Lançamento da Quinta Semana de Jornalismo

29/04/2021 - 18h30 a 21h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) promove o lançamento da Quinta Semana de Jornalismo. O evento será no dia 29 de abril às 18h30, com aula virtual da jornalista e ex-candidata à vice-presidente da República, Manuela D’Ávila, com transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet. O tema será Fake News.

Durante o evento, Manuela d’Ávila vai contar como lidou com correntes de produção e distribuição de notícias falsas a seu respeito. A experiência acabou se tornando tema de seu último livro “E se fosse você? Sobrevivendo às redes de ódio e fake news”, lançado em 2020. Após a apresentação da palestra sobre Fake News, a jornalista concederá uma entrevista coletiva para alunos do curso de Jornalismo da UFCA, que poderá ser acompanhada por todos os participantes da aula aberta.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até as 18h do dia 28 de abril de 2021. Para se inscrever, preencha o formulário on-line (Link para uma nova página). No dia da aula, o link será disponibilizado para os inscritos. O evento contará com certificação de 4 horas.

Todos os eventos organizados pelo curso de Jornalismo da UFCA são gratuitos e nenhum dos nossos convidados cobra cachê. Manuela D’Ávila participará do lançamento da Quinta Semana de Jornalismo do Cariri de forma voluntária.

Sobre Manuela d’Ávila

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Manuela Pinto Vieira d’Ávila possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Além de jornalista e escritora (possui três livros publicados), após alguns mandatos no Legislativo, como vereadora de Porto Alegre, deputada federal e deputada estadual no Rio Grande do Sul, foi pré-candidata à presidência da República pelo PCdoB e candidata a vice-presidente na chapa de Fernando Haddad nas eleições de 2018. Sua última disputa eleitoral foi em 2020 para a Prefeitura de Porto Alegre.

Quinta Semana de Jornalismo

A penalização do uso de aplicativos de mensagem para distribuição de desinformação, boatos e mentiras como se fossem informações reais com o intuito de prejudicar pessoas ou grupos está no centro do debate envolvendo a criação da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, em tramitação no Congresso Nacional. As Fake News serão um dos assuntos discutidos na Quinta Semana do Jornalismo, que será realizada de 27 de setembro a 1º de outubro de 2021, com o tema: “Jornalismo em confronto: atuação profissional na pandemia de Covid-19 no Brasil”. A programação do evento será divulgada na próxima quinta-feira logo após a apresentação de Manuela d’Ávila.

Mais informações ou dúvidas

E-mail: semanadojornalismoufca@gmail.com