Ouvidoria
Publicado em 10/10/2018. Atualizado em 28/03/2025 às 14h34
As organizações públicas brasileiras, incluindo as universidades federais, mantêm canais para que o cidadão possa fazer denúncias, elogios, sugestões, reclamações, solicitações e sugerir mudanças que ampliem a qualidade e facilitem o acesso e a prestação dos serviços públicos (simplifique). Na UFCA, quem recepciona essas manifestações é a Ouvidoria Geral.
Os cidadãos podem acionar a Ouvidoria presencialmente, mediante agendamento, pelo e-mail ouvidoria@ufca.edu.br ou pelo FalaBR: canal que permite o registro de manifestações identificadas ou anônimas. Na página do Fala.BR, o usuário encontrará várias opções de manifestação. Para formalizar uma observação, basta clicar na opção de interesse e seguir os passos indicados. Se a manifestação for endereçada à UFCA, ela chegará à Ouvidoria Geral.
Na UFCA, a Ouvidoria Geral é responsável pela gerência da transparência passiva, fazendo controle quantitativo e qualitativo dos pedidos e respostas. Você pode ter acesso a qualquer informação pública produzida pela Universidade, desde que ela não se enquadre nas exceções da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI).
FalaBR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação
Aqui você pode fazer um pedido de acesso à informação, fazer denúncias, elogios, reclamações, solicitações ou enviar sugestões.
E-mail: ouvidoria@ufca.edu.br
Para tirar dúvidas e solicitar esclarecimentos sobre os pedidos de acesso à informação, entre em contato pelo E-mail: acessoainformacao@ufca.edu.br
Endereço: Universidade Federal do Cariri.
Avenida Tenente Raimundo Rocha, 1639 – campus Juazeiro do Norte.
Bloco K, sala 402.
Horário de funcionamento: segunda à sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h. O atendimento presencial nas demais unidades ocorrerá mediante solicitação de agendamento.
(88) 3221 9485
(88) 3221 9485
(88) 3221 9485
(88) 3221 9209
(88) 3221 9485

O Painel Resolveu? é uma ferramenta que reúne informações sobre manifestações de ouvidoria (denúncias, sugestões, solicitações, reclamações, elogios e pedidos de simplificação) que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema e-Ouv. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa.
Criado pela Controladoria-Geral da União (CGU), o painel visa dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.
Para acessar o Painel Resolveu? clique aqui.

O Painel Lei de Acesso à Informação é uma ferramenta desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU) para facilitar o acompanhamento do monitoramento e cumprimento da LAI pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal.
O Painel LAI disponibiliza informações sobre a quantidade de pedidos e recursos registrados, cumprimento de prazos, perfil dos solicitantes, omissões, transparência ativa, entre outros aspectos. É possível comparar dados de órgãos e entidades com a média do Governo Federal e da categoria da entidade pesquisada. Além de pesquisar e examinar indicadores de forma fácil e interativa.
Para acessar os relatórios estatísticos do Painel da Lei de Acesso à Informação clique aqui.

A Busca de Pedidos e Respostas permite que qualquer pessoa consulte os pedidos de informação, feitos com base na Lei de Acesso à Informação, direcionados aos órgãos e às entidades do Poder Executivo Federal e as respectivas respostas fornecidas.
A Busca de Pedidos e Respostas permite que qualquer pessoa consulte os pedidos de informação, feitos com base na Lei de Acesso à Informação, direcionados aos órgãos e às entidades do Poder Executivo Federal e as respectivas respostas fornecidas.
Estão disponibilizados os pedidos que foram cadastrados na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR), a partir de 31 de agosto de 2020, e no antigo Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), a partir de 1º de julho de 2015, com exceção dos pedidos que contenham informações restritas (pessoais ou sigilosas).
Para acessar a Busca de Pedidos e Respostas clique aqui.