Mediações Culturais em Tempos de Pandemia – “A crítica do saber e o saber crítico: o papel da ciência para a emancipação humana”

12/08/2020 - 19h00 a 21h00

• Este evento já passou.

O programa Mediações Culturais, da Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), terá uma nova edição acontecendo nesta quarta-feira, 12 de agosto, às 19:00. Será mais uma da série “Mediações Culturais em Tempos de Pandemia” e desta vez o tema abordado é “A crítica do saber e o saber crítico: o papel da ciência para emancipação humana”. Contará com a presença de Claudener Souza Teixeira (UFMA e UFCA), Rodrigo Lacerda (UNICAMP) e João Adolfo (UFCA).
A transmissão acontecerá, como sempre, pelo canal do Youtube da Procult/UFCA (link para uma nova página).

Sobre os debatedores

Claudener Souza Teixeira possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA), mestrado e doutorado em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular – DBBM da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e professor permanente da Universidade Federal do Maranhão.

Rodrigo Lacerda possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e em Geografia pela Universidade Regional do Cariri (URCA), mestrado em filosofia pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) e atualmente é doutorando pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Pántheon-Sorbonne Paris 1.

Sobre o tema

Eles pretendem, durante a live, se debruçar sobre os seguintes questionamentos surgidos à partir do tema central: “A quem serve o nosso conhecimento? A instrumentalização do conhecimento, ou sobre sermos detentores ou detidos pelo que sabemos, ou ainda, porque o que ignoramos é sempre mais importante do que o que sabemos”.

Mediações Culturais em Tempos de Pandemia

O Mediações Culturais acontece toda quarta-feira, às 19:00, pelo canal do YouTube da Procult, onde pesquisadores e pensadores se dispõem à discutir temas pertinentes ao estado de coisas e sentidos enfrentados nos campos da cultura, direitos humanos, saúde, meio ambiente, política, entre outros. Fique atento e acompanhe semanalmente!

Data:
12/08/2020