Primeiro Colóquio de Filosofias Orientais do Cariri

07/04/2022 - 19h00 a 09/04/2022 - 19h00

• Este evento já passou.

O Colóquio de Filosofias Orientais do Cariri pretende ser um espaço para apresentar pesquisas e atividades de origem oriental (asiática), destacando culturas, tradições e sistemas filosóficos, bem como práticas marciais/esportivas presentes na região do Cariri e desenvolvidas na Universidade Federal do Cariri (UFCA). O presente Colóquio se justifica na medida em que busca não apenas refletir, mas divulgar e promover as diversas tradições asiáticas (filosofias, culturas, espiritualidade, práticas esportivas e corporais) no Cariri e em especial na UFCA.

O evento, organizado Grupo de Pesquisa “Filosofias Bárbaras” (CNPQ) – Curso de Filosofia UFCA, será realizado no Youtube da UFCA (link para uma nova página). Conta com as parcerias do Laboratório de Pesquisa e Estudo do Oriente (Lepo/Universidade Estadual do Ceará) e da Associação Latinoamericana de Filosofia Intercultural (Alafi).

Programação (Online)

07/Abril – Ásia: Culturas e Filosofia

19h – Abertura – “Inserção das pesquisas sobre Oriente na UFCA” – Prof. Francisco Silva (UFCA)

19h30 – Abertura “Filosofia e Culturas: “Orientais” ou Asiáticas? Uma abordagem intercultural” – Prof. Matheus Oliva da Costa (Alafi)

08 /Abril – Pesquisa e experiências com as tradições orientais na UFCA

19h – Mesa-redonda “Experiências com tradições orientais na UFCA” – Pesquisa sobre Filosofia Indiana – Ayron Rodrigues / Disciplina eletiva Filosofia Oriental no Pibid – Bolsistas do Pibid Filosofia / Hatha Yoga na UFCA com bolsistas do projeto UniYoga (Procult) – Quefren e Patricia.

09/Abril – Artes Marciais e práticas corporais asiáticas

19h – Conferência encerramento “Pesquisa sobre Culturas do Oriente no Ceará – a experiência do Lepo” Prof. Antônio Guerra (Lepo/UECE)

07/04/2022 - 19h00
Final: