II Seminário Regional de Inovação na Engenharia Civil

22/10/2019 - 08h00 a 18h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

O II Seminário Regional Inovação na Engenharia Civil (II SRIEC) é um evento voltado para a disseminação das experiências inovadoras, praticadas tanto no mercado como nos setores acadêmicos, na busca de melhorias de processos produtivos nas atividades de eEngenharia Civil e valorização da formação universitária na demanda ascendente de mão de obra no país.

A série SRIEC tem sua origem na série SIEC (Seminário Inovação na engenharia Civil) que ocorreu na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), e que contribuiu para a consolidação do curso de Engenharia Civil naquela universidade, o combate à evasão e o despertar pelo interesse da profissão de engenheiro civil entre os jovens estudantes da região central do RN. Na UFCA, a série desse evento procura tomar um aspecto regional com envolvimento, inicialmente, de professores representantes de universidades dos estados do Ceará, Paraíba e Rio grande do Norte. Na sequencia, após a realização do evento, haverá a formação de uma rede permanente de fortalecimento do debate em torno de inovação com envolvimento de docentes e discentes, tornando assim um projeto contínuo e intermitente entre as instituições representadas. Outro aspecto importante é o incentivo e apoio que a rede promoverá para a produção científica com interação entre grupos de pesquisa na área de inovação, e elaboração de projetos destinados às instituições de incentivo à pesquisa sobre o tema que originou a rede: Inovação na engenharia civil.

O II SRIEC é um projeto de extensão com a finalidade geral de aproximação entre a comunidade e a universidade, tomando com base os princípios da extensão universitária. Outra finalidade é dar continuidade ao fortalecimento do curso de Engenharia Civil e contribuir para a inserção dos grandes temas no dia a dia de sua vida acadêmica. Assim, os temas abordados referem-se a pesquisas atuais e novas práticas adotadas nas melhores obras do Brasil e exterior, nos grandes eventos de engenharia e objeto de discussão nas melhores universidades brasileiras.

O II SRIEC terá como tema central a pesquisa, sustentabilidade e inovação como novos desafios no âmbito da Engenharia Civil, especificamente na construção civil.

Realização

Este evento é uma realização da Universidade Federal do Cariri (UFCA) através do Curso de Engenharia Civil da UFCA, Centro de Ciências e Tecnologia, e Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 01 a 20 de outubro de 2019.

Acesse a programação completa.

Cartaz do II Seminário Regional de Inovação na Engenharia Civil

Data: