Diálogos sobre cultura popular e produção audiovisual no Cariri cearense

12/03/2020 - 14h00 a 17h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.
Folheto com imagem de Nossa Senhora das Candeias, com vela atrás, e imagens de velas desfocadas

O grupo de pesquisa Saberes – Informação e Cultura, Patrimônio Cultural e Sustentabilidade do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), promove, no próximo dia 12 de março de 2020, o evento Diálogos sobre cultura popular e produção audiovisual no Cariri cearense, para iniciar as atividades do semestre 2020.1.

A roda de conversa contará com a presença de Ythallo Rodrigues, poeta e cineasta do Cariri cearense, e com a exibição dos documentários Candeias e Lampião, produzidos por ele. O encontro será realizado às 14 horas, na sala de reuniões do CCSA (Bloco M, 3º andar), no campus Juazeiro do Norte. Haverá emissão de certificado.

Sinopse Candeias:
Candeias é torrente de luz, um imenso rio iluminado de fé, por sertanejos simples, a desaguar num mar de promessas realizadas e anseios pelo porvir. É o instante em que se entoa forte cada bendito e oração. É estar em Juazeiro do Norte, terra-santa inventada por Padre Cícero, e na qual no caminho, de idas e vindas, nunca ninguém se perdeu.

Sinopse Lampião:
O documentário segue o ambulante-mídia Raul Lampião, que diariamente, caminha pelo centro das cidades do Cariri empurrando um carrinho munido de alto-falante e microfone. Durante o percurso, o personagem interage com os transeuntes, e em seu traje de cangaceiro realiza efêmeros espetáculos por onde passa.

Mini biografia Ythallo Rodrigues:
Ythallo Rodrigues é poeta e cineasta do Cariri cearense. Estudou na Vila das Artes, em Fortaleza, sendo aluno da primeira turma do curso de realização em audiovisual. Realizou tanto no Cariri quanto em Fortaleza vários curtas-metragens, dentre os quais: “Baile dos Reis” (2020), co-dirigido por Luís André Araújo e Reginaldo Farias; “Candeias” (2017), co-dirigido por Reginaldo Farias; “Bem-vindo a Juazeiro do Norte” (2015); “Onde vivem os monstros?” (2015); “Os versos mais lindos” (2013); “Carta ao pai” (2011); “Lampião” (2011); “Amor” (2010). Atualmente trabalha na finalização de dois curtas da produtora O Berro Filmes, “Horto” e “Menestrel de Avalon”, e na pré-produção do curta “Vale dos Dinossauros”, pelas produtoras Filmes de Alvenaria e Marrevolto Filmes. É aluno do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras, da Feclesc/UECE, em Quixadá.

Data:
12/03/2020