Interdisciplinar em Ciências Naturais

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 11/03/2024 às 21h50

Período
Vespertino e Noturno
Tipo
Presencial
Duração
3 anos
Vagas
14
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. PAULO GONCALO FARIAS GONCALVES

cienciasematematica.ife@ufca.edu.br

(88) 3221-9591

Sala das Coordenações do IFE

A Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (LICN) é um curso de graduação sediado no Instituto de Formação de Educadores (IFE), em Brejo Santo-CE.

O egresso terá uma formação em Ciências Naturais (Física, Química, Biologia e afins) para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), no Ensino Médio, na Educação Superior e nas diferentes modalidades de ensino da Educação Básica. Além disso, poderá atuar em diferentes espaços educativos formais e não formais, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura como: elaboração de materiais didáticos, projetos educacionais, consultorias educacionais, cursos de formação inicial ou continuada, orientações de trabalhos acadêmicos, avaliações educativas, entre outras atividades afins.

Com uma proposta curricular flexível, o(a) estudante poderá customizar a sua formação acadêmica, através de um rol de disciplinas optativas de diferentes áreas como: Matemática, Física, Química, Biologia, Educação, entre outras.

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I IFE0023 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Análise de propostas para o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática: os paradigmas educacionais na Educação em Ciências e Matemática, Experimentação; TIC's e recursos audiovisuais, resolução de problemas, modelos e modelagem, atividades lúdicas, textos paradidáticos.

Bibliografia
  • Ensino de ciências e matemática II temas sobre a formação de conceitos
  • A NECESSÁRIA RENOVAÇÃO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
  • O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
INFORMÁTICA EDUCATIVA IFE0026 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A internet e suas interfaces com a educação. A prática pedagógica pós-moderna e a participação do computador em sala de aula.

Bibliografia
  • Revista Informática e educação: teoria e prática
  • GABRIEL, M.. Educar: a revolução digital na educação.. 1. Saraiva. 2013
  • ALMEIDA, M. E. B.; ALONSO, M.; TERÇARIOL, A. A. L.. Tecnologias na formação e na gestão escolar.. 1. Avercamp. 2007
  • TEDESCO. J. C. (org).. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza. 1. Cortez. 2004
  • KASTRUP, V.. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. 1. Papirus. 1999
  • PROINFO/MEC. Programa Nacional de Informática na Educação
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
  • LAKATOS, E.M. et al.. Fundamentos de Metodologia Científica.. 7ª. Atlas. 2010
  • SEVERINO, A.J.. Metodologia do Trabalho Científico.. 23ª. Cortez. 2007
  • Metodologia do trabalho científico
PRODUÇÃO TEXTUAL IFE0028 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. A leitura como método de interpretação do discurso. 2. A interpretação de textos. 3. A produção escrita textual. 4. A diferença entre oralidade e escrita. 5. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. 6. Coesão e coerência. 7. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. 8. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.

Bibliografia
  • Machado, J.C.. Leitura e Produção de Textos. . UFSM. 2017
  • Volpato, G.L.. Guia Prático par Redação Científica. . Livraria e Editora Científica. 2015
  • André M.. O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. . ARTMED. 2012
  • Ministério da Educação. Produção Textual na Educação Escolar. . UNB. 2008
  • Van Fraassen, B.C.. A Imagem Científica. . UNESP. 2007
DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS IFE0089 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Educação para os direitos humanos e a cidadania. A percepção dos direitos humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de outros sujeitos de direito. Experiências de organização, práticas políticas e estratégias sociais de criação dos direitos humanos. Movimentos sociais e os Direitos Humanos.

Bibliografia
  • DORNELLE, João Ricardo W.. O que são Direitos Humanos. . Brasiliense. 2013
  • Lima, R. D. V.; Queiroz, G. R. P. C.. Educação em Ciências e Direitos Humanos: reflexão-ação em/para uma sociedade plural. . Multifoco. 2013
  • Andrade, M.; Lucinda, M. C.; Candau, V. M.; Paulo, I.; Sacavino, S.; Amorim.. Educação em Direitos Humanos e Formação de Professores. . Cortez. 2013
  • Andrade, M.; Lucinda, M. C.; Candau, V. M.; Paulo, I.; Sacavino, S.; Amorim.. Educação em Direitos Humanos e Formação de Professores. . Cortez. 2013
  • RABENHORST, Eduardo R.. O que são Direitos Humanos. . Universitária/UFPB. 2008
PRINCÍPIOS DE CIÊNCIAS NATURAIS IFE0288 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e Universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energia dos sistemas terrestres Vida e Ambiente. Ser Humano e saúde. Tecnologia e sociedade.

Bibliografia
  • Arlindo et al.. Interdisciplinaridade em Ciências Naturais. . Signus. 2000

Semestre 2

FÍSICA I IFE0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimentos em uma dimensão. Vetores. Movimentos em duas e três dimensões. As leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Energia e sua conservação. Sistemas de partículas e conservação do movimento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação. Equilíbrio e elasticidade.

Bibliografia
  • RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; JEARL, W. Fundamentos de Física. Mecânica. v. 1, 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
  • YOUNG, Hugh D., FREEDMAN, Roger A.; Física I. 12ª edição, Editora Pearson 2008.
  • TIPLER, P. A.; MOSCA, G.; Física para Cientistas e Engenheiros - Vol. 1 - Mecânica, Oscilações e ondas, Termodinâmica. 6ª Edição, Editora LTC 2009.
  • HEWITT, P. G. Fundamentos de Física Conceitual. 11ª Edição, Bookman, 2011
  • NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. Mecânica. v. 1, 4. ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2002.
  • VALADARES, E. C. Física mais que divertida - Inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 3. ed. Editora UFMG, 2012.
ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO IFE0017 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processo sociais básicos. Conceito de cultura. Natureza e cultura. relativismo cultural. Etnocentrismo. Diversidade cultural, focando os processo de educação, subjetividade e relações humanas nas suas dimensões culturais.

Bibliografia
  • O que é cultura. Brasiliense.
  • O que é educação.
  • O que é sociologia.
BIOLOGIA CELULAR IFE0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à biologia celular; células procarióticas e eucarióticas; métodos de estudo na biologia celular; estrutura e função das membranas biológicas, do cicloesqueleto e das organelas citoplasmáticas; parede celular; interações célula-célula e célua-matriz extracelular; núcleo interfásico e em divisão.

Bibliografia
  • ALBERTS, B. et al.. Biologia molecular da célula. 6. ed. Artmed. 2017
  • SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da Biologia, vol. 1 (Célula e Hereditariedade). 8. ed. Artmed. 2009
  • DE ROBERTIS, E.; HIB, J. Bases da biologia celular e molecular. 4. ed. Guanabara Koogan. 2006
CÁLCULO I IFE0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
  • Cálculo diferencial e integral - Guidorizzi, volume 1
DIDÁTICA GERAL IFE0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. 2. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. 3. Função social da escola no paradigma contemporâneo. 4. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. 5. Didática e tendências pedagógicas. 6. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola. 7. Organização do trabalho docente. 8. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. 9. Prática pedagógica e didática, a partir dos preceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.

Bibliografia
  • SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
  • TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação docente. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • VEIGA, Ilma Passos (org.). Lições de Didática. São Paulo: Papirus, 2006.
  • BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da Complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
  • FRIGOTTO, Gaudêncio. A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
  • PIMENTA, S. G. (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
  • LIBANEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? 13ed. São Paulo: Cortez, 2011.
  • CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2013.
QUÍMICA GERAL IFE0025 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.

Bibliografia
  • Peter Atkins. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e meio ambiente. . Bookman. 2006
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II IFE0029 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Planejar e desenvolver projetos de pesquisas interdisciplinares e materiais didáticos em ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática a partir da discussão de temáticas (Temas transversais) para o ensino fundamental, promovendo a apropriação do uso de técnicas de pesquisa pelo aluno.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 3

MATEMÁTICA I IFE0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Segmentos de reta, ângulos, triângulos, paralelismo, perpendicularidade, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculos, teorema de Tales e polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas. Cilindros, cone, esfera. Rotação de Euler.

Bibliografia
  • Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeo. Fundamentos de Matemática Elementar, vol. 9. 8 ed.. Atual. 2004
  • Osvaldo Dolce e José Nicolau Pompeo. Fundamentos de Matemática Elementar, vol. 10. 8 ed.. Atual. 2004
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III IFE0030 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Construção e validação de sequência de ensino de aprendizagem a partir dos projetos e materiais didáticos desenvolvidos LPPII. Organização e Desenvolvimento de Mostra de Materiais Didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIVERSIDADE BIOLÓGICA IFE0031 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Visão geral da diversidade biológica (de procariontes e eucariontes possuidores de tecidos verdadeiros). Sistemas de classificação dos seres vivos (artificiais e naturais). Nomenclatura binomial lineana e suas derivações. categorias taxonômicas e o sistema de hierarquias; Diversidade de procariontes e eucariontes (Procariontes, Fungos, Plantas e Animais). História evolutiva da diversidade biológica. Relações do homem com o seu ambiente; Fatores geradores da perda da biodiversidade e consequências; Importâncias das medidas de diversidade biológica e de sua manutenção.

Bibliografia
  • REECE, Jane B et al. Biologia de Campbell. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. xlv, 1488p. ISBN 9788582712160 (broch.). Número de chamada: 570 B615 10. ed. (BCBS)
QUÍMICA GERAL DOS SERES VIVOS IFE0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICA II IFE0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
  • RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; JEARL, W. Fundamentos de Física. Mecânica. v. 2, 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
  • YOUNG, Hugh D., FREEDMAN, Roger A.; Física II. 12ª edição, Editora Pearson 2008
  • TIPLER, P. A.; MOSCA, G.; Física para Cientistas e Engenheiros - Vol. 1 - Mecânica, Oscilações e ondas, Termodinâmica. 6ª Edição, Editora LTC 2009.
  • HEWITT, P. G. Fundamentos de Física Conceitual. 11ª Edição, Bookman, 2011.
  • NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica. Eletromagnetismo. v. 3, 4. ed. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2002.
  • VALADARES, E. C. Física mais que divertida - Inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 3. ed. Editora UFMG, 2012.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0034 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
  • A Construção Social do Conceito de Infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas

Semestre 4

QUÍMICA INORGÂNICA I IFE0036 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

propriedades periódicas; Oxigênio, Hidrogênio; Água; Coloides; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não metais; Primeira série dos metais de transição, Gases Raros. Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica I.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATEMÁTICA II IFE0037 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e Matemática.

Bibliografia
  • Wilton De O. Bussab & Pedro A. Morettin. Estatística Básica. 6ª Edição. Saraiva. 2010
ANATOMIA HUMANA IFE0038 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fornecer conhecimentos básicos sobre anatomia humana dos diferentes sistemas orgânicos. Princípios gerais de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Bibliografia
  • DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana, Sistêmica e Segmentar. 3 ed.São Paulo: Atheneu, 2007. FRANK H. Netter. Atlas de Anatomia Humana. 4 ed. Rio de Janeiro, Campus, 2008. GRAAF; V. de. Anatomia Humana. 6 ed. São Paulo, Manole, 2003. SOBOTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
  • GRAY?GOSS, C. M. Anatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001. NETTER, F. H. Atlas de Anatomia Humana. São Paulo: Atheneu, 2004. SPENCE, A. P. Anatomia Humana Básica. São Paulo: Manole, 2002. TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. WOLF?HEIDEGGER, A. Atlas de Anatomia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL IFE0039 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. História da Educação no Brasil; 2. Organização do sistema escolar brasileiro; 3. Legislação educacional; 4. Níveis e modalidades de ensino e da educação básica; 5. Formação dos profissionais da educação; 6. Política educacional; 7. Gestão educacional; 8. Financiamento da educação; 9. Avaliação do sistema educacional brasileiro.

Bibliografia
  • Sofia lerche Vieira. Educação Básica: política e gestão da escola. 1. Liber livro. 2008
  • José Carlos Libâneo; João Ferreira Oliveira; Mirza Seabra Toschi. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 3. Cortez Editora. 2006
ELETRICIDADE E MAGNETISMO I IFE0040 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Cargas elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, Lei de Gauss, aplicações da Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I IFE0306 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

A referida disciplina abordará a situação do ensino de Ciências na realidade escolar, realizando observações participantes nas escolas do ensino básico, mais especificamente no Ensino Fundamental. Além disso, serão realizadas visitas a planetários; museus; e laboratórios de Química, Física, Biologia e Matemática. Serão realizadas atividades de estágio de observação e apoio ao professor, refletindo sobre a importância, o que e o como observar, bem como o registro reflexivo. Serão debatidas questões relativas às habilidades de ensino, em forma de aulas simuladas, com a elaboração e implementação dessas aulas.

Bibliografia
  • PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8. Cortez. 2017

Semestre 5

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DA MATEMÁTICA IFE0070 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Didática Geral e Didática das Ciências e da Matemática. Epistemologia e Didática das Ciências e da Matemática. Conceitos em destaque na didática das ciências e na Matemática. O que ensinar em ciências? O que ensinar em Matemática? Intervenções Didáticas e Sequencias Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático. Avaliação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0071 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina de caráter teórico e prático, procura fornecer as ferramentas metodológicas necessárias à reflexão teóricas da pesquisa em educação. Visa abordar os pressupostos, a epistemologia da pesquisa em educação, os aspectos teórico-metodológicos de projetos de pesquisa. Analisará alguns instrumentos e os aspectos relativos à sua construção, validação e cientificidade; as possibilidades de análise de informações.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II IFE0307 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0079 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em Pedagogia”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0081 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
  • GESSER, Audrei.LIBRAS, que língua é essa. Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III IFE0308 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Ementa

A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem da docência: a articulação da teoria e da prática. O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Elaboração, implementação e avaliação de planos de ensino, em situações reais. Estágio de regência: elaboração, implementação e avaliação de plano de aula. Registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor. A aprendizagem da docência – a articulação da teoria e da prática: analisando as experiências vivenciadas nas diferentes situações de estágio à luz de referenciais teóricos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

CÁLCULO II
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ORGÂNICA I
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Princípios fundamentais da química orgânica, aspectos estruturais e eletrônicos das moléculas orgânicas, incluindo classificação dos principais intermediários de reação. Correção entre estrutura e propriedades químicas e físicas de substâncias orgânicas representativas. Mecanismo de substituição via radicais livres, adição e substituição eletrofílica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Introdução à embriologia; Introdução ao desenvolvimento animal; Visão geral do desenvolvimento embrionário (segmentação, gastrulação e organogênese); Anexos embrionários; Visão geral do desenvolvimento embrionário humano; Folhetos embrionários e formação dos tecidos humanos; Teratologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GEOMETRIA ANALÍTICA VETORIAL
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em R2 e R3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Matriz curricular do curso. Áreas de atuação profissional do formado em uma licenicatura interdisciplinar em ciências naturais. Programas de Pesquisa, Extensão, Cultura e Ensino da UFCA.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOFÍSICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Introdução à Biofísica; Fenômenos Ondulatórios; Fluidos em Sistemas Biológicos; Fenômenos Elétricos nas Células; Fenômenos de Superfície; Física das Radiações

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Juros e descontos: simples e composto; séries de pagamentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO A LÓGICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Introdução à Lógica Formal. Proposições e Operações Lógicas. Cálculo Proposicional. Álgebra das Proposições. Argumento e Linguagem Matemática: definição; tipos de demonstração; teorema; postulado; corolário. Resolução de Problemas de Lógica Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NOS ECOSSISTEMAS
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Conceitos básicos sobre níveis de organização, condições, recursos e ninho ecológico. Interações intraespecíficas: sociedade, colônia, canibalismo e competição intraespecífica. Interações interespecíficas: mutualismo, comensalismo, amensalismo, predação, parasitismo e competição interespecífica. Aspectos evolutivos das interações ecológicas. Interações ecológicas e sua importância para a manutenção de populações, comunidades e ecossistemas. Mudanças globais e seus efeitos nas interações ecológicas. Aplicações ecológicas no nível das interações entre populações.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE EDUCOMUNICAÇÃO
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Comunicação e Educação: relações entre 2 campos de saber distintos. O que é a Educomunicação? Fundamentos epistemológicos da Educomunicação. A formação docente a partir dos meios de comunicação em massa (Internet, TV, Rádio, jornal). Mitos acerca do uso da mídia em sala de aula.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS COM CURRÍCULO
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Tem como proposta desenvolver abordagem teórico-metodológica, focada nas situações educativas da integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e Currículo. Propiciando ao estudante de graduação maturar o estabelecimento de inter-relações entre os campos de conhecimentos tendo como meta a interdisciplinaridade, o envolvimento com novos saberes e que lhe permita repensar e ressignificar sua futura prática pedagógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NOVAS TECNOLOGIAS E EAD
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Estuda os paradigmas atuais da sociedade em seus processos de informatização. Uso das tecnologias nos níveis de ensino que compõem a educação básica brasileira, afim de facilitar a aprendizagem discente. Políticas públicas de acesso à educação à distância através da tecnologia na escola. Prática pedagógica de utilização de novas Mídias digitais e Tecnologias através de um viés político-educacional.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO I – MATEMÁTICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Geometria plana e geometria espacial (cálculo de perímetros, áreas e volumes dos polígonos/sólidos notáveis). Didática para o ensino de matemática. Construção de modelos. Uso de softwares para o ensino de matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO II – BIOLOGIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Elaboração de materiais didáticos para o ensino do conteúdo das disciplinas de “Morfologia dos Seres Vivos” e “ Interações Ecológicas nos Ecossistemas” para crianças e jovens discentes dos anos finais do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO III – QUÍMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Elaboração de materiais didáticos para o ensino do conteúdo da disciplina de “Química do Cotidiano” para crianças e jovens discentes dos anos finais do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

A Classificação e filogenia dos seres vivos: vírus e os cinco reinos. Níveis de organização e complexidade da vida. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos: cianobactérias, algas, briófitas, pteridófitas, esponjas, cnidários, platelmintos, asquelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos, protocordados, peixes e anfíbios.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Epidemiologia. Caracteres e estrutura epidemiológica. Epidemias e vigilância epidemiológica. Epidemiologia analítica. Introdução ao estudo do sistema de saúde brasileiro, programas de políticas de saúde pública à partir dos condicionamentos sócio políticos histórico e econômicos, possibilitando a revisão crítica, seja da análise dos papéis desempenhados pelas instituições e profissionais da área, seja da produção do planejamento em saúde no Brasil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOINFORMÁTICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Identificar sequências de DNA e proteínas, traçar analogias, identificar regiões específicas do genoma onde atuam doenças, gerar árvores filogenéticas, predizer estruturas protéicas. Principais bancos de dados online e seu uso na mineração de dados biológicos. Estudos de modificações pós-traducionais, predição de glicosilação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO A GEOCIÊNCIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

As ciências geológicas e seus diversos ramos. Característica da crosta terrestre. Dinâmica interna da crosta terrestre. Escala geológica. Fóssil. Paleobiologia. Os minerais. Magmatismo. Caracterização das rochas magmáticas. Metamorfismo. Rochas metamórficas. Rochas sedimentares. Geologia do carvão e do petróleo. Hidrogeologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FISIOLOGIA VEGETAL
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Água na planta. Nutrição mineral de plantas. Fotossíntese e respiração. Translocação de solutos nas plantas. Crescimento e desenvolvimento das plantas. Hormônios e reguladores de crescimento. Adaptações fisiológicas a diferentes ambientes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO E SAÚDE
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Concepção de educação, saúde, sociedade, e cidadania, a partir das perspectivas educacionais existentes na saúde. A educação em saúde no processo de trabalho como geradora de um ser saudável e comprometido com o autocuidado individual e coletivo. Gênero e reprodução; A melhora da saúde ao longo do ciclo de vida; Saneamento, saúde e ambiente; Bioética e pesquisa em saúde.Organização de cartilhas com instruções de como manter uma boa saúde e evitar problemas em seu ambiente de trabalho e domiciliar, com divulgação na faculdade, escolas ou em eventos relacionados.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROTEÍNAS VEGETAIS
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Metabolismo de proteínas vegetais, Lectinas. Inibidores de proteases - inibidores de alfa-amilases. Arcelinas e proteínas relacionadas. Defensinas vegetais. Toxinas (CNTX. SBTX, ureases etc.). Proteínas inibidoras de ribossomos (RIPs).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NANOTECNOLOGIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Conceito e Fundamentos da Nanotecnologia. Morfologia de Materiais Nanoestruturados. Blocos de Construção: nanotubos, nanofios e nanopartículas. Técnicas e Ferramentas de Manipulação Molecular e Atômica. Aplicações nas áreas das Ciências.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Princípios gerais da divulgação científica: tendências e escolas. História da divulgação científica no Brasil. Os diferentes veículos: revistas, jornais, cinema, televisão, computadores, museus, exposições, conferências, peças publicitárias. Fontes de divulgação científica: cientistas e/ou jornalistas. Alvos da divulgação científica: escolares em vários níveis, estudantes universitários, professores de nível superior e o público amplo não setorizado.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Histórico da ciência e da tecnologia como construções humanas, inseridas em contextos sociais específicos. Diferença entre conhecimentos científicos e tecnológicos. O acúmulo do conhecimento tecnológico e os processos de ruptura dos modelos. O século XX e a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Alfabetização científica e tecnológica numa perspectiva de educação científica escolar.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Breve histórico da Astronomia. Movimentos Aparentes dos Astros sobre a Esfera Celeste.O Sistema Solar.OSistema Terra-Lua.Noções de Cosmologia: formação do Universo; galáxias; classificação das galáxias; nebulosas; aglomerados estelares; lei de Hubble; destino do Universo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS DE GEOFÍSICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

A Terra e suas origens, O interior da Terra, Tectônica Global; Atmosfera, clima e mudanças climáticas; Planeta Terra: passado, presente e futuro.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Mecânica da Energia. Conservação de Energia. Radiação solar: Características e Aquecimento, interação com a atmosfera e a biosfera e Balanço da energia radiante. Poluição do Ar e Uso de Energia. Aquecimento global e resíduos de calor. Eletromagnetismo e Geração de Eletricidade; Eletricidade de Fontes Solares, Eólicas e Hídricas. Energia Nuclear: Fissão. Efeitos e Usos da Radiação. Energia Geotérmica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CÁLCULO III
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATEMÁTICA III
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO II
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Campo Magnético. Fontes de Campo Magnético. Lei de Biot-Savart.Lei de Ampère. Força magnética. Indução magnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz.Circuito RL. Oscilações eletromagnéticas e Correntes Alternadas. Circuito RLC. Equações de Maxwell. Espectro eletromagnético.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA INORGÂNICA II
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Teoria moderna da estrutura eletrônica; das teorias das ligações químicas covalentes e iônicas; da química dos compostos de coordenação; as teorias de ligações covalentes (teoria das ligações de valência teoria do campo cristalino e teoria dos orbitais moleculares) aplicadas a compostos de coordenação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ORGÂNICA II
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Estudo de grupos funcionais e as principais reações orgânicas: Exemplos de conversões funcionais variadas e sínteses orgânicas simplificadas; Exemplos de moléculas com propriedades físicas e/ou químicas e/ou biológicas interessantes e/ou com aplicações no cotidiano.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Origem da vida na Terra. Surgimento das primeiras formas de vida (procariontes→eucariontes). Introdução ao pensamento evolucionista. Lamarckismo x Darwinismo. Especiação (conceito e tipos). Provas da evolução biológica. Teoria Moderna da Evolução. Fundamentos de sistemática filogenética; Construção e interpretação de cladogramas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTOLOGIA ANIMAL
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Tecido epitelial (de revestimento e secretor); Tecido conjuntivo (características gerais e tecido conjuntivo propriamente dito); Tecido adiposo; Tecido cartilaginoso; Tecido ósseo; Tecido hematopoiético; Tecido sanguíneo; Tecido muscular e Tecido nervoso. Morfofisiologia e histogênese dos tecidos animais e humano.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CÁLCULO IV
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÓTICA E FÍSICA MODERNA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Natureza e propagação da luz.Interferência eDifração.Relatividade. Fótons e Ondas de Matéria.Radiação de um corpo negro.Teoria quântica de Planck.Efeito fotoelétrico.Efeito Compton. A equação de Schrodinger; Princípio da Incerteza de Heisenberg. O modelo atômico de Bohr. Princípio da correspondência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICO QUÍMICA I
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Sólidos, líquidos e gases. Termodinâmica: 1º, 2º e 3º princípios. Termoquímica.Propriedades coligativas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ANALÍTICA I
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Agentes Oxidantes e Redutores, Reações de precipitação e de oxi-redução. Equilíbrio Químico em Solução Aquosa, Equilíbrio.Químico em meio Heterogêneo. Equilíbrio de Complexação, Formação e dissolução dos precipitados. Análise por via seca e úmida. Analise sistemática de cátions e ânions.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Educação Matemática como campo de atuação e de pesquisa; Tendências investigativas e metodológicas para o Ensino de Matemática; Construção de oficinas para o ensino de Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INVERTEBRADOS
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Princípios zoológicos e a Ciência da Zoologia; Características gerais dos animais; Classificação e filogenia dos animais; Poríferos; Cnidários; Platelmintos, Nematelmintos; Moluscos; Anelídeos; Artrópodes; Equinodermos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Características principais, ciclo de vida e classificação, importância ecológica, econômica e distribuição geográfica dos principais grupos de plantas avasculares (Briófitas), vasculares sem sementes (Pteridófitas) Sistemas de classificação; Grupos taxonômicos; tipos nomenclaturais; origem e evolução das Cryptogamae; Incluindo: algas, líquens e musgo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FISIOLOGIA HUMANA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Compreender e analisar o funcionamento dos seus diferentes órgãos do corpo humano, conhecimentos básicos de sua estrutura a nível macro e microscópico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ECOLOGIA GERAL
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Ecologia: conceito, histórico, importância e relações com outras ciências. Natureza e dinâmica dos ecossistemas. Níveis de organização; Ecologia de populações; Estrutura das comunidades; os grandes biomas terrestres e aquáticos. Interações entre espécies: intra-específicas e interespecíficas. Conceitos de habitat, nicho ecológico e guilda. Gradientes de diversidade de espécies e seus fatores determinantes. Efeito antrópico sobre as comunidades bióticas. Conservação da diversidade biológica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Introdução à Bioquímica e seus fundamentos. As biomoléculas e suas propriedades. A importância da água nos sistemas biológicos. Propriedades da água. Conceito de pH e soluções tampão. Fundamentos de termodinâmica. As biomoléculas: aminoácidos, proteínas, enzimas; carboidratos; os lipídios. Metabolismo: catabolismo e biossíntese de moléculas. Metabolismo de ácidos nucléicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Experimentação no ensino de Biologia. Construção de materiais para apoio ao ensino de Biologia. Planejamento pedagógico e ferramentas didáticas. Discussão e construção de processos e materiais didáticos a partir das realidades das escolas. Jogos e brincadeiras no processo ensino-aprendizagem. Proposta de projetos educacionais inovadores em Biologia na rede de Ensino Básico. Utilização de diferentes mídias no ensino de Ciências.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PARASITOLOGIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Considerações gerais sobre parasitismo. Biologia dos parasitos. Estudos dos principais grupos de protistas, helmintos, moluscos, artrópodes parasitos ou vetores de doenças ao homem, considerando os ciclos biológicos, os mecanismos implicados no parasitismo e os aspectos taxonômicos fisiológicos, ecológicos e evolutivos. Aspectos morfológicos, biológicos e ações patogênicas. Formas clínicas, sintomas, diagnóstico, epidemiologia, prevenção e tratamento das parasitoses.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CORDADOS
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Origem evolutiva, Biologia, morfologia e diversidade de Chordata. Os vertebrados: peixes, anfíbios, répteis (incluindo aves) e mamíferos. Características gerais dos cordados, vertebrados, tetrápodes e amniotas. Treinamento e demonstração de métodos de estudo dos organismos. Vertebrados como indicadores ambientais. Importância econômica e cultural dos vertebrados. A fauna brasileira dos vertebrados no cenário da biodiversidade mundial. Fauna ameaçada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BOTÂNICA FANEROGÂMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Características principais, ciclo de vida e classificação, importância ecológica, econômica e distribuição geográfica dos principais grupos de plantas vasculares com sementes (Gimnospermas e Angiospermas); Organização interna do corpo vegetal, células e tecidos. Embrião. Tecidos vegetais. Sistemas condutores. Estruturas secretoras. Estrutura da Raiz. Estrutura do Caule. Estrutura da folha. Estrutura da flor. Estrutura do fruto e semente. Evolução das Plantas Vasculares terrestres; Morfologia de órgãos vegetativos e reprodutivos de Gimnospermas e Angiospermas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GENÉTICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Genoma, fluxo da informação gênica; Leis da Genética; padrões de herança (autossômica, sexual e citoplasmática); Grupos sanguíneos; Ligação gênica; Interação Gênica e epistasia; Herança quantitativa; Mutação gênica; Alterações cromossômicas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MICROBIOLOGIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Conhecimento das normas básicas de funcionamento de um laboratório de microbiologia e das principais técnicas usadas para grupos diferentes de microrganismos. Morfologia, citologia, fisiologia e genética de microrganismos. Controle de microrganismo, ecologia microbiana, microbiologia do solo, microbiologia da água, microbiologia do ar, microbiologia dos alimentos, microrganismo patogênicos e microrganismos em bacteriologia. Sequenciamento de genoma de microrganismos. Interação dos microrganismos com meio ambiente e com organismo-hospedeiro. Importância econômica de microrganismos. Controle de microrganismos por agentes químicos e físicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Biologia da Conservação; Biodiversidade; Extinções; Fragmentação e Metapopulações; Conservação de genes, espécies, populações, comunidades e ecossistemas; Conservação in situ vs. ex situ; Espécies representativas (surrogatespecies); Seleção de áreas para conservação; Redes de conservação; Manejo e restauração.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÁLGEBRA LINEAR
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Espaço e subespaço vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência lineares. Bases e dimensão de um espaço vetorial. Mudança de base. Transformações lineares. Aplicações lineares e matrizes. Teorema do Núcleo e da Imagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TERMODINÂMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Calorimetria – escalas de temperatura. Temperatura e lei zero da termodinâmica. Primeira lei da termodinâmica e aplicações. Segunda lei da termodinâmica. Máquinas térmicas. Potenciais termodinâmicos (Entalpia, potencial de Gibbs, Helmholtz). Propriedade dos gases ideais. Teoria cinética dos gases (distribuição de velocidades de Maxwell). Transições de Fase.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICA EXPERIMENTAL I
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Atividades práticas de laboratório e/ou experiências computacionais com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física: Movimento em uma, duas e três dimensões. As Leis de Newton (Primeira, Segunda e Terceira Lei de Newton). Tipos de forças. Dinâmica de uma partícula. Trabalho e energia. Conservação de energia. Sistemas conservativos e dissipativos. Sistemas de partículas, colisões, cinemática e dinâmica da rotação. Momento angular. Equilíbrio dos corpos rígidos. Gravitação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA FÍSICA I
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

O desenvolvimento da Física e o impacto de suas descobertas para a sociedade. Física na Antiguidade Ocidental e os présocráticos; Física de Aristóteles; o Universo de Ptolomeu; Física na Idade Média: Cinemática e Dinâmica de Oresme e Buridan; Revolução Copernicana, Brahe e Kepler; Galileu e a Matematização da Natureza; Newton e o Mecanicismo; A Física e a Revolução Industrial: a Termodinâmica; Leis de Conservação; O Eletromagnetismo no Século XIX; As revoluções científicas de Einstein e Planck; A Física no Mundo Contemporâneo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA I
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Análise de livros didáticos para o ensino de Física. Resolução de problemas em Física. Concepções espontâneas. O papel da Matemática na construção e no ensino da Física. Laboratório didático e atividades experimentais no ensino de Física. Avaliação da aprendizagem em aulas de Física, em vestibulares e em exames oficiais. Elaboração e desenvolvimento de planos de aula para o ensino médio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICA EXPERIMENTAL II
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Atividades práticas de laboratório e/ou experiências computacionais com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física: Propriedades da matéria: densidade, elasticidade. Estática e dinâmica dos fluidos. Oscilações e movimento harmônico simples. Amortecimento e ressonância. Movimento oscilatório, ondas elásticas, acústicas e propriedades térmicas da matéria.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA II
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Estratégias e organização de propostas de Ensino de Física sob diferentes perspectivas, a exemplo de: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Situação de Estudo; Abordagem Temática; Unidades de aprendizagem; História e Filosofia das Ciências em contextos de sala de aula; Perspectivas contemporâneas para o ensino de Física – abordagens sociais/culturais (literatura, teatro, museus etc). Elaboração e desenvolvimento de planos de aula para o ensino médio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICA EXPERIMENTAL III
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Atividades práticas de laboratório e/ou experiências computacionais com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física: Carga elétrica, Lei de Coulomb, Campo elétrico, Lei de Gauss, potencial elétrico, corrente elétrica, resistência elétrica, resistividade, circuitos de corrente contínua, geradores químicos e térmicos de força eletromotriz, propriedade dos dielétricos, capacitância e capacitores, campo magnético, força eletromotriz induzida, Lei de Biot-Savart, Lei de Ampère.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATEMÁTICA IV
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Trigonometria: medidas de arcos e ângulos. Circunferência trigonométrica. Funções trigonométricas e inversas. Equações e Inequações Trigonométricas. Números Complexos: Conceitos, operações e trigonometria dos complexos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TEORIA DOS NÚMEROS
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Leis Fundamentais dos Números Inteiros e suas propriedades; Teorema Fundamental da Aritmética; EquaçõesDiofantinasLineares;Congruências; EquaçõesMódulo N;Teoremas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

A pesquisa em Educação Matemática no Brasil; Metodologia da Investigação em Educação Matemática; Apresentação da investigação científica; Elaboração de projeto de pesquisa; Elaboração de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores; As potencialidades didático-pedagógicas de um laboratório de Educação Matemática mediado pelas tecnologias digitais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE NA RETA I
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Sequências e séries de números reais. Topologia da reta. Sequências e séries. Limites de funções. Funções contínuas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Abordar aspectos da matemática: Construção de conceitos, teoremase demonstrações e sua evolução (A matemática no Oriente Antigo. A matemática na Antiguidade Clássica. A matemática na Idade Média e Renascença. A matemática na Idade Moderna. A matemática após a Revolução Francesa. Aspectos da matemática no século XXI. A matemática na era das tecnologias digitais). Filosofia da Matemática: a filosofiada natureza de Platão e Aristóteles. O Positivismo Lógico. As ideias de Popper. Lógica e Ordenação do Pensamento. O Método Indutivo no Renascimento Científico: Bacon, Galileu e Newton. A abordagem destas tendências em sala de aula.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Aplicação de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática. Processo de coleta de informações e constituição de um material de estudo; Processo de sistematização e análise das informações; Redação e apresentação da pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Relações e funções. Relação de ordem. Relação de equivalência. Os números inteiros (axioma e propriedades). Teoria dos grupos (teorema de Lagrange e homomorfismo). Grupo das permutações. Anéis. Polinômios e elementos da teoria dos corpos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICO-QUÍMICA II
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Cinética. Equilíbrio químico e físico. Eletroquímica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ANALÍTICA II
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Introdução à análise química, Erros e tratamento estatístico Erros nas análises químicas, estudos de métodos analíticos gravimétricos, volumétricos. Gravimetria e Volumetria, soluções padrões primárias e secundárias, estudo das curvas de titulação; complexos mono e polidentados.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Evolução histórica do ensino de Ciências: Conhecimento do senso comum versus conhecimento científico. Bases epistemológicas do ensino de Química. Métodos de ensino aplicados ao ensino de Química.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Análise, elaboração e validação de recursos didáticos para o ensino de Química.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA QUÍMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Química na pré-história. A problemática do conhecimento e a sua relação com a Química. Os conhecimentos da matéria na antiguidade e as concepções teóricas dos filósofos gregos. Pedagogia da essência X pedagogia da existência. O Período da alquimia e a filosofia medieval. O período da iatroquímica. revolução científica no século XVII. As primeiras teorias científicas: o Flogístico e a teoria da oxidação de Lavoisier. O período da Química Pneumática. A química no século XVIII. A influência das ideias positivistas na ciência química. A química no século XIX; as ideias de Dalton, Berzelius, etc. A emergência da química orgânica. A estruturação da química mineral. O nascimento da físico-química. Alguns aspectos da química contemporânea: As críticas epistemológicas e pedagógicas e suas perspectivas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TIC'S NO ENSINO DE QUÍMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Analisar, validar e desenvolver materiais didáticos para o ensino de Química com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DINÂMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Morfologia geométrica. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferências. Retificação e concordância. Equivalência. Curvas em espirais e traçados das ovais. Curvas cônicas e curvas ciclóides. Circunferências tangentes. Curvas especiais. Escalas. Geometria Dinâmica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Tratamento Estatístico dos Resultados Experimentais e Métodos Gráficos, Experimentos relacionados aos tópicos: gases, termodinâmica química, cinética, eletroquímica, equilíbrio, soluções e propriedades coligativas e fenômenos de superfície.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Métodos espectroscópicos: absorção atômica e molecular e emissão atômica. Métodos de separação: eletroforese e cromatografia gasosa e líquida. Métodos eletroquímicos: potenciometria e voltametria.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO A NANOTECNOLOGIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Introdução à nanotecnologia; Técnicas de preparação de nanomateriais; Técnicas de caracterização de nanomateriais; Estrutura, propriedades e aplicações de materiais nanoestruturados.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA AMBIENTAL
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Química dos solos, da atmosfera e da hidrosfera e das interações entre esses diferentes ecossistemas com uma abordagem sobre as transformações do meio ambiente e monitoramento dos processos poluentes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETOS NO ENSINO DE QUÍMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Tendências pedagógicas da prática escolar (Alfabetização Científica e Abordagem CTSA). Elaboração de Projetos Didáticos. Projetos Didáticos e seu campo de ação. Componentes da ação pedagógica. Temáticas atuais para o ensino de Química. Exemplos de projetos didáticos. Recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem. Análise de projetos pedagógicos no campo da Química para o Ensino Fundamental e Médio e elaboração de um projeto didático.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Definições de experimento, o trabalho de laboratório e trabalho prático. Concepções de professores sobre o papel da experimentação. O papel da experimentação no ensino de química: possibilidades, justificativa e limitações com relação à aprendizagem. Relação entre o experimento empregado e a metodologia científica. Proposta de novos experimentos a serem realizados em sala de aula ou em laboratórios de escolas de ensino médio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIROLOGIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Características gerais dos vírus. Conceitos básicos da Virologia. Interação vírus-célula. Diagnóstico laboratorial das infecções virais. Principais vírus de interesse social. Prevenção de doenças causadas por vírus. Principais aspectos da resposta imune contra os vírus.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Da Ética à Bioética. Ética e existência humana: Intervenção na Natureza. Consequências morais da revolução biológica. Bioética: aspectos globais de sua gênese e desenvolvimento. Aplicação dos princípios bioéticos aos problemas atuais. Bioética e desenvolvimento científicotecnológico. Comitês de Ética. Biossegurança e bioética. Bioética e ecologia. Indicadores de humanidade. Valor da vida humana: a ambiguidade. A moral tradicional e a Bioética. A morte do ser humano. Bioética e responsabilidade. A experimentação com seres humanos. Legislação que rege o Biólogo. Conselho Federal e Regionais. Áreas de atuação do biólogo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Tipos e estruturas de dados simples: constantes, variáveis, escalares, cadeia de caracteres, conjuntos, vetores, matrizes. Expressões e comandos de atribuição. Comandos de entrada e saída. Introdução de uma linguagem de programação científica: Fortran 77/90/95 ou C/C++. Introdução a métodos numéricos: operações numéricas básicas, problemas de contorno e de autovalores, soluções de sistemas dinâmicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Identificar os principais tipos de impacto ambiental. Aplicar os principais métodos de avaliação de impacto ambiental. Identificar e interpretar a importância dos estudos do Impacto ambiental. A abrangência da questão ambiental e a perspectiva do ecodesenvolvimento. Histórico da avaliação de impacto ambiental. Definição do escopo de EIA (Estudos de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental). Previsão de impactos sobre os meios físico e biológico e medidas mitigadoras. Sistema de licenciamento; Política Nacional de Meio Ambiente. Impactos na agropecuária, agroindústria e indústrias em geral; O turismo como gerador de impactos; Atividades de mineração; Impactos ambientais ligados à infra-estrutura das cidades; Ecodesenvolvimento e noções de Desenvolvimento Sustentável. Estudos com Fauna e flora no âmbito da avaliação de impacto ambiental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO SEXUAL NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Ressignificação do conceito e principais abordagens da Educação Sexual; Estudos Culturais pós-estruturalistas. Gênero, sexualidade e corpo na perspectiva multicultural e dos direitos humanos. Conceitos chave: Pluralidade Cultural, heteronormatividade, masculinidades e feminilidades, diversidade sexual, homofobia, relações de poder e hierarquias de gênero, preconceito, discriminação e violências.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA E HISTÓRIA DA BIOLOGIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

O surgimento da biologia como ciência. As tentativas de definir a vida. Hipóteses de origem da vida. A teoria celular. Da teoria da força vital a bioquímica moderna. Os sistemas de classificação da vida de Carol Linnaeus a Willi Hennig. A evolução biológica desde Maupertuis, Diderot, Erasmus Darwin, Lamark, Wallace, Charles Darwin e o Neodarwinismo. Genética mendeliana e a genética molecular moderna. Ernest Haeckel e a história da ecologia. Conceitos de biodiversidade. Abordagens socioculturais e pós-modernas no campo da Biologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMINÁRIOS DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Abordar tópicos com artigos científicos e conteúdos nas áreas de Bioquímica e Biologia Molecular. Elaboração e apresentação de seminários sobre temas na área de Bioquímica e Biologia Molecular

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

A história da educação na perspectiva epistemológica. A história da educação com ênfase na pedagogia. Introdução ao estudo da História da Educação e sua relação com diferentes sociedades e culturas nos diversos contextos históricos: Educação nas sociedades autóctones, na Antiguidade Clássica, na Idade Média, na Modernidade e Contemporaneidade. A história das ideias pedagógicas no mundo e no Brasil e a relação com as teorias educacionais. O reflexo da presença da instituição escolar na educação no contexto histórico brasileiro. A educação brasileira no Período Colonial e na República.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Cuidar e educar. A dimensão lúdica na criança. Precursores da educação e as concepções de criança, infância e educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –9394/96 e Diretrizes Curriculares Nacionais). A formação e o papel do professor na Educação Infantil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

O que é a educação especial? Introdução aos estudos acadêmicos a respeito da inclusão e da educação especial como campo de investigação. O que significa ser “especial”? Inclusão e Política educacional. O conceito de “incluir” na sociedade contemporânea.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Abordagem das concepções educacionais, dos princípios sócio-filosóficos e suas correntes analíticas de pensamento. Teorias sociológicas da educação. Principais autores: Comte, Durkheim, Max Weber, Gramsci, Bourdieu e Florestan Fernandes. A sociologia e suas relações com a Educação. O estudo da sociedade e sua influência sobre o sistema educacional. Sociologia, Filosofia, Educação e Sociedade: a escola como agente de transformação social e como agente de reprodução das relações de poder. Teorias filosóficas da educação. A filosofia da educação e sua importância na compreensão dos modos de agir do ser humano. Correntes filosóficas nos contextos históricos: antiguidade, medievo, modernidade e contemporaneidade e suas relações com a educação. Algumas tendências pedagógicas e o olhar filosófico. Filosofia, educação e prática docente. Filosofia do cotidiano escolar e a prática docente. Filosofia, Educação e Sociedade. Ética e moral, e suas influências na prática pedagógica. O método científico: conceituação e etapas. A filosofia na escola. Ética. Fundamentos sociológicos e filosóficos e educacionais das relações entre educação e sociedade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

A questão ambiental e a relação com educação. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. A educação como fator de defesa do patrimônio natural/cultural. Desenvolvimento sustentado e planejamento ambiental. Conservação e valorização ambiental. O estudo do meio enquanto componente curricular para o ensino de crianças e jovens. Análise das tendências em educação ambiental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

O que é a pesquisa acadêmica. A pesquisa como fonte de sustentação da vida universitária. Como elaborar um projeto de pesquisa. A importância da clareza na escrita de um projeto acadêmico. Prática pedagógica de formatação de um projeto de pesquisa, a partir dos preceitos científicos vistos na disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E PROGRAMAS ESCOLARES
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Interpreta o currículo e a avaliação como campos de estudo e de investigação. Estuda as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Aborda as concepções, tipos e dimensões da avaliação. Analisa as tendências e questões atuais do currículo e da avaliação em diferentes níveis e contextos de formação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ETNICIDADE, PLURALIDADE E CULTURA AFRODESCENDENTE
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Apresenta a história da educação com ênfase para a pedagogia. Estuda a história das ideias pedagógicas no mundo e no Brasil e a relação com as teorias educacionais. Reflete a presença da instituição escola na educação brasileira. A contribuições sociais, históricas, políticas e culturais africana e afrobrasileira.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PEDAGOGIA: HISTÓRIA E IDENTIDADE PROFISSIONAL
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Discute a identidade profissional do profissional pedagogo que atua na educação. A formação docente no Brasil reconhecendo o contingente histórico e contemporâneo. A identidade docente como objeto de pesquisa e de construção da prática pedagógica. A construção da identidade como formação inicial e contínua. A dimensão polivalente da docência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

O trabalho da gestão escolar no cotidiano das instituições. Função, objetivos e atribuições da Gestão no contexto educativo contemporâneo da Escola. A gestão participativa e a construção de uma equipe participativa no ambiente da escola.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS INTRODUTÓRIOS EM TEORIAS DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM APLICADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE FÍSICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Gênese da área de Ciências da Natureza na educação básica e, em particular, da disciplina de Física no currículo escolar; introdução ao estudo da psicologia aplicada ao ensino e à aprendizagem de conteúdos de Física (do behaviorismo às teorias interacionistas); a perspectiva sociocultural no ensino de Física; estudo das relações entre professores e alunos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Discussão sobre referenciais teóricos para a pesquisa em Ensino de Física, enfoques metodológicos de pesquisa (quantitativos, qualitativos e mistos) e análise crítica de artigos de pesquisa na área de ensino.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

A matemática além dos cálculos: a importância da compreensão do raciocínio lógico-matemático na construção de hipóteses para resolver questões. A educação matemática e seus pressupostos filosóficos. A importância da matemática para crianças de até 6 anos de idade. O lúdico como suporte do trabalho matemático na infância. Propostas de atividades pedagógicas envolvendo matemática na infância.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DOCENTE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Prática em Educomunicação, a partir da coordenação de um projeto educomunicativo autônomo (ou engajamento em algum projeto já existente), que tenha por base uma das seguintes plataformas: TV (ou Internet), Rádio, e Jornal. Ação docente junto à alguma turma do Ensino Fundamental, com base no incentivo aos alunos para produzirem conteúdo midiático independente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

A arte como expressão do ser humano. Relações entre Arte e Educação. A prática docente como uma “arte social”. Arte, cultura e expressão no ambiente escolar. Diferentes formas de manifestação artística nas mais variadas culturas. A Arte como ferramenta pedagógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AGROECOLOGIA E COOPERAÇÃO NA ESCOLA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Histórico e princípios da agroecologia e da cooperação. A relação da agroecologia e da cooperação com os conteúdos curriculares na educação básica. Práticas cooperativas e agroecológicas nas comunidades camponesas e na escola. As práticas pedagógicas no contexto escolar no diálogo com os saberes das populações tradicionais. Educação ambiental, cooperação e agroecologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANTROPOLOGIA INDÍGENA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

A contribuição da etnologia indígena para a antropologia no Brasil. Grupos indígenas no Brasil e semiárido nordestino. Política, rituais, cosmologia e parentesco. As práticas pedagógicas no contexto escolar no diálogo com os saberes das populações tradicionais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ETNOMATEMÁTICA
Professores
  • LIDIANE CRISTINA COELHO
Ementa

Aspectos históricos da Etnomatemática. As dimensões da Etnomatemática. Etnomatemática e Educação Matemática. A pesquisa de conhecimentos etnomatemáticos de grupos socioculturais. O diálogo entre conhecimentos etnomatemáticos e o currículo de matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática.