Curso de produção multimídia da UFCA alcança conceito 4 em avaliação do MEC. Indicador é considerado “bom/ótimo”
Publicado em 17/10/2025. Atualizado em 17/10/2025 às 12h12

O curso de tecnologia em produção multimídia, ofertado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) na modalidade Educação a Distância (EaD), alcançou conceito 4, de um máximo de 5, em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC).
Realizada em setembro deste ano, por meio de reuniões on-line, essa foi a primeira avaliação aplicada ao curso, que teve a sua criação autorizada pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA) em 10 de maio de 2022. A nota 4 é concedida aos cursos que atingem o nível considerado “bom/ótimo” nas dimensões didático-pedagógica, corpo docente/tutorial e infraestrutura.
A avaliação, promovida pelo MEC, estabelece notas-conceito para as graduações das universidades brasileiras (públicas e privadas) e funciona como indicador da qualidade dos cursos ofertados. Gerenciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as avaliações são realizadas para que os cursos permaneçam em funcionamento e, por esse motivo, são denominadas também de renovação de reconhecimento do curso.
Conforme explica Leonilia Bandeira, professora da UFCA e coordenadora do curso de produção multimídia, essas avaliações são conduzidas por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC, com o mesmo rigor técnico e metodológico das análises presenciais.
De acordo com Leonilia, a comissão analisou documentos relativos ao corpo docente do curso, à gestão acadêmica, bem como às práticas formativas de inclusão social e de articulação entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura.
Segundo a docente, a comissão também avaliou a estrutura física disponível, como biblioteca e laboratórios. Isso porque, embora o curso seja oferecido na modalidade EaD, é preciso que parte de suas atividades acadêmicas seja realizada presencialmente, nos chamados polos de apoio, em obediência ao descrito no art. 12º do Decreto Nº 12.456, de 19 de maio de 2025.
Para isso, a UFCA apresentou à comissão do Inep/MEC, em tempo real, por meio de videoconferência, os espaços do polo de apoio presencial, disponíveis no campus Icó da UFCA.
Reconhecimento e compromisso coletivo
Para Leonilia Bandeira, a nota 4 obtida pelo curso representa um reconhecimento acadêmico e impulsiona a busca de aprimoramentos que contribuam para consolidar essa graduação como referência na formação criativa e tecnológica na região do Cariri.
“O resultado reflete o compromisso coletivo de docentes, discentes e equipe técnica com a excelência no ensino, na inovação e na prática profissional, posicionando o curso entre os melhores do país e reafirmando o papel da instituição na oferta de uma educação pública de qualidade”, defende Leonilia.

Cursos de graduação a distância
Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino e aprendizagem realizada por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação, de modo síncrono ou assíncrono, na qual o estudante e o docente podem participar de atividades formativas em lugares ou tempos diversos.
Dessa forma, os estudantes de cursos EaD não precisam frequentar diariamente um mesmo espaço, em horário pré-determinado, para concluírem a sua formação. O acesso à internet e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFCA permite que as atividades formativas sejam realizadas pelo estudante em diferentes locais e horários.
Atualmente, a UFCA oferta 7 cursos de graduação na modalidade EaD, gerenciados pelo Centro de Educação a Distância (Cead/UFCA) – com sede no campus Icó. São eles os tecnológicos em análise e desenvolvimento de sistemas, em produção multimídia, em gestão financeira, em banco de dados e em processos gerenciais. Somam-se a essas formações as licenciaturas em filosofia e em matemática.
Serviço
Curso de Tecnologia em Produção Multimídia
pmm.cead@ufca.edu.br