Primeiro Setembro Surdo da UFCA

26/09/2022 - 18h30 a 28/09/2022 - 21h00

• Este evento já passou.

O Curso de licenciatura em Letras/Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar, entre os dias 26 e 28 de setembro de 2022, o primeiro Setembro Surdo da UFCA. O evento, em alusão ao Dia do Surdo – comemorado nacionalmente no dia 26 de setembro –, terá como tema “Linguística, Educação, Tradução, Ensino de Libras e suas literaturas”.

As inscrições serão realizadas, até o dia 21 de setembro, por meio de formulário eletrônico (link para uma nova página). O evento é gratuito e vai ocorrer de forma presencial, no campus Juazeiro do Norte da UFCA, no auditório Beata Maria de Araújo, bloco H. A comunidade externa da UFCA também pode participar. Haverá emissão de certificado.

Estudantes que pretendem submeter seus trabalhos para apresentação no evento devem preencher formulário eletrônico (link para uma nova página) até o dia 21 de setembro. Outras informações podem ser acessadas no site do curso (link para uma nova página).

Para a participação no evento, será obrigatória a apresentação de passaporte vacinal com pelo menos duas doses da vacina contra a covid-19 e o uso de máscara é obrigatório. No momento da inscrição, os/as interessados/as podem anexar o passaporte vacinal ou apresentá-lo nos dias de evento.

Segunda-feira, 26 de setembro

Horário: 18h30

Conferência de abertura: Aspectos neurolinguísticos em adultos surdos com lesão cerebral

Palestrante: Sylvia Lia Grespan Neves, doutoranda em Linguística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

Mediadora: Miriam Royer, professora da UFCA

Terça-feira, 27 de setembro

Palestra: “Missa do galo”: literatura em Libras

Palestrante: Daniel Almeida, mestre em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mediadora: Ana Kelly da Silva Fernandes, professora da UFCA

Palestra: Educação terminológica em Libras

Palestrante: Margarida Maria Pimentel de Souza, doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mediadora: Lucas Romário, professor da UFCA

Palestra: O papel do Tils para promoção e protagonismo da comunidade surda

Palestrante: Diego Maurício Barbosa, doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mediadora: Roger Lineira Prestes, professor da UFCA

Quarta-feira, 28 de setembro

Horário: das 14h às 17h

Transcrição Software Elan em Língua de Sinais, com Miriam Royer, professora da UFCA (Oficina em Língua de Sinais – Sem Intérprete de Libras).

Vagas: 30

Educação Terminológica em Libras, com Margarida Maria Pimentel De Souza, professora da UFC

Normas Literárias Em Libras, com o professor da UFC, Daniel Almeida

Vagas: 30

Noções Básicas de Escrita De Sinais, com estudantes do curso de Letras/Libras da UFCA.

Vagas: 30

Noções Básicas De Língua Brasileira De Sinais (Libras), com estudantes do curso de Letras/Libras da UFCA (Oficina em Língua de Sinais – Sem Intérprete de Libras).

Horário: das 18h às 21h

Exposição de Banner em Língua de Sinais (sem intérpretes de Libras) – o horário exato de cada apresentação será divulgado pela Comissão Científica no site do evento (link para uma nova página).

26/09/2022 - 18h30
Final: