UFCA discute propostas para melhorar educação básica no Cariri em reunião com Seduc

Publicado em 23/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h34

Foto: Guilherme Cândido - Dcom/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, nesta quarta-feira, 23/10, o cientista chefe da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Jorge Herbert Soares de Lira, que também é Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), e representantes das Credes 18 (Crato), 19 (Juazeiro do Norte) e 20 (Brejo Santo), com o objetivo de discutir melhorias para a educação básica do Cariri. Na ocasião, Jorge Lira teve a oportunidade de apresentar a gestores da UFCA propostas de parcerias entre a universidade e as escolas de ensino básico.

Lira expôs três possibilidades para a UFCA. A primeira seria a implantação do programa Cientista Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Essa iniciativa tem como objetivo unir academia e gestão pública, disponibilizando equipes de pesquisadores que possam trabalhar em secretarias e órgãos do Governo do Estado, a fim de contribuir com soluções de ciência, tecnologia e inovação para a melhoria dos serviços prestados à sociedade. Atualmente, ele está na Seduc, como cientista chefe, desenvolvendo um projeto na área de matemática.

Conforme o pesquisador, identificou-se um baixo rendimento dos estudantes em matemática no Ceará. A partir disso, a equipe começou a trabalhar com os dados, compreender o sistema de avaliação e extrair informações que pudessem basear políticas públicas. “Boa parte dos problemas de aprendizagem dos alunos se origina de falhas no aprendizado do quinto para o sexto ano. Identificado o gargalo, foi necessário começar uma política pública específica: capacitar os professores desses anos. É esse é o tipo do trabalho que é feito nesse programa. Parte-se dos dados, interpreta estatística e pedagogicamente e inicia a política pública”, explicou o Jorge Lira.

A segunda proposta foi o engajamento da UFCA no programa Ciência na Escola, uma parceria entre
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A iniciativa tem como objetivo aprimorar o ensino de ciências na educação básica. Uma terceira proposta foi a possibilidade da universidade receber bônus regulatórios (verbas ou pontuações) do MEC, se houver a utilização dos espaços ou dos recursos humanos e materiais da instituição para benefício da educação básica. Os mecanismos dessa última ainda estão em discussão nacionalmente.

UFCA
O Reitor da UFCA, Ricardo Ness, informou que a universidade tem muito interesse em trabalhar para o desenvolvimento da educação básica. “Foi lançado um desafio que a universidade aceita e vai conversar sobre isso. Agora temos o apoio da Seduc para ajudar a financiar as estratégias e trazer para cá o que está sendo feito com sucesso em outros locais”, destacou. Além da instituição refletir sobre a possibilidade de colocar em prática as propostas do cientista chefe, Ness informou que as parcerias entre universidade e ensino básico devem fazer parte das discussões do próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Isso é obrigação da universidade e daqui pra frente será fundamentado e documentado pelo PDI”, ressaltou.

Atualmente, a UFCA já tem desenvolvido projetos com a educação básica. Na Pró-Reitoria de Extensão, existe UFCA Itinerante, que vai até as escolas públicas das cidades do Cariri para apresentar a universidade. Há também outros projetos de extensão que atuam diretamente com estudantes de escolas públicas. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenadoria para o Fortalecimento da Qualidade do Ensino (Cfor), desenvolve ações em parceria com o ensino básico, como a Feira das Profissões e o apoio à etapa regional do Ceará Científico (reunião de feiras de ciências de diversas escolas públicas do Ceará). Existe ainda o apoio à formação de professores por meio do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

Reitoria da UFCA
Centro Multiuso de Juazeiro do Norte