Mediações Culturais em Tempos de Pandemia – “O papel da mulher na ciência”

19/08/2020 - 19h00 a 21h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

Ocorre nesta quarta feira, dia 19 de agosto, às 19h, mais uma edição do programa Mediações Culturais, realizado pela Pró-reitoria de Cultura (Procult/UFCA). É uma continuação da série “Mediações Culturais em Tempos de Pandemia” e desta vez aborda o tema “O Papel da Mulher na Ciência”. Contará com a presença de Letícia Caetano da Silva (UFCA), Janaína Freitas (USP) e mediação de Laura Hévila (UFCA).

A transmissão será através do canal do YouTube da Procult (link para uma nova página).

Sobre os debatedores

Letícia Caetano da Silva é licenciada em Química pela UNESP, mestre e doutora em Química Analítica pelo Instituto de Química (I.Q.) da UNESP, pós-doutora em Química Ambiental também pelo IQ da UNESP com parte de seus estudos realizados na Liebniz Institute for Tropospheric em Liepizig (Alemanha, em 2014). De 2018 até 2019, ela aprimorou seus conhecimentos nas áreas de ecotoxicologia e genotoxidade no programa de pós-doutorado da Unicamp. Atualmente é professora da UFCA.

Janaína Freitas é formada em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestra em Genética também pela UFPE e doutora em Bioquímica pela University of Cambridge (Reino Unido). Atualmente, Janaína é pós-doutoranda do departamento de Parasitologia da Universidade de São Paulo (USP).

Sobre o tema

O tema pretende discutir as contribuições de mulheres cientistas que marcaram a história, assim como também a situação da mulher na ciência atual. Também serão abordados os desafios relacionados às diferenças de gênero e ações que podem ser desenvolvidas visando a equidade de gênero nas ciências.

Mediações Culturais em Tempos de Pandemia

O Mediações Culturais é realizado toda quarta-feira, às 19h, pelo canal do YouTube da Procult, quando pesquisadores e pensadores se dispõem a discutir temas pertinentes ao estado de coisas e sentidos enfrentados nos campos da Cultura, dos Direitos Humanos, Saúde, Meio Ambiente, Política, entre outros. Inscreva-se no canal da Procult e ative o sininho para ser avisado sempre que chegar um vídeo novo!

Pró-Reitoria de Cultura
procult@ufca.edu.br