51 estudantes colam grau na primeira noite de cerimônias do campus Juazeiro do Norte

Publicado em 15/08/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h25

Foto: Gabriel Souza/DCOM

Mais 51 estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) colaram grau, nesta quinta-feira (15), no auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte. No segundo dia do ciclo do período 2019.1, receberam o grau os egressos dos cursos de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Jornalismo, Design de Produto, Filosofia (bacharelado e licenciatura) e Música. A solenidade foi conduzida pelo Reitor da UFCA, professor Ricardo Ness.

“É tempo de pesar o que realmente vale a pena”

Concludente do curso de Filosofia, Edson Salustiano de Sousa Nogueira Leite proferiu o discurso em nome dos estudantes. Ressaltou os problemas sociais e econômicos pelos quais o País tem passado nos últimos anos e chamou os egressos, ao sair da universidade, a reescrever o “rascunho de sociedade” que temos.

“A universidade é este espaço de construção de afetos, novas amizades, alguns encontram a paixão da sua vida, mas é o tempo também de pesar no espírito nossa curta jornada aqui e o que realmente vale a pena e aquilo de que precisamos nos desvencilhar. Precisamos de bons profissionais e cujo talento nos leve a um limiar novo, em novos trilhos que nos tirem da crise econômica, mas também de pessoas dispostas a buscar um mundo de verdade melhor, pois este fracassou”, destacou o orador discente.

“A UFCA é, acima de tudo, uma confiança de toda a sociedade brasileira”

Em seguida, o professor Ives Romero Tavares do Nascimento, representando os docentes, frisou a importância de uma universidade na região do Cariri, afirmando que a UFCA foi criada com base na compreensão de que a educação superior de qualidade vai além da formação técnico-profissional. “A universidade é, por nós, entendida como o espaço de ensino, de pesquisa, de extensão e, notadamente, de cultura, que priorizam a formação plena e o atendimento das necessidades locais e regionais cada vez mais interconectadas com um mundo eminentemente global”, disse.

Chamou os estudantes a valorizarem a instituição. “Percebam que a UFCA é, acima de tudo, uma aposta, uma confiança de toda a sociedade brasileira de que os investimentos aqui depositados, materiais e imateriais, serão revertidos em pessoas compromissadas com o bem público e social”, destacou, relembrando a própria trajetória de ligação com a universidade, desde quando ingressou como estudante da primeira turma de Administração do então campus Cariri da Universidade Federal do Ceará, inaugurado em 2006.

Homenagem

Após o discurso do orador docente, os formandos homenagearam Socorro Melo, conhecida carinhosamente como Corrinha, pelos serviços prestados à universidade e principalmente pelos cafés. A concludente Anne Ness, do curso de Administração Pública, ressaltou os motivos pelos quais a funcionária, que trabalha na cantina, foi agraciada. “Corrinha está há três anos na universidade. Sempre sorridente, sempre alegre, está sempre com uma palavra para nos receber. É uma pessoa muito amiga”, disse.

Em seguida ao juramento, proferido pelos estudantes, o Reitor concedeu o grau e houve a entrega dos capelos pelos padrinhos e pelas madrinhas. Logo após, cada formando foi chamado à mesa para receber o diploma.

“Vocês saem da universidade como excelentes profissionais e melhores cidadãos”

Em discurso, o professor Ricardo Ness deu destaque aos problemas que recentemente têm atingido as universidades, como os contingenciamentos e bloqueios e o ambiente nacional que se criou para desqualificar o saber produzido por essas instituições e a ciência. Comentou sobre o sentimento de vitória, dever cumprido e gratidão que toma o coração de cada um na noite de colação de grau.

“Vocês saem agora da universidade pra enfrentar o mundo do trabalho formados como excelentes profissionais e como melhores cidadãos. (…) Trilhem incansavelmente os caminhos do conhecimento, se aperfeiçoem com constância, não esmoreçam nunca. (…) Sejam tolerantes com as pessoas, respeitando as suas diferenças, tenham a ética como alicerce de conduta. Exorto a defender sempre o ensino público de qualidade em todos os níveis”, orientou o Reitor, que presidiu a solenidade.

Colações de Grau 2019.1

O ciclo de colações de grau segue, nesta sexta-feira (16), com os concludentes do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidades (CCAB/UFCA) e do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT/UFCA), também no campus Juazeiro do Norte. Em Icó, a colação de grau será no próximo dia 30 de agosto, no Teatro Municipal da cidade. O primeiro dia de colação de grau foi realizado em Brejo Santo, no último dia 9 de agosto.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Sala 205, bloco I – Campus Juazeiro do Norte
+55 (88) 3221.9268