Lançada segunda edição do Catálogo de Sustentabilidade da UFCA

Publicado em 30/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h33

Foto: Emanoella Callou - DCOM/UFCA

Com a proposta de realizar o mapeamento e o monitoramento contínuo das atividades de sustentabilidade desenvolvidas na Universidade Federal do Cariri (UFCA), foi lançado, nesta quarta, 30 de outubro, a segunda edição do Catálogo de Ações para a Sustentabilidade da UFCA.

Disponível apenas em versão digital, o catálogo foi elaborado com a contribuição da comunidade acadêmica. Constam no documento 31 ações identificadas na universidade nas áreas do ensino, pesquisa, extensão, cultura e gestão, que estão em execução em 2019, tendo como base as dimensões da sustentabilidade. “Este ano optamos por fazer apenas a versão digital para se adequar ao pensamento sustentável”, explicou a professora Ingrid Mazza, Coordenadora de Gestão da Sustentabilidade.

Outra novidade é o uso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidades (ONU), como catalogação dos projetos. O projeto de extensão Sementes do Amanhã: promovendo a inclusão e educação ambiental, é uma dessas ações. Atuante desde 2018, o projeto busca o fortalecimento do conhecimento científico e farmacológico de plantas medicinais e aromáticas. O projeto se aplica em 4 dos 17 objetivos da Agenda 2030 da ONU.

Segundo Ingrid Mazza, o catálogo vem contribuir na implantação de uma cultura sustentável institucional e, assim, alcançar os objetivos vinculados à sustentabilidade. A proposta é atualizar o catálogo anualmente para que toda a comunidade conheça as ações desenvolvidas na universidade nessa área.

Além desse documento, a coordenadoria desenvolve outras ações voltadas à educação sustentável, como a coleta adequada e destinação de resíduos recicláveis originados na universidade; redução do uso de papel e copos descartáveis; gestão do uso da água nas suas unidades; entre outras.

UFCA Sustentável
Campus Juazeiro do Norte