Mediações Culturais – A guerra dos nomes próprios: tradução e produção de desvios coloniais

05/07/2021 - 19h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

Ementa da Discussão:

Operando a partir de uma genealogia da dispersão de forças cujo encontro entre elas e nós se dá, hoje, comumente mediado pelo arquivo folclórico, o ensaio “Corupira: mau encontro, tradução e dívida colonial” urde uma leitura sobre nosso mau encontro colonial, sobre a redução da potência de uma cultura em detrimento da outra, sobre os afetos tristes gerados desse cruzamento. Sua analítica é animada pela suspeita que uma das funções do aparato colonial seja, justamente, a produção de caminhos tortos, desviados (des-apropriados), voltados para trás.

Debatedores:

Alexandro Silva de Jesus
Mini-currículo: Graduado em Licenciatura em História pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1999), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). É professor adjunto do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco e membro do Comitê de Ética em Pesquisa dessa mesma IES. Suas pesquisas problematizam, de um lado, as políticas para a cultura desenvolvidas em espaços de decolonialidade, e, de outro, as relações entre pesquisa e ética.

Rodrigo Acioli
Mini-currículo: Editor e escritor da Titivillus Editora, sua formação acadêmica é na área de História, na qual iniciou seus estudos sobre a história da imprensa, para logo se converter em editor de livros. É através da Titivillus Editora que produz livros que erram entre a literatura, o ensaio e a crítica da arte.

Mediador: Reginaldo Ferreira Domingos

O encontro poderá ser acessado no Youtube (Link para uma nova página).

Data:
05/07/2021