Conheça os cursos de graduação da UFCA: Engenharia Civil

Publicado em 15/12/2022. Atualizado em 15/12/2022 às 17h07

Obras de Urbanização no campus Juazeiro do Norte da UFCA, em 2018. Foto: Lícia Maia - Dcom/UFCA

Vagas: 100 vagas
Semestres: 10 
Modalidade: Bacharelado
Campus: Juazeiro do Norte
Período: Integral (matutino e vespertino)

Elaborar projetos, coordenar a operação e a manutenção de empreendimentos arquitetônicos, prestar consultorias especializadas, além de pesquisar e desenvolver novos materiais para construção civil são algumas das funções desempenhadas por formados em Engenharia Civil. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta essa graduação desde 2006, no campus Juazeiro do Norte, na modalidade bacharelado, em turno integral (manhã e tarde).

O ingresso de estudantes no curso de Engenharia Civil da UFCA é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta do Ministério da Educação (MEC), e exige que os candidatos tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Sisu, na UFCA, passou recentemente a ter apenas uma edição por ano e isso impactou a forma como os estudantes ingressam no curso de Engenharia Civil ofertado pela instituição. Com a adoção de apenas uma edição do Sisu por ano, as 100 vagas do curso de Engenharia Civil serão ofertadas no início do ano, mas o efetivo ingresso continuará sendo em dois momentos distintos: metade das vagas, no início do ano; e a outra metade, no meio do ano.

O curso de Engenharia Civil, na UFCA, está vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), uma das sete unidades acadêmicas da Universidade. O CCT/UFCA também é responsável por outros três cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia de Materiais e Matemática Computacional.

Estrutura curricular

A grade curricular de Engenharia Civil na UFCA é composta por 54 disciplinas obrigatórias e 18 disciplinas de conteúdos optativos, que totalizam 3.888h necessárias para a integralização do curso. A lista com todas as disciplinas, divididas por período letivo, pode ser acessada no Portal da UFCA. A grade curricular do curso de Engenharia Civil está organizada em cinco grandes categorias:

  • Conteúdos Básicos;
  • Conteúdos Profissionalizantes; 
  • Conteúdos Específicos; 
  • Conteúdos Complementares;
  • Atividades Complementares.

O curso tem 20 professores que atuam no ciclo de disciplinas profissionalizantes (Estruturas, Construção Civil, Recursos Hídricos, Saneamento, Transportes e Geotecnia). Além desses, há também 17 professores de outros cursos  da Universidade que atendem as disciplinas do ciclo básico (Matemática, Física, Química, Estatística, Administração/Economia e Programação Computacional).

O atual coordenador do curso, professor Marcos Timbó explica que, até o 4° período do curso de Engenharia Civil, os estudantes terão contato com disciplinas como Matemática, Química, Física, Introdução à Eng. Civil, Introdução à Metodologia Científica, Álgebra, Estatística, Programação Computacional, Economia, Desenho, Topografia e Mecânica dos Fluidos.

Marcos Timbó, atual coordenador do curso de Engenharia Civil. Foto: Gabriel Souza – Dcom/UFCA

“As aulas práticas de laboratório ocorrem desde o primeiro período nos laboratórios de Química, Física, Programação Computacional, Desenho e Topografia. A partir do 5° período, iniciam-se as disciplinas do ciclo profissionalizante, tendo aulas de laboratório de Materiais de Construção, Mecânica dos Solos, Recursos Hídricos, Saneamento, Pavimentação e Estruturas. Portanto, no decorrer de todo o curso, os discentes têm envolvimento com aulas práticas de laboratório”, afirmou o coordenador.

Laboratório de Materiais de Construção. Foto: Vitorino Silva – Dcom/UFCA

Para auxiliar os/as estudantes em suas atividades práticas no decorrer da formação acadêmica, há dez laboratórios no curso de Engenharia Civil da UFCA . São eles: 

  • Laboratório de Mecânicas dos Solos;
  • Laboratório de Pavimentação; 
  • Laboratório de Materiais de Construção; 
  • Laboratório de Saneamento; 
  • Laboratório de Recursos Hídricos; 
  • Laboratório de Física; 
  • Laboratório de Química; 
  • Laboratório de Informática; 
  • Laboratório de Topografia;
  • Laboratório de Estruturas.

Projetos Acadêmicos

Dada a ampla grade curricular, do ponto de vista de áreas abordadas, os estudantes de Engenharia Civil podem participar de projetos bastante diversificados – seja de Ensino, Pesquisa, Extensão ou Cultura. Há projetos disponíveis propostos tanto por professores do próprio curso quanto por professores de outras formações na UFCA. 

Atualmente, os estudantes de Engenharia Civil estão em cerca de 20 projetos. Dentre eles, pode-se destacar a Liga Acadêmica de BIM (sigla para Building Information Modeling, ou “Modelagem de Informação da Construção”, em tradução livre) e o projeto Escritório Habitar, vinculados à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA). 

Na Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), destacam-se, por exemplo, pesquisas relacionadas à análise de qualidade da água e estudo de solos expansivos.

Empresa Júnior

Empresas Juniores são iniciativas formadas por estudantes de nível superior ou técnico que  realizam projetos em suas respectivas áreas de formação, comercializados a preços menores que os praticados pelo mercado. No curso de Engenharia Civil da UFCA, existe a Projetta Jr. Criada em janeiro de 2006, a empresa tem o objetivo de integrar os conhecimentos técnicos adquiridos por estudantes do curso de Engenharia Civil da UFCA à cultura do empreendedorismo. Assim, estudantes que participam da Projetta têm a oportunidade de colocar em prática a aprendizagem teórica adquirida durante sua formação acadêmica.

Integrantes da Projetta Jr. durante o 18º Encontro Cearense das Empresas Juniores, em julho de 2022. Foto: arquivo Projetta Jr.

Atualmente na Projetta, 29 estudantes desenvolvem atividades relacionadas à construção civil. A empresa está sob tutoria do professor da UFCA, Vicente Helano. Dentre os serviços oferecidos pela Projetta, está a criação de projetos arquitetônicos; de instalações elétricas e hidrossanitárias; projetos de prevenção e de combate a incêndio; além de orçamentos de materiais e insumos necessários para realização de uma obra.

A profissão de Engenheiro/a Civil na atualidade

A Engenharia Civil, como área do conhecimento, é uma das mais tradicionais no Ensino Superior brasileiro. A profissão  de engenheiro civil foi regulamentada em 1933, por meio do Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933. Hoje, estima-se que, segundo dados do Conselho Federal de Engenharia e  Agronomia (Confea), haja mais de 360 mil formados em Engenharia Civil com registro profissional ativo no sistema do Confea.

Com os avanços tecnológicos do século 21, o mercado profissional tende a ser mais exigente em relação às afinidades de profissionais da Engenharia Civil com aparatos eletrônicos. Sendo assim, os cursos dessa área buscam desenvolver técnicas de Ensino e aprendizagem que evidenciem habilidades de um mundo conectado, algo comum no perfil atual de estudantes recém-chegados à universidade.

Segundo Marcos Timbó, a inserção de conteúdos voltados para área da tecnologia ou da Inteligência Artificial (AI) são normalmente incorporados em projetos de pesquisa ou em disciplinas livres ofertadas por outros cursos do mesmo Centro Acadêmico: “De fato, muito se fala em Inteligência Artificial (IA), com emprego de métodos de análise de dados como Machine Learning e o Deep Learning; e uso de ferramentas para otimizar processos que necessitam de melhorias. [No entanto], a inserção deste conteúdo no curso ocorre em projetos de pesquisa, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou por meio de disciplinas livres oferecidas por outros cursos do CCT/UFCA, como Ciências da Computação e Matemática Computacional”, ressaltou.

Laboratório de Recursos Hídricos. Foto: Vitorino Silva – Dcom/UFCA

O coordenador complementa ainda que, nos últimos anos, a demanda do mercado de trabalho tem exigido do/a engenheiro/a civil o conhecimento em ferramentas focadas em metodologias do tipo BIM. Alguns professores da instituição já estimulam o aprendizado da metodologia BIM em sala de aula para a elaboração e integração de projetos de Engenharia, bem como divulgam esses conceitos para comunidade em geral, por meio de projetos de Extensão, como a Liga Acadêmica de BIM da UFCA.

Mercado de Trabalho

No Brasil, o mercado da construção civil está diretamente ligado à economia e, por esse motivo, tornou-se um dos principais aspectos para analisar o crescimento econômico do país. Desta forma, engenheiros/as civis recém-formados/as podem encontrar diversas possibilidades para ingressar no mercado de trabalho, mesmo em momentos de instabilidade econômica. O coordenador do curso de Engenharia Civil da UFCA afirma, contudo, que, para reduzir os efeitos desses momentos de oscilações do mercado, é necessário que o/a egresso/a do curso de Engenharia Civil busque sempre por novas capacitações.

“Para reduzir os efeitos destas oscilações econômicas, o profissional precisa ter um diferencial no mercado, pois atualmente a concorrência é alta (…). Para o egresso, o diferencial é conseguido a partir de capacitações constantes, se atualizando em feiras e congressos técnicos, buscando inovações e dominando novas tecnologias que permitam um aumento da produtividade e redução de custos da obra. Essas capacitações também podem ser obtidas por meio de cursos de curta duração e cursos de pós-graduação”.

Laboratório de Mecânicas dos Solos. Foto: Vitorino Silva – Dcom/UFCA

A região do Cariri, no sul do Estado do Ceará – onde a UFCA está localizada –, é uma área de grande importância geográfica e de constante expansão social e urbana. Nesse sentido, os professores do curso de Engenharia Civil, de acordo com Marcos Timbó, identificaram uma carência na capacitação de profissionais que trabalham em projetos de infraestrutura urbana nos municípios do Cariri. Como forma de diminuir possíveis impactos negativos no setor da construção civil na região, em  2023, o curso de Engenharia Civil planeja ofertar uma Especialização na área de Engenharia de Infraestrutura Urbana. O projeto de implementação dessa especialização foi aprovado no conselho do CCT/UFCA e, agora, segue para discussão do Conselho Universitário da UFCA. 

Utilizando uma abordagem que considera a natureza sistêmica e multidisciplinar dos problemas que afligem as cidades da região do Cariri, o principal objetivo do curso de especialização é atualizar e ampliar o conhecimento de profissionais da área ou de recém-formados em Engenharia Civil que queiram desenvolver projetos e gerenciar infraestruturas urbanas.

Projeto Pedagógico de Curso 

Em 2018, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Engenharia Civil na UFCA passou por uma atualização que ajustou a carga horária total da graduação e fez alterações na ordem de aplicação de algumas disciplinas do ciclo básico entre os semestres do curso. Marcos Timbó afirma que essas mudanças visam oferecer aos ingressantes um período de revisão de assuntos importantes de Matemática e Física: “A justificativa para isso foi oferecer aos ingressantes um período de revisão de assuntos importantes de Matemática e Física, vistos no nível médio, pois muitos estudantes têm dificuldades nas disciplinas dos dois primeiros semestres, como Cálculo e Física, aumentando a retenção/evasão do curso”, disse.

Sobre a questão da evasão e da retenção dos estudantes do curso, o coordenador ressalta que, após as mudanças no PPC, a taxa de evasão/retenção diminuiu, embora seja difícil afirmar que essa redução decorre apenas das mudanças no PPC, pois a adoção do ensino remoto, no período de pandemia da covid-19, pode ter influenciado os dados.

“Além de não ser possível comparar [a diminuição dos números de evasão/retenção com as mudanças no PPC], o Projeto Pedagógico de 2018 será substituído por uma nova estrutura curricular a partir de 2023.1. Em outubro de 2022, o curso fez um enorme esforço para ajustar o seu PPC às novas obrigações do Ministério da Educação (MEC), que contempla a exigência de integralização curricular das ações de Extensão de, no mínimo, 10% da carga horária das graduações e a implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o Ensino em Engenharia”, complementa Marcos Timbó.

“Acima de tudo, um engenheiro precisa ser curioso, criativo, persistente e lógico”

Flávio Pontes está  no curso de Engenharia Civil da UFCA desde 2020, após pedir transferência do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – onde ingressou em 2017, nessa mesma graduação. Ele explica que é comum, durante a graduação, os/as estudantes de Engenharia Civil mudarem de ideia em relação à área de atuação que pretendem seguir, assim como ocorreu com ele. 

“Comecei o curso certo de que me interessaria pela área de Estradas. Hoje, tenho bastante apreço pelas disciplinas de Estruturas e, provavelmente, quero seguir carreira na elaboração de projetos estruturais. Já tive oportunidade de estagiar na área e isso me deu um ânimo ainda maior”, disse. 

Flávio Pontes está atualmente no quinto semestre da graduação. Foto: Vitorino Silva – Dcom/UFCA

Falando sobre suas expectativas em cursar Engenharia Civil, Flávio ressalta que alguns estudantes escolhem essa graduação por serem bons em Exatas, embora ele aponte outros motivos para se tornar um bom profissional: “É muito comum encontrar estudantes dos primeiros semestres falando que escolheram ser engenheiros por seres bons em Matemática, ou porque “são de Exatas”. Porém, muitos chegam ao curso sem saber como é nossa profissão, que é extremamente diversa. Acima de tudo, um engenheiro precisa ser curioso, criativo, persistente e lógico”.

“A gente só entende a importância de disciplinas como Programação, Cálculo e Métodos Numéricos quando somos chamados a resolver problemas complexos”

Natural de Várzea Alegre-CE, Carlos Eduardo Duarte se formou no curso de Engenharia Civil da UFCA em 2019 e hoje é sócio em uma empresa local de construção civil. Ele trabalha com o desenvolvimento de projetos estruturais, projetos de instalações [elétricas e hidrossanitárias, por exemplo] e na execução desses projetos em residências de médio e de alto padrão.

Para os/as estudantes que pretendem seguir na criação de projetos estruturais, Carlos indica dar mais atenção às disciplinas do ciclo inicial do curso, que são aquelas do Conteúdo Básico, ofertadas normalmente até o quinto período: “A gente só entende a importância de disciplinas como Programação, Cálculo e Métodos Numéricos quando somos chamados a resolver problemas complexos”.

Durante a graduação, Carlos Eduardo foi bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT/UFCA) e também participou do Escritório Habitar – projeto vinculado à Proex/UFCA. Foto: arquivo pessoal

Ao escolherem cursar Engenharia Civil na UFCA, Carlos explica que é interessante para os/as estudantes buscarem por atividades práticas desde o início da graduação: “A quem quer trabalhar no seguimento de execução de obras em geral, eu sugeriria dar um foco maior nas atividades de estágio e nas visitas técnicas. Apesar de a nossa grade [curricular] não contribuir para isso, é interessante para os/as discentes buscarem a obra desde cedo”, reforçou.

Serviço

Curso de Engenharia Civil
engcivil.cct@ufca.edu.br