Homologado resultado final do Concurso Público para TAEs da UFCA

Publicado em 24/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h34

Vista aérea do campus Juazeiro do Norte. Foto: Gabriel Souza e Luyan Costa/DCOM

Foi homologado, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23), o resultado final do Concurso Público da Universidade Federal do Cariri (UFCA) para ingresso de novos servidores técnico-administrativos em Educação, regido pelo Edital N° 07/2019. O certame, executado pela Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fastef), ligada à Universidade Federal do Ceará (UFC), previa 25 vagas ao todo, distribuídas entre 18 cargos: seis de nível D (médio) e 12 de nível E (superior).

Lançado em maio deste ano, o edital prevê validade de dois anos para o concurso, a contar da data da publicação da homologação do seu resultado final. O prazo pode ser prorrogado, por igual período, a critério da UFCA. As provas objetivas do concurso foram realizadas no dia 4 de agosto de 2019 e as provas práticas, em setembro.

De acordo com o Chefe do Gabinete da Reitoria e Coordenador do concurso da UFCA, Francisco de Assis Nogueira, 10.439 pessoas se inscreveram – 7.869 delas para os cargos de nível médio e 2.570, para nível superior: “Contamos com aproximadamente 1.000 colaboradores, que atuaram nas mais diversas funções, como fiscais, porteiros e seguranças. O Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), a Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação local (Crede 19) nos apoiaram cedendo seus espaços para aplicação das provas objetivas”, detalha. Credes são coordenadorias ligadas à Secretaria de Educação do Estado (Seduc-CE), responsáveis pelas escolas estaduais de todo o Ceará. A Crede 19 atua nos municípios caririenses de Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim e Juazeiro do Norte.

Deficit de pessoal

Segundo o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da UFCA, Mário Pacheco, os novos servidores vão suprir vacâncias abertas desde a autonomia da UFCA em relação à UFC, em junho de 2013: “Tivemos algumas redistribuições e aposentadorias nesse período. [Com o concurso] Também preenchemos vagas previstas na lei de criação da UFCA, cujos códigos de vaga foram liberados pelo Executivo Federal”, explica. Ainda de acordo com Mário, esses servidores serão fundamentais para o início das atividades dos novos cursos criados pela instituição: “Como uma Universidade nova, a UFCA precisa de pessoas para a sua consolidação. Estamos expandindo na oferta de cursos e também em infraestrutura, o que demanda cada vez mais profissionais”, disse. Em 2020, ocorrerão na UFCA as primeiras aulas dos cursos de Medicina Veterinária (no campus Crato) e Pedagogia (no campus Brejo Santo). Este ano, tiveram início os cursos de Matemática Computacional, Letras-Libras, Ciências Contábeis e Ciência da Computação (todos no campus Juazeiro do Norte).

Apesar do reforço no quadro de pessoal, a UFCA ainda tem deficit de servidores, principalmente em cargos de nível D, que são aqueles que apoiam os processos administrativos e as práticas nos laboratórios: “nenhum setor da UFCA tem o quantitativo ideal de servidores. Apesar de a lei de criação prever diversas vagas para diferentes cargos, a realização de concursos depende da liberação de códigos de vaga, porque a lei também diz que as vagas previstas serão preenchidas conforme disponibilidade orçamentária. Então, enquanto não podemos realizar mais concursos, vamos trabalhando dentro do possível, com o que nós já dispomos”, diz Leandro Targino, Pró-Reitor Adjunto de Gestão de Pessoas da UFCA. Ainda conforme Leandro, a expectativa da Universidade é convocar os aprovados no concurso já em novembro próximo e nomeá-los em dezembro, para que eles possam tomar posse dos seus cargos em janeiro de 2020.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA)
4° andar, bloco K – campus Juazeiro do Norte
atendimento.progep@ufca.edu.br