Oficina Construção de Cordel com Rosário Lustosa

27/10/2021 - 19h00 a 28/10/2021 - 21h00

• Este evento já passou.

Os projetos “Engenharia Cordel e Cariri” e “Interação Cultural – Construindo com Cordel” promovem a Oficina Construção de Cordel, que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro e 17 de novembro, das 19h às 21h.

A oficina gratuita, que será ministrada pela poetisa Rosário Lustosa, pretende capacitar com informações básicas sobre elaboração de cordel.

Inscrição Gratuita

Para se inscrever e participar, basta acessar o site do evento (Link para uma nova página).

Certificados

Os participantes receberão certificados enviados para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Participação

A oficina ocorrerá por meio virtual pelo Google Meet. O link será enviado para o e-mail cadastrado.

Instrutora

Poetisa Rosário Lustosa

Poetisa cordelista, nasceu em Juazeiro do Norte. Escreveu os livros “100 Anos de Juazeiro Registrados no Cordel”, “Tempo de Saudade no Embalo do Cordel”, “Crato na Literatura de Cordel” e participou com um poema em cordel do livro do Geopark Araripe, que foi publicado em três línguas. Atualmente é membro do Instituto Cultural do Vale Caririense – ICVC, cadeira nº 3, sendo sua atual presidente; da Academia dos Cordelistas do Crato, cadeira nº 8; do Instituto Cultural do Cariri – ICC, cadeira nº 39 na seção de Letras, em Crato; da Sociedade dos Poetas de Barbalha – SPB, cadeira nº18; da Academia de Letras do Brasil, Secção/Ceará cadeira nº 5. É Griô (contadora de histórias) pelo Ministério da Cultura, em projeto da Universidade Regional do Cariri (Urca), pelo Ponto de Cultura Lira Nordestina.

Conteúdo da oficina

27/10/2021

Primeiro momento:

Apresentação da oficina, abordagem pela instrutora sobre literatura de cordel no Cariri cearense.

28/10/2021

Segundo momento: Capacitação sobre elaboração de cordel, suma métrica, tipos de rimas, “oração”, declamação de cordel.

17/11/2021

Análise de alguns cordéis produzidos pelos participantes

Projeto Engenharia Cordel e Cariri

Projeto Interação Cultural – Construindo com Cordel