UFCA recebe nota 4 em avaliação do MEC; conceito máximo é 5

Publicado em 09/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h35

Vista aérea do campus Juazeiro do Norte. Foto: Gabriel Souza e Luyan Costa/DCOM

A Universidade Federal do Cariri recebeu nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), realizada entre os dias 25 e 27 de setembro. A informação foi divulgada para a UFCA em relatório enviado ao Sistema E-MEC. Com o conceito 4, a universidade, além de atestar a qualidade, está apta para continuar funcionando. A instituição agora  aguarda a publicação da portaria de recredenciamento no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com a Procuradora Educacional Institucional da UFCA, professora Caroline Gonçalves, a nota 4 é um avanço para uma universidade que tem apenas seis anos de existência. A escala de avaliação do MEC vai de 1 a 5. “O 4 comprovou o nosso progresso e com perspectivas de avançar ainda mais”, ressaltou. Quando foi criada, em junho de 2013, a UFCA foi credenciada com conceito 3, o mínimo que as instituições costumam receber para começar a funcionar.

“Esse foi o primeiro recredenciamento. Esse primeiro recredenciamento ocorre [na programação do MEC] cinco anos depois que a universidade foi criada. Que está com todas as estruturas formadas, com o estatuto aprovado, as câmaras, que foram criados cursos de graduação e de pós-graduação”, explicou Caroline Gonçalves. O próximo ciclo avaliativo da UFCA, conforme a procuradora institucional, será divulgado quando sair a portaria no DOU.

Avaliação

Durante os dias 25 e 27 de setembro deste ano, os avaliadores, designados pelo MEC, fizeram visita in loco às instalações da UFCA e conversaram com a comunidade acadêmica sobre a instituição. Antes disso, tiveram acesso a informações gerais da universidade, cedidas no ato de protocolo do processo de recredenciamento.

A instituição foi avaliada nos seguintes eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura. Cada um desses aspectos recebeu uma nota e, ao final, foi calculada uma média que, no caso da UFCA, resultou no conceito 4.

Resultados

O relatório completo da avaliação, de acordo com Caroline Gonçalves, servirá como parâmetro para a Gestão da UFCA pensar melhorias em cada um dos eixos. “Essa avaliação compõe a autoavaliação institucional. Esse relatório é importante para ver os nossos pontos fortes e as nossas fragilidades. A partir disso, a gente pode começar a trabalhar para sanar e no próximo recredenciamento conseguir o 5 [conceito máximo]”, destacou a procuradora.

Procuradoria Educacional Institucional da UFCA
Campus Juazeiro do Norte