Interdisciplinar de Ciências Naturais e Matemática

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 06/08/2019 às 10h14

Período
Noturno
Tipo
Presencial
Duração
3 anos
Vagas
40
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. REGINALDO FERREIRA DOMINGOS

cienciasematematica.ife@ufca.edu.br

(88) 3221-9591

Bloco Único, Sala 9

O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática da UFCA (LICN) é integral, ofertado no campus Brejo Santo. Seu ingresso se dá pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com 60 vagas anuais. A LICN dura pelo menos 6 semestres, com formação geral nas chamadas Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e também no campo da Matemática, tornando seus egressos aptos a ministrarem essas disciplinas no Ensino Fundamental. A partir do quarto semestre, o curso possibilita aos estudantes o ingresso em um segundo ciclo, para o aprofundamento dos estudos em uma das 4 áreas contempladas pelo curso geral. Assim, os egressos, caso queiram, podem deixar a UFCA com dois diplomas: um da LICN e outro, de uma Licenciatura em Química, Física, Biologia ou Matemática.

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE CIÊNCIAS NATURAIS IFE0018 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energias dos sistemas terrestres. Vida e ambiente. Ser humano e saúde. Tecnologia e sociedade.

Bibliografia
  • Tópicos de astronomia
  • PURVES, W. K. et. al.. Vida: A Ciência da Biologia. 8 ed.. Artmed. 2011
  • CAMPBELL, N. A. et al.. Biologia. 8. Artmed. 2010
  • COLACIOPPO, S.; PHILIPPI, A.; MANCUSO, P. C. S.. Temas de saúde e ambiente. . Signus. 2008
  • BORÉM, A.; GIÚDICE, M.. Biotecnologia e meio ambiente. 2. UFV. 2008
  • RONAN, C.. História ilustrada da ciência. . Jorge Zahar. 2002
  • Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. . MEC/SEF. 1998
  • CHALMERS, A. F.. O que é ciência afinal?. . Brasiliense. 1993
PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.

Bibliografia
  • Elon Lages Lima. Números e Funções Reais. 1ª. SBM. 2014
  • Elon Lages Lima. Números e Funções Reais. 1ª. SBM. 2014
  • Louis Leithod. O Cálculo com Geometria Analítica. 3ª. HARBRA. 1994
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I IFE0023 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Análise de propostas para o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática: os paradigmas educacionais na Educação em Ciências e Matemática, Experimentação; TIC's e recursos audiovisuais, resolução de problemas, modelos e modelagem, atividades lúdicas, textos paradidáticos.

Bibliografia
  • Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011. v. 01. 143p
  • Ensino de Ciências: fundamentos abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda. 1 ed. v. 1, p. 120-153. 2000.
  • Didática das Ciências. 1 ed. São Paulo: FTD, 1999.
  • Construtivismo e o Ensino de Ciências - Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. 3 ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008
INFORMÁTICA EDUCATIVA IFE0026 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A internet e suas interfaces com a educação. A prática pedagógica pós-moderna e a participação do computador em sala de aula.

Bibliografia
  • Informática na educação: teoria e prática
  • (RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
  • Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação
  • Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAI
  • Educação e tecnologias: Parcerias 3.0
  • Tecnologias digitais na educação
  • Tecnologias digitais na educação
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
  • LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografias, dissertações, teses e livros). . Ideias & Letras. 2008
  • SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. . Cortez. 2007
  • CERVO, A.; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. . Pearson Prentice Hall. 2007
  • COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. . Moderna. 2005
  • CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. . Ática. 2002
PRODUÇÃO TEXTUAL IFE0028 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. A leitura como método de interpretação do discurso. 2. A interpretação de textos. 3. A produção escrita textual. 4. A diferença entre oralidade e escrita. 5. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. 6. Coesão e coerência. 7. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. 8. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.

Bibliografia
  • A Produção Textual na Universidade

Semestre 2

FÍSICA I IFE0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimentos em uma dimensão. Vetores. Movimentos em duas e três dimensões. As leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Energia e sua conservação. Sistemas de partículas e conservação do movimento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação. Equilíbrio e elasticidade.

Bibliografia
  • Curso de Fisica Basica 1 Mecanica Capa ilustrativa Curso de Física Básica 1 - Mecânica
  • Fundamentos de Física
  • Fundamentos de Física
ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO IFE0017 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processo sociais básicos. Conceito de cultura. Natureza e cultura. relativismo cultural. Etnocentrismo. Diversidade cultural, focando os processo de educação, subjetividade e relações humanas nas suas dimensões culturais.

Bibliografia
  • SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 1. Brasiliense. 2012
  • DURKHEIM, Émile. . Educação e Sociologia. 1. Hedra. 2010
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1. Brasiliense. 2007
  • CARVALHO, A. B.; SILVA, W. C. L.. Sociologia e educação: leituras e interpretações. 1. Avercamp. 2006
  • BRYM, R. et al.. Sociologia: sua bússola para um novo mundo ,. 1. Thomson Learning. 2006
  • ANTOS, R. J.. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. 1. Tomo Editorial. 2005
  • GIDDENS, A. Sociologi. 1. Artmed. 2005
  • DEMO, P.. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. . Atlas. 2002
  • ? MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 1. Brasiliense. 1994
  • GEERTZ, C. A. interpretação das culturas. 1. Livros Técnicos Científicos. 1989
  • BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 1. Vozes. 1985
  • BERGER, P.. Perspectivas sociológicas. 1. Vozes. 1972
BIOLOGIA CELULAR IFE0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à biologia celular; células procarióticas e eucarióticas; métodos de estudo na biologia celular; estrutura e função das membranas biológicas, do cicloesqueleto e das organelas citoplasmáticas; parede celular; interações célula-célula e célua-matriz extracelular; núcleo interfásico e em divisão.

Bibliografia
  • JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J.. Biologia celular e molecular. 8. Guanabara Koogan. 2005
CÁLCULO I IFE0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de Cálculo. . LTC. 1986
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de Cálculo. . LTC. 1986
DIDÁTICA GERAL IFE0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. 2. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. 3. Função social da escola no paradigma contemporâneo. 4. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. 5. Didática e tendências pedagógicas. 6. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola. 7. Organização do trabalho docente. 8. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. 9. Prática pedagógica e didática, a partir dos preceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.

Bibliografia
  • DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO E A ABORDAGEM DA DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA ESCOLA
  • DISCIPLINA DE DIDÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS PLANOS DE ENSINO
  • APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS
QUÍMICA GERAL IFE0025 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.

Bibliografia
  • BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central, São Paulo: Prentice Hall, 9a. Ed., 2005.
  • ATKINS, P. et al. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5a. Ed., Bookman, 2012.
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017.
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II IFE0029 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Planejar e desenvolver projetos de pesquisas interdisciplinares e materiais didáticos em ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática a partir da discussão de temáticas (Temas transversais) para o ensino fundamental, promovendo a apropriação do uso de técnicas de pesquisa pelo aluno.

Bibliografia
  • FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa.. 18. Papirus. 2012
  • MALDANER, O. A.. O professor pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da Escola. 1. Unijuí. 1999
  • HERNANDEZ, F.; VENTURA, M.. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio.. 5. Artmed. 1998
  • La Cecilia (Argentina) | Destino: Educação - Escolas Inovadoras

Semestre 3

MATEMÁTICA I IFE0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Segmentos de reta, ângulos, triângulos, paralelismo, perpendicularidade, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculos, teorema de Tales e polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas. Cilindros, cone, esfera. Rotação de Euler.

Bibliografia
  • Fundamentos de Matemática Elementar Volume 09
  • Fundamentos de Matemática Elementar Volume 10
  • Geometria Euclidiana Plana - João Lucas Barbosa
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III IFE0030 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Construção e validação de sequência de ensino de aprendizagem a partir dos projetos e materiais didáticos desenvolvidos LPPII. Organização e Desenvolvimento de Mostra de Materiais Didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

Bibliografia
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
DIVERSIDADE BIOLÓGICA IFE0031 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Visão geral da diversidade biológica (de procariontes e eucariontes possuidores de tecidos verdadeiros). Sistemas de classificação dos seres vivos (artificiais e naturais). Nomenclatura binomial lineana e suas derivações. categorias taxonômicas e o sistema de hierarquias; Diversidade de procariontes e eucariontes (Procariontes, Fungos, Plantas e Animais). História evolutiva da diversidade biológica. Relações do homem com o seu ambiente; Fatores geradores da perda da biodiversidade e consequências; Importâncias das medidas de diversidade biológica e de sua manutenção.

Bibliografia
  • 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2019
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume I, II, III, IV e V. 1. ICMBio/MMA. 2018
  • RICKLEFS, Robert E. A Economia da natureza. 7. Guanabara Koogan. 2018
  • ARAÚJO, Leonardo. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 1. ICMBio/MMA. 2018. 1. Fi. 2017
  • ARAÚJO, Leonardo. Evolução Biológica: da pesquisa ao ensino. 1. Fi. 2017
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M.. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2. Guanabara Koogan. 2015
  • REECE, Jane B. Biologia de Campbell. 10. Artmed. 2015
  • O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: da preservação da wilderness à conservação da biodiversidade
  • SADAVA, David. Vida: A ciência da biologia. 8. Artmed. 2009
  • PRIMACK, R.B. Rodrigues, E.. Biologia da conservação. 1. Planta. 2001
  • Biologia vegetal
  • Vida: A Ciência da Biologia
QUÍMICA GERAL DOS SERES VIVOS IFE0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.

Bibliografia
  • Paula Bruice. Química Orgânica. 4. Prentice Hall. 2006
FÍSICA II IFE0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
  • PAUL A TIPLER E GENE MOSCA. FÍSICA PARA CIENTISTAS E ENGENHEIROS. SEXTA. GEN LTC. 2008
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0034 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
  • Psicologia da Aprendizagem
  • HENRI WALLON: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
  • Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula
  • A história e a constituição da Psicanálise: introdução aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana
  • Mesa redonda: Três perguntas a vygotskyanos, wallonianos e piagetianos
  • o Nascimento da Inteligência na Criança (Trecho do livro referente às p.p. 15-31)
  • Freud: A interpretação dos sonhos
  • Pensamento e linguagem
  • LEV VYGOTSKY MARTA KOHL DE OLIVEIRA TEXTO E APRESENTAÇÃO
CÁLCULO II IFE0035 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.

Bibliografia
  • FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVEZ, Mirian Buss Cálculo A: Funções, limite, derivação e integração. Vol. 1. 6º Edição. São Paulo: Editora Person,2006.
  • GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. Rio de Janeiro: Editora LTC, vol. 1, 5 ed., 2001.
  • LEITHOLD, L. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Harbra, vol.1, 3 ed.,1994
  • STEWART, J. Calculo II. Cengage Learning: São Paulo, vol.1, 7 ed., 2013

Semestre 4

QUÍMICA INORGÂNICA I IFE0036 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

propriedades periódicas; Oxigênio, Hidrogênio; Água; Coloides; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não metais; Primeira série dos metais de transição, Gases Raros. Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica I.

Bibliografia
  • VOGEL, Arthur Israel; GIMENO, Antonio; SVHELA, Gyulla. Química analítica qualitativa. 5. ed. rev. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 665p. ISBN 8587068016 (broch.).
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521632573 (broch.).
  • KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul; VICHI, Flávio Maron. Química geral e reações químicas. Sao Paulo: Cengage Learning, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788522118274 (broch.).
  • BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521604488 (broch.)
  • RUSSELL, John Blair. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, c1994. Vol. 1 e 2. ISBN 8534601925 (broch.).
  • ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922p. ISBN 9788540700383 (broch.).
  • LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, c1999. xiii, 527 p. ISBN 9788521201762 (broch.).
  • SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 848p. ISBN 9788577801992 (broch.)
MATEMÁTICA II IFE0037 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e Matemática.

Bibliografia
  • Probabilidade: Aplicações à Estatística
  • Análise Combinatória e Probabilidade
  • Estatística Básica
ANATOMIA HUMANA IFE0038 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fornecer conhecimentos básicos sobre anatomia humana dos diferentes sistemas orgânicos. Princípios gerais de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Bibliografia
  • ANATOMIA GERAL HUMANA
ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL IFE0039 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. História da Educação no Brasil; 2. Organização do sistema escolar brasileiro; 3. Legislação educacional; 4. Níveis e modalidades de ensino e da educação básica; 5. Formação dos profissionais da educação; 6. Política educacional; 7. Gestão educacional; 8. Financiamento da educação; 9. Avaliação do sistema educacional brasileiro.

Bibliografia
  • LIBANIO, Jose Carlos; Organizacao e Gestao da Escola: teoria e pratica. São Paulo: Heccus Editora.
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Educacao Basica: poli­tica e gestao da escola. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
  • LIBANIO, Jose Carlos; OLIVEIRA, Joao Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educacao escolar: politicas, estrutura e organizacao. Sao Paulo: Cortez, 2012.
  • ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Historia da Educacao e da Pedagogia. Sao Paulo: Editora Moderna, 2006.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO I IFE0040 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Cargas elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, Lei de Gauss, aplicações da Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC.

Bibliografia
  • Fundamentos de Física. eletricidade e magnetismo
  • YOUNG & FRIEDMAN. FÍSICA III ELETROMAGNETISMO. DÉCIMA SEGUNDA. CW COMPANION WEBSITE. 2009
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I IFE0041 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II IFE0069 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais.Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DA MATEMÁTICA IFE0070 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Didática Geral e Didática das Ciências e da Matemática. Epistemologia e Didática das Ciências e da Matemática. Conceitos em destaque na didática das ciências e na Matemática. O que ensinar em ciências? O que ensinar em Matemática? Intervenções Didáticas e Sequencias Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático. Avaliação.

Bibliografia
  • Brasil. Base Nacional Comum Curricular. 1. MEC/CONSED/UNDIME. 2017
  • Miriam Krasilchik. Prática de ensino em Biologia. . EDUSP. 2016
  • Eniz Conceição Oliveira e Marli Teresinha Quartieri. Práticas docentes no ensino de ciências e matemática: possibilidades, reflexões e quebra de paradigmas.. . UNIVATES. 2016
  • Simetria nas aulas de matemática: uma proposta investigativa.
  • Ensinando a ser aluno, a prendendo a ser professora
  • Candau, Vera; Simão, Adélia Maria;. A Didátcia hoje: reinventando caminhos.. 40. UFRGS. 2015
  • O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativa
  • BRITO LIMA, A. P. A. et, Al.. Pesquisa em Fenômenos Didáticos. . Editora UFPE. 2010
  • Roberto Nardi. Ensino de Ciências e matemática I. . UNESP. 2009
  • Didática Geral
  • Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciência
  • Moacir Gadotti. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido.. 1. FEEVALE. 2003
  • Philipe Perrenoud. Dez novas competencias para ensinar.. . Artes Médicas Sul. 2000
  • Alice Casemiro Lopes. Conhecimento Escolar. . EDUERJ. 1999
  • Antoni Zabala. A prática Educativa: Como ensinar?. . Artes Médicas do Sul. 1998
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0071 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina de caráter teórico e prático, procura fornecer as ferramentas metodológicas necessárias à reflexão teóricas da pesquisa em educação. Visa abordar os pressupostos, a epistemologia da pesquisa em educação, os aspectos teórico-metodológicos de projetos de pesquisa. Analisará alguns instrumentos e os aspectos relativos à sua construção, validação e cientificidade; as possibilidades de análise de informações.

Bibliografia
  • o saber. Metodologia Científica: fundamentos e técnicas
  • Metodologia Científica

Semestre 6

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0079 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Ementa

Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em Pedagogia”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III IFE0080 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem da docência: a articulação da teoria e da prática. O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Elaboração, implementação e avaliação de planos de ensino, em situações reais. Estágio de regência: elaboração, implementação e avaliação de plano de aula. Registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor. A aprendizagem da docência – a articulação da teoria e da prática: analisando as experiências vivenciadas nas diferentes situações de estágio à luz de referenciais teóricos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0081 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais

Disciplinas Optativas

QUÍMICA ORGÂNICA I
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Princípios fundamentais da química orgânica, aspectos estruturais e eletrônicos das moléculas orgânicas, incluindo classificação dos principais intermediários de reação. Correção entre estrutura e propriedades químicas e físicas de substâncias orgânicas representativas. Mecanismo de substituição via radicais livres, adição e substituição eletrofílica.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Introdução à embriologia; Introdução ao desenvolvimento animal; Visão geral do desenvolvimento embrionário (segmentação, gastrulação e organogênese); Anexos embrionários; Visão geral do desenvolvimento embrionário humano; Folhetos embrionários e formação dos tecidos humanos; Teratologia.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
GEOMETRIA ANALÍTICA VETORIAL
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em R2 e R3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INTRODUÇÃO AO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Matriz curricular do curso. Áreas de atuação profissional do formado em uma licenicatura interdisciplinar em ciências naturais. Programas de Pesquisa, Extensão, Cultura e Ensino da UFCA.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
BIOFÍSICA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Introdução à Biofísica; Fenômenos Ondulatórios; Fluidos em Sistemas Biológicos; Fenômenos Elétricos nas Células; Fenômenos de Superfície; Física das Radiações

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INTRODUÇÃO A MATEMÁTICA FINANCEIRA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Juros e descontos: simples e composto; séries de pagamentos.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INTRODUÇÃO A LÓGICA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Proposições: operações; tabelas-verdade; tautologias, contradições e contingências; implicação; equivalência; álgebra. Transformações. Argumentos: validade. Sentenças abertas. Predicados; Introdução à Teoria dos Conjuntos.Conjecturas matemáticas. Tipos de proposições. Definições, postulados e axiomas. Lemas e Teoremas. Corolários, Paradoxos e Sofismas. Tipos de provas matemáticas. Prova direta, por indução, por contradição, por construção e por exaustão.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NOS ECOSSISTEMAS
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

A conquista do ambiente terrestre pelos seres vivos. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos terrestres: gimnospermas, angiospermas, insetos, répteis, aves e mamíferos. Interações entre os seres vivos nas comunidades biológicas: competição, relações entre consumidores e recursos, mutualismo e simbiose. Interações especiais entre os seres vivos nas comunidades biológicas: herbivoria, mutualismos tróficos, polinização, dispersão, parasitismo.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
FUNDAMENTOS DE EDUCOMUNICAÇÃO
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Comunicação e Educação: relações entre 2 campos de saber distintos. O que é a Educomunicação? Fundamentos epistemológicos da Educomunicação. A formação docente a partir dos meios de comunicação em massa (Internet, TV, Rádio, jornal). Mitos acerca do uso da mídia em sala de aula.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS COM CURRÍCULO
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Tem como proposta desenvolver abordagem teórico-metodológica, focada nas situações educativas da integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e Currículo. Propiciando ao estudante de graduação maturar o estabelecimento de inter-relações entre os campos de conhecimentos tendo como meta a interdisciplinaridade, o envolvimento com novos saberes e que lhe permita repensar e ressignificar sua futura prática pedagógica.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
NOVAS TECNOLOGIAS E EAD
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Estuda os paradigmas atuais da sociedade em seus processos de informatização. Uso das tecnologias nos níveis de ensino que compõem a educação básica brasileira, afim de facilitar a aprendizagem discente. Políticas públicas de acesso à educação à distância através da tecnologia na escola. Prática pedagógica de utilização de novas Mídias digitais e Tecnologias através de um viés político-educacional.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO I – MATEMÁTICA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Geometria plana e geometria espacial (cálculo de perímetros, áreas e volumes dos polígonos/sólidos notáveis). Didática para o ensino de matemática. Construção de modelos. Uso de softwares para o ensino de matemática.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO II – BIOLOGIA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Elaboração de materiais didáticos para o ensino do conteúdo das disciplinas de “Morfologia dos Seres Vivos” e “ Interações Ecológicas nos Ecossistemas” para crianças e jovens discentes dos anos finais do Ensino Fundamental.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO III – QUÍMICA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Elaboração de materiais didáticos para o ensino do conteúdo da disciplina de “Química do Cotidiano” para crianças e jovens discentes dos anos finais do Ensino Fundamental.

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  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

A Classificação e filogenia dos seres vivos: vírus e os cinco reinos. Níveis de organização e complexidade da vida. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos: cianobactérias, algas, briófitas, pteridófitas, esponjas, cnidários, platelmintos, asquelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos, protocordados, peixes e anfíbios.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Epidemiologia. Caracteres e estrutura epidemiológica. Epidemias e vigilância epidemiológica. Epidemiologia analítica. Introdução ao estudo do sistema de saúde brasileiro, programas de políticas de saúde pública à partir dos condicionamentos sócio políticos histórico e econômicos, possibilitando a revisão crítica, seja da análise dos papéis desempenhados pelas instituições e profissionais da área, seja da produção do planejamento em saúde no Brasil.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
BIOINFORMÁTICA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Identificar sequências de DNA e proteínas, traçar analogias, identificar regiões específicas do genoma onde atuam doenças, gerar árvores filogenéticas, predizer estruturas protéicas. Principais bancos de dados online e seu uso na mineração de dados biológicos. Estudos de modificações pós-traducionais, predição de glicosilação.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INTRODUÇÃO A GEOCIÊNCIA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

As ciências geológicas e seus diversos ramos. Característica da crosta terrestre. Dinâmica interna da crosta terrestre. Escala geológica. Fóssil. Paleobiologia. Os minerais. Magmatismo. Caracterização das rochas magmáticas. Metamorfismo. Rochas metamórficas. Rochas sedimentares. Geologia do carvão e do petróleo. Hidrogeologia.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
FISIOLOGIA VEGETAL
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Água na planta. Nutrição mineral de plantas. Fotossíntese e respiração. Translocação de solutos nas plantas. Crescimento e desenvolvimento das plantas. Hormônios e reguladores de crescimento. Adaptações fisiológicas a diferentes ambientes.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
EDUCAÇÃO E SAÚDE
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Concepção de educação, saúde, sociedade, e cidadania, a partir das perspectivas educacionais existentes na saúde. A educação em saúde no processo de trabalho como geradora de um ser saudável e comprometido com o autocuidado individual e coletivo. Gênero e reprodução; A melhora da saúde ao longo do ciclo de vida; Saneamento, saúde e ambiente; Bioética e pesquisa em saúde.Organização de cartilhas com instruções de como manter uma boa saúde e evitar problemas em seu ambiente de trabalho e domiciliar, com divulgação na faculdade, escolas ou em eventos relacionados.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
PROTEÍNAS VEGETAIS
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Metabolismo de proteínas vegetais, Lectinas. Inibidores de proteases - inibidores de alfa-amilases. Arcelinas e proteínas relacionadas. Defensinas vegetais. Toxinas (CNTX. SBTX, ureases etc.). Proteínas inibidoras de ribossomos (RIPs).

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
NANOTECNOLOGIA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Conceito e Fundamentos da Nanotecnologia. Morfologia de Materiais Nanoestruturados. Blocos de Construção: nanotubos, nanofios e nanopartículas. Técnicas e Ferramentas de Manipulação Molecular e Atômica

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Princípios gerais da divulgação científica: tendências e escolas. História da divulgação científica no Brasil. Os diferentes veículos: revistas, jornais, cinema, televisão, computadores, museus, exposições, conferências, peças publicitárias. Fontes de divulgação científica: cientistas e/ou jornalistas. Alvos da divulgação científica: escolares em vários níveis, estudantes universitários, professores de nível superior e o público amplo não setorizado.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Histórico da ciência e da tecnologia como construções humanas, inseridas em contextos sociais específicos. Diferença entre conhecimentos científicos e tecnológicos. O acúmulo do conhecimento tecnológico e os processos de ruptura dos modelos. O século XX e a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Alfabetização científica e tecnológica numa perspectiva de educação científica escolar.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Breve histórico da Astronomia. Movimentos Aparentes dos Astros sobre a Esfera Celeste.O Sistema Solar.OSistema Terra-Lua.Noções de Cosmologia: formação do Universo; galáxias; classificação das galáxias; nebulosas; aglomerados estelares; lei de Hubble; destino do Universo.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
TÓPICOS DE GEOFÍSICA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

A Terra e suas origens, O interior da Terra, Tectônica Global; Atmosfera, clima e mudanças climáticas; Planeta Terra: passado, presente e futuro.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Mecânica da Energia. Conservação de Energia. Radiação solar: Características e Aquecimento, interação com a atmosfera e a biosfera e Balanço da energia radiante. Poluição do Ar e Uso de Energia. Aquecimento global e resíduos de calor. Eletromagnetismo e Geração de Eletricidade; Eletricidade de Fontes Solares, Eólicas e Hídricas. Energia Nuclear: Fissão. Efeitos e Usos da Radiação. Energia Geotérmica.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
CÁLCULO III
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
MATEMÁTICA III
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
ELETRICIDADE E MAGNETISMO II
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Campo Magnético. Fontes de Campo Magnético. Lei de Biot-Savart.Lei de Ampère. Força magnética. Indução magnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz.Circuito RL. Oscilações eletromagnéticas e Correntes Alternadas. Circuito RLC. Equações de Maxwell. Espectro eletromagnético.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
QUÍMICA INORGÂNICA II
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Teoria moderna da estrutura eletrônica; das teorias das ligações químicas covalentes e iônicas; da química dos compostos de coordenação; as teorias de ligações covalentes (teoria das ligações de valência teoria do campo cristalino e teoria dos orbitais moleculares) aplicadas a compostos de coordenação.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
QUÍMICA ORGÂNICA II
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Estudo de grupos funcionais e as principais reações orgânicas: Exemplos de conversões funcionais variadas e sínteses orgânicas simplificadas; Exemplos de moléculas com propriedades físicas e/ou químicas e/ou biológicas interessantes e/ou com aplicações no cotidiano.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Origem da vida na Terra. Surgimento das primeiras formas de vida (procariontes→eucariontes). Introdução ao pensamento evolucionista. Lamarckismo x Darwinismo. Especiação (conceito e tipos). Provas da evolução biológica. Teoria Moderna da Evolução. Fundamentos de sistemática filogenética; Construção e interpretação de cladogramas.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
HISTOLOGIA ANIMAL
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Tecido epitelial (de revestimento e secretor); Tecido conjuntivo (características gerais e tecido conjuntivo propriamente dito); Tecido adiposo; Tecido cartilaginoso; Tecido ósseo; Tecido hematopoiético; Tecido sanguíneo; Tecido muscular e Tecido nervoso. Morfofisiologia e histogênese dos tecidos animais e humano.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
CÁLCULO IV
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
ÓTICA E FÍSICA MODERNA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Natureza e propagação da luz.Interferência eDifração.Relatividade. Fótons e Ondas de Matéria.Radiação de um corpo negro.Teoria quântica de Planck.Efeito fotoelétrico.Efeito Compton. A equação de Schrodinger; Princípio da Incerteza de Heisenberg. O modelo atômico de Bohr. Princípio da correspondência.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
FÍSICO QUÍMICA I
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Sólidos, líquidos e gases. Termodinâmica: 1º, 2º e 3º princípios. Termoquímica.Propriedades coligativas.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
QUÍMICA ANALÍTICA I
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Agentes Oxidantes e Redutores, Reações de precipitação e de oxi-redução. Equilíbrio Químico em Solução Aquosa, Equilíbrio.Químico em meio Heterogêneo. Equilíbrio de Complexação, Formação e dissolução dos precipitados. Análise por via seca e úmida. Analise sistemática de cátions e ânions.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Educação Matemática como campo de atuação e de pesquisa; Tendências investigativas e metodológicas para o Ensino de Matemática; Construção de oficinas para o ensino de Matemática.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
INVERTEBRADOS
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Princípios zoológicos e a Ciência da Zoologia; Características gerais dos animais; Classificação e filogenia dos animais; Poríferos; Cnidários; Platelmintos, Nematelmintos; Moluscos; Anelídeos; Artrópodes; Equinodermos.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
BOTÂNICA CRIPTOGÂMICA
Professores
  • FRANCISCO RAULE DE SOUSA
Ementa

Características principais, ciclo de vida e classificação, importância ecológica, econômica e distribuição geográfica dos principais grupos de plantas avasculares (Briófitas), vasculares sem sementes (Pteridófitas) Sistemas de classificação; Grupos taxonômicos; tipos nomenclaturais; origem e evolução das Cryptogamae; Incluindo: algas, líquens e musgo.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
Conheça o processo e as formas de admissão

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