Primeiro Enpibid aborda perspectivas interdisciplinares na formação e prática docente

Publicado em 10/10/2019. Atualizado em 31/10/2022 às 17h35

Divulgação - Enpibid/UFCA

O Primeiro Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Enpibid) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) teve início na manhã dessa quarta-feira, 9, no Instituto de Formação de Educadores (IFE), campus Brejo Santo.

Com o tema “Universidade e Escola: Perspectivas Interdisciplinares na Formação e na Prática Docente”, o evento tem como objetivo articular epistemologias e metodologias produzidas em diversas áreas do conhecimento, com ênfase em pesquisas e projetos interdisciplinares que promovam novas aprendizagens do fazer docente.

O primeiro ato se deu através da acolhida aos alunos da Educação Básica da Rede Estadual com apresentação cultural com voz e violão, executados pelo Grêmio da EEMTI Liceu Professor José Teles de Carvalho, para o público estudantil local. Em seguida foram oferecidos minicursos para os estudantes da escola. Nas dependências do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), foram realizados minicursos que atenderam à demanda dos terceiros anos, com temáticas relacionadas ao Enem, totalizando 19 minicursos direcionados às escolas de Educação Básica no turno da manhã.

No período da tarde ocorreram mais 3 minicursos na EEEP Balbina Viana Arrais e na EEFM José Matias Sampaio para estudantes do Ensino Médio local, além de exposição e lançamento de livros no pátio do Instituto de Formação de Educadores.

A programação oficial do evento se iniciou a noite com apresentação cultural do Grupo Estrelas do Sertão, da Escola Sinobilino, da localidade Lagoa do Mato em Brejo Santo. A mesa de abertura contou com a presença do Diretor do Instituto de Formação de Educadores, professor Rodrigo Lacerda Carvalho; do Coordenador da Crede 20 Antônio Roberto de Araújo Souza; da Secretária Municipal de Educação, Ana Jacqueline Braga Mendes; do Diretor de Articulação e Relações Institucionais da UFCA, Anniel da Silva Negreiros; do Coordenador Institucional do Pibid na UFCA, professor Alessandro Cury Soares.

Alessandro destacou o poder que o Pibid tem de propiciar a aproximação e a formação continuada da Universidade e da Escola nas funções de coordenadores, supervisores e pibidianos, assim, o Enpibid reafirma a postura do IFE na busca de uma formação sólida, gratuita e de qualidade. As falas foram encerradas com o pronunciamento do Reitor da Universidade Federal do Cariri, Ricardo Luiz Lange Ness, que frisou a importância do evento diante dos desafios que a formação de professores enfrentará pelos próximos anos, evidenciando a importância e a diferença que Programas como o PIBID e o PET fazem dentro da universidade pelo fato de investirem na formação docente.

A palestra de abertura com o Coordenador do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Forpibid), Nilson Souza Cardozo (UECE) marcou o início das atividades acadêmicas do primeiro Enpibid na Região. O evento segue com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos até esta sexta, 11 de outubro.