DTI/UFCA informa sobre mudanças no Google Workspace. Usuários acima da cota de armazenamento poderão não receber mais mensagens no e-mail

Publicado em 25/05/2022. Atualizado em 01/06/2022 às 17h27

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) comunica que, a partir de 27 de junho de 2022, o Google Workspace da UFCA vai passar por alterações, em consequência de mudanças no modelo de negócio anunciadas pelo Google para instituições de Ensino.

Para que a UFCA continue utilizando a versão gratuita do serviço, serão necessárias adaptações por parte da comunidade acadêmica da UFCA.

Cada usuário da conta Google na UFCA terá limite de armazenamento específico, abaixo discriminado:

• Estudante: 5GB
  • Servidor ou Terceirizado: 20GB
  • Setorial: 45GB

Estes limites se referem à soma dos dados de consumo de cada conta individual, incluindo e-mail, drive, planilhas, documentos, formulários, etc. – exceto canais no Youtube, que continuam com armazenamento ilimitado.

Além das mudanças no armazenamento, outra novidade é que as contas serão encerradas após os seguintes eventos:

•  6 meses após a conclusão de curso;
  •  Exoneração de servidor público;
  •  12 meses sem qualquer acesso (contas setoriais);
  • 3 meses sem qualquer acesso (contas individuais).

Se a UFCA não conseguir cumprir o armazenamento máximo de 100 TB, as aplicações do Google Workspace vão deixar de funcionar corretamente em todas as contas da UFCA – não apenas nas que descumprirem o limite. Não receber mais mensagens de e-mail ou não criar um novo arquivo no drive estão entre as consequências.

Caso algum/a usuário/a permaneça acima da cota, mas a UFCA estiver com armazenamento abaixo de 100 TB, então as aplicações param de funcionar corretamente apenas na conta em questão.

Resolução Nº 79/2022

As medidas estão previstas na Resolução Nº 79/2022 (link para uma nova página), do Conselho Universitário (Consuni/UFCA), que dispõe sobre as normas de utilização do Google Workspace da Universidade Federal do Cariri. Para facilitar a compreensão das mudanças, a DTI/UFCA elaborou um vídeo de apresentação (link para uma nova página).

As medidas são necessárias também para a sustentabilidade ambiental do planeta. Isso porque uma simples mensagem de e-mail, levando em conta o consumo de eletricidade nos processos de envio, de recebimento e de armazenamento da mensagem, pode levar à produção de 4g de dióxido de carbono (CO2). Em caso de envio de anexo, a produção de CO2 salta para cerca de 50g.

Dicas

• Verifique aqui (link para uma nova página) a quantidade de uso  de armazenamento em sua conta;
  • Tenha o hábito de apagar mensagens de e-mail e arquivos que você não precisa mais;
  • Evite anexar arquivos grandes em mensagens de e-mail, em vez disso, use o FileSender@RNP ou use links de conteúdos armazenados on-line;
  • Evite armazenar vídeos na sua conta, prefira o eduPlay@RNP ou YouTube;
  • Evite armazenar fotos, músicas e conteúdo multimídia;
  • Utilize somente para fins institucionais (evite usar para assuntos pessoais);
  • Se mesmo assim precisar de espaço, recomenda-se a criação de uma conta educacional Microsoft, utilizando o endereço de e-mail da UFCA, e o uso do serviço de armazenamento OneDrive (gratuito e com capacidade de 1TB).

Diretoria de Tecnologia da Informação
dti@ufca.edu.br