha, 2012). Atualmente é professor Associado do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (DEECC) da UFC. Atua no ensino de graduação em Engenharia Civil e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC) da UFC. Participa e coordena vários projetos de pesquisa e de extensão. Tem experiência na área de Construção Civil, principalmente em diagnóstico de manifestações patológicas em edificações, reparo e reforço do concreto armado, tecnologia do concreto e de argamassas, uso de materiais não convencionais na construção civil e gestão de resíduos sólidos da construção civil.

ENGENHEIRO E EMPRESÁRIO JOAQUIM ANTÔNIO CARACAS NOGUEIRA

Engenheiro Civil pela UFC, atualmente é sócio-diretor da Impacto Protensão e membro da Academia Cearense de Engenharia. Desenvolveu inovações em estruturas de concreto em todo Brasil. Atuou nos Estados Unidos em parceria com a ADAPT – Structurak Engineering Consultants.  Contribuiu decisivamente para tornar Fortaleza no “celeiro da protensão” no Brasil. Participou de 11 feiras do setor da construção e recebeu 24 premiações no Brasil e no exterior. Em 2006 lançou o Plasterit, feito com plástico reciclado para substituir o compensado de madeira em obra. Implantou o sistema modulado de cimbramento com Plasterit sendo hoje aplicado na construção em todo o Brasil. A sua consciência social levou a patentear a “Casa de Plástico” como um sistema inovador fortalecendo a industrialização na construção civil. Através do impacto sempre investiu em inovação para o desenvolvendo sistemas para aumentar a produtividade no canteiro de obras.

Universidade Federal do Cariri

Centro de Ciências e Tecnologia

Curso de Engenharia Civil

Programa LAMAC (Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura em Materiais de Construção)

Programa PD – Monitoria em Materiais de Construção no ensino de engenharia sustentável

Programa PEEX – Projeto Otimização e utilização em materiais de construção

Componentes dos projetos:

Ana Beatriz da Silva Sousa; Carolline Cruz Pinacó; Fábio Cristian Alves Pinheiro Filho; Nelson Matheus Rodirgues Ferraz; Igor Natã Sousa Oliveira, Igor Emanuel Lucas Farias; Vinicius da Silva Brito; e Tiago Feranndes Frutuoso.

Coordenador: Prof. Dr. Aerson Moreira Barreto (UFCA)

Mediador do Evento: Prof. Alexandre de Araújo Bertini (UFC)

23/11/2021 - 19h00
Final:
24/11/2021 - 21h00
Categoria de Evento:
Website:

Organizador

Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura em Materiais de Construção (Lamac)