Matemática

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 08/05/2025 às 14h01

Período
Integral
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
14
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. PAULO GONCALO FARIAS GONCALVES

Bloco único

Na UFCA, o Curso de Licenciatura em Matemática tem duração de 4 anos. A forma de ingresso na Licenciatura em Matemática é pelo processo de seleção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O licenciado em Matemática, formado pela UFCA, é capaz de refletir sobre o próprio exercício profissional, que possui interface na Matemática e na Educação; tomar consciência da sua cidadania e atuar no desenvolvimento dos processos educacionais e estruturais na Escola e na Sociedade. Domina pressupostos teóricos e didáticos que permitem o uso de metodologias de ensino variadas, como a utilização de novas tecnologias voltadas para a Educação. Pode atuar como docente do ensino fundamental e médio, tendo competência também para elaborar materiais utilizados no ensino de matemática e trabalhar em cargos administrativos relacionados à Educação.

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0503 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; Retas e coordenadas; Circunferências e gráficos de equações; Funções; Função Polinomial e Função Racional; Função composta e Função inversa.

Bibliografia
  • Gelson Iezzi e Carlos Murakami. Fundamentos de Matemática Elementar, vol 1. 8 ed.. Atual. 2004
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0504 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O método de trabalho da Ciência Moderna, e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão Geral do Trabalho Científico. A Ciência da Antiguidade e suas diferenças de concepção em relação a Ciência Moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA IFE0505 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A Internet e suas interfaces com o Ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Políticas públicas de acesso à educação, informação e conhecimento através da tecnologia nas escolas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o seu papel nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências e da Matemática. Avaliação de vídeos, softwares e aplicativos e seu uso. Identificação e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Desenvolvimento de novas ferramentas digitais para o ensino: jogos digitais, simulações, entre outros. Utilização de plataformas digitais de ensino.

Bibliografia
  • Tecnologias digitais na formação de professores
INTRODUÇÃO À FÍSICA IFE0506 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Discussão sobre conceitos fundamentais da Física, seus aspectos históricos, filosóficos e fenomenológicos, bem como suas repercussões na tecnologia e na ciência contemporâneas. - Revisão de alguns conceitos e desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em temas como: Grandezas físicas; Notação científica; Algarismos significativos; Sistema Internacional de Unidades; Movimento em uma dimensão; Vetores; Movimento em duas e três dimensões.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 2

CÁLCULO I IFE0507 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real, Derivadas de funções de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
  • James Stewart. Cálculo. . Cengage. 9
FUNDAMENTOS DE FÍSICA I IFE0508 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimento em uma dimensão. Vetores. Movimento em duas e três dimensões. As Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Energia e sua Conservação. Sistemas de partículas e conservação do momento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0509 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: CULTURA E HISTÓRIA AFRICANA E AFRODESCENDENTE IFE0510 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Sociedade brasileira e diversidade étnico-racial. Identidade Nacional e Identidade Afro-Brasileira. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. A problemática da mestiçagem e o pensamento brasileiro. Relações raciais no Brasil e as questões de gênero. Ações afirmativas para afrodescendentes. Cultura e História afrodescendente. Relações raciais e o currículo. Relações étnico-raciais no contexto da formação do educador. Emergências étnicas e os movimentos sociais negros no Brasil. A contribuições sociais, históricas, políticas e culturais africana e afro-brasileira.

Bibliografia
  • BENTO, Cida.. O pacto da branquitude.. . Cia das Letras.. 2022
  • SOUZA, Neusa Santos.. Tornar-se negro. . Zahar. 2021
  • NASCIMENTO, Gabriel.. Racismo linquistico.. . Letramento.. 2019
  • MBEMBE, Achille.. Crítica da Razão Negra. . N-1 edições.. 2018
  • MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. . Global. 2016
  • CUNHA JÚNIOR, Henrique et al;. Artefatos da Cultura Negra no Ceará: Formação de professores para a educação, cultura, história africana e afrodescendente. (Vol. III). . CRV. 2015
  • JESUS, R de F.. Dez anos da Lei Nº 10.639/03: memórias e perspectivas.. . UFC Edições.. 2013
  • CANDAU, V. M. F.. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica.. . Vozes.. 2013
  • LUZ, Narcimária (org).. Descolonização e Educação: Diálogos e Proposições Metodológicas.. . CRV.. 2013
  • CAVALLEIRO, Eliane.. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola.. . Selo Negro.. 2011
  • FANON, Frantz.. Pele negra, máscaras brancas.. . EDUFBA.. 2008
  • GOMES, Ana Beatriz Sousa, CUNHA Jr. Henrique.. Educação e Afrodescendência no Brasil.. . Edições UFC. 2008
  • ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FILHO, Walter F.. Uma história do negro no Brasil. . Fundação Palmares.. 2006
  • SCHWARCZ, Lilia M. O espetáculo das raças:cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. . Cia das Letras. 1993
ESTRUTURA POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL IFE0511 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

História da Educação no Brasil; Organização do sistema escolar brasileiro; Legislação Educacional; Níveis e Modalidades de Ensino e da Educação Básica; Formação dos profissionais da Educação; Política Educacional; Gestão Educacional; Financiamento da Educação; Avaliação do Sistema Escolar Brasileiro.

Bibliografia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: NOTAS PARA UMA REFLEXÃO
  • BRANDAO, C. R. Estrutura e Funcionamento do Ensino. São Paulo: AVERCAMP, 2004.
  • LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
  • VIEIRA, S. L. Educação Básica: política e gestão da escola. Fortaleza: Líber Livro, 2008.

Semestre 3

MATEMÁTICA I IFE0512 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Segmento de reta. Ângulos. Triângulos. Paralelismo. Perpendicularidade. Quadriláteros. Polígonos. Circunferência e Círculo. Teorema de Tales e Polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas, cilindros, cone, esfera. Relação de Euler.

Bibliografia
  • Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeo. Fundamentos de Matemática Elementar, vol 9. 8 ed.. Atual. 2004
  • Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeo. Fundamentos de Matemática Elementar, vol 10. 8 ed.. Atual. 2004
  • Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeo. Fundamentos de Matemática Elementar, vol 9. 8 ed.. Atual. 2004
CÁLCULO II IFE0513 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Integrais indefinidas e definidas. Teorema fundamental do Cálculo. Técnicas de integração. Aplicações das integrais.

Bibliografia
  • Hamilton Luiz Guidorizzi. Um curso de cáculo. V.1. 5. LTC editora. 2001
FUNDAMENTOS DE FÍSICA II IFE0514 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Equilíbrio e Elasticidade. Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0515 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

1. Didática Geral 2. A didática das ciências e da matemática: aspectos históricos e objeto de estudo; epistemologia e pensamento científico; pressupostos epistemológicos do conhecimento nas Ciências Naturais e da matemática; 3. Planejamento, Avaliação e Currículo em Ciências Naturais e em matemática. O que ensinar em ciências e em matemática? Como ensinar ciências/matemática? 4. Modelos didáticos no ensino de Ciências Naturais e em matemática. Intervenções Didáticas e Sequências Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

MATEMÁTICA II IFE0516 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de Probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e em Matemática.

Bibliografia
  • Estatística Básica
GEOMETRIA ANALÍTICA VETORIAL IFE0517 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em R2 e R3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.

Bibliografia
  • Geometria Analítica e Vetorial - P. Boulous & I. Camargo
CÁLCULO III IFE0518 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.

Bibliografia
  • James Stewart. Cálculo. 7. Cengage Learning. 2013
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IFE0519 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Educação Matemática como campo de atuação e de pesquisa; Tendências investigativas e metodológicas para o Ensino de Matemática; Construção de oficinas para o ensino de Matemática.

Bibliografia
  • Site - Repositório de trabalhos acadêmicos
  • Site - Sociedade Brasileira de Educação Matemática
  • PEREIRA, Ana Carolina Costa (Org.).. Educação Matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas.. . Premius.. 2014
  • D'AMBROSIO, Ubiratan.. Educação matemática: da teoria à prática.. . Papirus. 2012
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA I IFE0520 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
  • Site Labmatec/UFCA
  • BNCC
  • Modelo de sequência didática
  • CARDOSO, Mikaelle Barboza.. Sequências didáticas: orientações para iniciantes na pesquisa em educação matemática.. . Quipá Editora. 2024

Semestre 5

MATEMÁTICA III IFE0521 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais.

Bibliografia
  • iezzi-Matematica elementar
CÁLCULO IV IFE0522 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.

Bibliografia
  • Howard Anton. Cálculo. V. 2. 10. Bookman,. 2014
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0523 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Perspectivas sócio-antropológicas da surdez. Conversação em Língua Brasileira de Sinais. Evidências da Libras como língua natural dos surdos, sua gramática própria e as especificidades dessa modalidade e suas implicações na aprendizagem. Prática pedagógica de utilização da língua de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I IFE0524 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A pesquisa em Educação Matemática no Brasil; Metodologia da Investigação em Educação Matemática; Apresentação da investigação científica; Elaboração de projeto de pesquisa; Elaboração de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores; As potencialidades didático-pedagógicas de um laboratório de Educação Matemática mediado pelas tecnologias digitais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - MATEMÁTICA IFE0525 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências e Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA II IFE0526 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
  • Sérgio Lorenzado. O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores.. 3°. Autores Associados. 2012

Semestre 6

MATEMÁTICA IV IFE0527 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Trigonometria: medidas de arcos e ângulos. Circunferência trigonométrica. Funções trigonométricas e inversas. Equações e inequações trigonométricas. Números Complexos: Conceitos, operações e trigonometria dos complexos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÁLGEBRA LINEAR IFE0528 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Espaço e subespaço vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência lineares. Bases e dimensão de um espaço vetorial. Mudança de base. Transformações lineares. Aplicações lineares e matrizes. Teorema do Núcleo e da Imagem.

Bibliografia
  • Elon Lages Lima. Álgebra Linear. Primeira Edição. Coleção Matemática Universitária. 2014
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II IFE0529 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Aplicação de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática. Processo de coleta de informações e constituição de um material de estudo; Processo de sistematização e análise das informações; Redação e apresentação da pesquisa.

Bibliografia
  • FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
  • LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
  • BARRETO, M. C.; PINHEIRO, J. L.; CARVALHO, R. L.; MAIA, D. L. Matemática, aprendizagem e ensino. Fortaleza: EdUECE, 2013.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - MATEMÁTICA IFE0530 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
  • PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. . Cortez. 2017
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA III IFE0531 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

TEORIA DOS NÚMEROS IFE0532 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Leis Fundamentais dos Números Inteiros e suas propriedades; Teorema Fundamental da Aritmética; Equações Diofantinas Lineares; Congruências; Equações Módulo N; Teoremas.

Bibliografia
  • Teoria dos Números- J. P. O. Santos. IMPA, 2018
ANÁLISE NA RETA I IFE0533 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Sequências e séries de números reais. Topologia da reta. Sequências e séries. Limites de funções. Funções contínuas.

Bibliografia
  • Análise na Reta - Elon Lages Lima
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA IFE0534 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Abordar aspectos da matemática: Construção de conceitos, teoremas e demonstrações e sua evolução (A matemática no Oriente Antigo. A matemática na Antiguidade Clássica. A matemática na Idade Média e Renascença. A matemática na Idade Moderna. A matemática após a Revolução Francesa. Aspectos da matemática no século XXI. A matemática na era das tecnologias digitais). Filosofia da Matemática: a filosofia da natureza de Platão e Aristóteles. O Positivismo Lógico. As ideias de Popper. Lógica e Ordenação do Pensamento. O Método Indutivo no Renascimento Científico: Bacon, Galileu e Newton. A abordagem destas tendências em sala de aula.

Bibliografia
  • BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q.. A Matemática Através dos Tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. . Edgard Blücher. 2010
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - MATEMÁTICA IFE0535 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
  • PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena.. Estágio e docência. . 8. ed.. 2017
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA IV IFE0536 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

ESTRUTURAS ALGÉBRICAS IFE0537 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Relações e funções. Relação de ordem. Relação de equivalência. Os números inteiros (axioma e propriedades). Teoria dos grupos (teorema de Lagrange e homomorfismo). Grupo das permutações. Anéis. Polinômios e elementos da teoria dos corpos.

Bibliografia
  • Arnaldo Garcia e Yves Lequain. Elementos de Álgebra. 3ª. SBM. 2005
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC MATEMÁTICA IFE0538 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de Monografia de acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em matemática”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

INTRODUÇÃO A LÓGICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Lógica Formal. Proposições e Operações Lógicas. Cálculo Proposicional. Álgebra das Proposições. Argumento e Linguagem Matemática: definição; tipos de demonstração; teorema; postulado; corolário. Resolução de Problemas de Lógica Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DINÂMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Morfologia geométrica. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferências. Retificação e concordância. Equivalência. Curvas em espirais e traçados das ovais. Curvas cônicas e curvas ciclóides. Circunferências tangentes. Curvas especiais. Escalas. Geometria Dinâmica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATEMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de matemática; - Manipulação de softwares computacionais no ensino de matemática; - Construções gráficas e os softwares computacionais; - A análise de dados e os softwares computacionais; - Exercícios práticos; - Os softwares computacionais como auxílio da prática docente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Tendências em Educação Matemática; Educação Matemática, currículo e avaliação; A pesquisa em Educação Matemática; A formação docente para o ensino de matemática; Teorias epistemológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Didática da matemática Francesa: Transposição Didática, Contrato Didático, Situações Didáticas, Teoria dos Campos Conceituais, Engenharia Didática, Obstáculo Didático e Epistemológico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Internet: usos e possibilidades no ensino de Matemática; Mudanças de paradigmas teóricos e metodológicos na formação dos professores de Matemática; Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no currículo de Matemática; Objetos de aprendizagem de Matemática: produção e avaliação; Softwares livres na Educação Matemática; Recursos Educacionais Abertos para o ensino de Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MODELAGEM MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aspectos gerais da metodologia da resolução de problemas; A resolução de problemas no ensino de Matemática; Prática na resolução de problemas de Matemática; Estudo de problemas de Matemática com aspectos não usuais em relação ao ensino formal; A resolução de problemas e a prática da investigação em Matemática Básica; Modelagem Matemática; Definição de modelagem para além da aplicação do Ensino de Matemática; Modelagem como método de pesquisa e como atividade colaborativa; Exemplos de modelagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ETNOMATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aspectos históricos da Etnomatemática. As dimensões da Etnomatemática. Etnomatemática e Educação Matemática. A pesquisa de conhecimentos etnomatemáticos de grupos socioculturais. O diálogo entre conhecimentos etnomatemáticos e o currículo de matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao Enfoque Histórico-Cultural na Educação. Introdução à Didática Desenvolvimental. Sistemas Didáticos da Didática Desenvolvimental. Didática Desenvolvimental e Educação Matemática. Experiências de ensino e aprendizagem em Matemática sob o aporte da Didática Desenvolvimental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÁLGEBRA LINEAR II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Operadores Lineares; Autovalores e Autovetores; Diagonalização de Operadores; Espaços com produto interno; Teorema Espectral.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE MATEMÁTICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Derivadas, Integral de Riemann, Sequências e Séries de Funções. Introdução a Topologia do Espaço Euclidiano Rn. Funções Reais de n Variáveis.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Equações diferenciais de primeira ordem e Aplicações; Equações diferenciais lineares de segunda ordem e ordem superior. Existência e Unicidade; Sistemas de equações diferenciais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS DE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Análise de dados e a Estatística Multivariada; A álgebra linear e a Análise Fatorial de Componentes Principais; Análise de Componentes Principais (ACP) como ferramenta de Análise de dados; Exercícios práticos com ACP.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

A lista abaixo representa os docentes que ministraram aulas nos últimos 4 anos em componentes que possuem reserva de vaga para o curso.

Nome Titulação Regime de trabalho
ANNA KARLA SILVA DO NASCIMENTO Doutorado DE
EDICARLOS PEREIRA DE SOUSA Doutorado DE
ELZON CEZAR BEZERRA JUNIOR Doutorado DE
MARCOS ANTONIO ALVES PEREIRA Doutorado DE
NORTHON CANEVARI LEME PENTEADO Doutorado DE
PAULO GONCALO FARIAS GONCALVES Doutorado DE
REGINALDO FERREIRA DOMINGOS Doutorado DE
ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES Doutorado DE
RODRIGO LACERDA CARVALHO Doutorado DE
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Curso de Matemática.