Ciclo de Palestras Virtuais – Fitopatologia na Quarentena (Virtual)

04/06/2020 - 10h00 a 13/07/2020 - 10h00

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

O Laboratório de Fitopatologia, do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade da Universidade Federal do Cariri (CCAB/UFCA), organizou uma atividade online denominada “Ciclo de Palestras Virtuais – Fitopatologia na Quarentena”, destinada principalmente a estudantes de graduação em Agronomia.

O ciclo contará com 12 palestras virtuais, a serem realizadas no período de 28 de maio a 7 de julho de 2020, sempre às 10 horas da manhã, com duração aproximada de 30 minutos e posterior participação e perguntas pelos participantes. Todos os palestrantes convidados têm destaque científico na área de Fitopatologia.

As atividades serão realizadas com a utilização da plataforma Google Meet. O número de participantes em cada palestra é limitado a 100 pessoas devido à limitação da plataforma. Os interessados em participar devem enviar mensagem para o e-mail kamila.correia@ufca.edu.br, informando nome completo, e-mail e WhatsApp. Com essas informações, a coordenação do ciclo enviará um link para acesso a cada encontro.

Abertura

A abertura do Ciclo será realizada nesta quinta-feira, dia 28 de maio de 2020, às 10h, com a palestra “Uma epidemia em plantas e a quarentena de mais de um século!”, proferida pelo professor Eduardo Seiti Gomide Mizubuti, do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, e presidente da Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF).

Segundo o professor Mizubuti, o momento que vivenciamos com a pandemia da Covid-19 nos leva a questionar: “E com doenças de plantas? Seria possível ocorrer epidemia parecida?”. Na palestra, o pesquisador abordará a história do Mal-das-Folhas da seringueira, doença tipicamente brasileira, e seus detalhes.

28/05/2020
Palestra: Uma epidemia em plantas e a quarentena de mais de um século!
Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Seiti Gomide Mizubuti (Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa – MG)

01/06/2020
Palestra: Desafios no manejo do Mal-do-Panamá da bananeira
Palestrante: Dr. Vagner Alves Rodrigues Filho (Sítio Barreiras, Missão Velha – CE)

04/06/2020
Palestra: Manejo da resistência de fungos fitopatogenicos a fungicidas
Palestrante: Prof. Dr. Ueder Pedro Lopes (Universidade Federal do Agreste de Pernambuco – UFAPE, Garanhuns – PE)

08/06/2020
Palestra: Dispersão sazonal de esporos de Mycosphaerella musicola, agente da Sigatoka amarela da bananeira, na Chapada do Apodi
Palestrante: Prof. Dr. Cleilson do Nascimento Uchoa (Instituto Federal do Ceará – IFCE, Campus Limoeiro do Norte, Limoeiro do Norte – CE)

11/06/2020
Palestra: Métodos de melhoramento de plantas visando resistência a doenças
Palestrante: Prof. Dr. Glauber Henrique de Sousa Nunes (Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, Mossoró – RN)

15/06/2020
Palestra: Como posso melhor aproveitar e criar oportunidades no ambiente acadêmico e profissional para o crescimento pessoal e coletivo? Palestrante: Prof. Dr. Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros (Universidade Federal de Lavras – UFLA, Lavras – MG)

18/06/2020
Palestra: Patossistemas radiculares no meloeiro: diagnóstico e manejo
Palestrante: Prof. Dr. Rui Sales Júnior (Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, Mossoró – RN)

22/06/2020
Palestra: Identificação e manejo das principais doenças do tomateiro no Brasil
Palestrante: Dr. Ailton Reis (Embrapa Hortaliças, Brasília – DF)

25/06/2020 Palestra: Bacterioses de fruteiras cultivadas no Nordeste do Brasil
Palestrante: Prof. Dr. Marco Aurélio Siqueira da Gama (Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Campus Dois Irmão, Recife – PE)

29/06/2020
Palestra: Diagnose de doenças de plantas: Um desafio tipo CSI?
Palestrante: Prof. Ricardo Brainer Martins (Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Campus Arapiraca, Arapiraca – AL)

02/07/2020
Palestra: Diagnose e manejo de podridões radiculares da mandioca
Palestrante: Dr. Saulo Alves Santos de Oliveira (Embrapa Mandioca e Fruticultura – CNPMF, Cruz das Almas – BA)