Laurbs/UFCA promove lançamento do livro “Da tradição coimbrã ao bacharelismo liberal: como os bacharéis em Direito inventaram a nação no Brasil”

18/11/2021 - 18h00 a 20h00

• Este evento já passou.

O Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs/UFCA – link para uma nova página) promove nesta quinta-feira, 18 de novembro de 2021, a partir das 18h, o lançamento do livro “Da tradição coimbrã ao bacharelismo liberal: como os bacharéis em Direito inventaram a nação no Brasil”, escrito pela servidora da UFCA, Francilda Mendes.

A autora vai debater a temática da obra, em live transmitida no canal do Laurbs/UFCA no YouTube (link para uma nova página), com os professores Gustavo César Cabral e João Relvão Caetano. Gustavo é doutor em História do Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). João Relvão, por sua vez, é doutor em Ciências Políticas pela Universidade Aberta (UAb), em Portugal, e professor associado do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da mesma instituição.

De acordo com Francilda (doutora em Educação Brasileira pela UFC), o livro é resultado de sua tese de doutorado. Ainda segundo a servidora da UFCA, o livro se destina não apenas ao público jurídico, mas a todos que tenham curiosidade em conhecer os aspectos históricos que envolveram o processo de independência do Brasil, a partir da atuação dos bacharéis em Direito, e como esse contexto histórico impacta direta e indiretamente o país profundamente desigual de hoje.

Data:
18/11/2021