Gestão de Riscos

Publicado em 31/07/2019. Atualizado em 05/09/2023 às 09h46

A Política de Gestão de Riscos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) estabelece princípios e diretrizes genéricos para a gestão de riscos da UFCA, que serão aplicados por todos os setores administrativos e acadêmicos, em todos os níveis de gestão (estratégico, tático e operacional) e tem ampla natureza de atividades, incluindo:

I – processos, decisões e projetos estratégicos;

II – operações, funções, produtos, serviços e ativos.

Para que o processo de gestão de riscos seja parte integrante da gestão da UFCA, incorporado na sua cultura organizacional e nas suas práticas de gestão e adaptado aos processos de negócios da Instituição, as seguintes atividades serão sistematicamente realizadas:

I – Comunicação e consulta;

II – Estabelecimento do contexto;

III – Identificação de riscos;

IV – Análise de riscos;

V – Avaliação de riscos;

VI – Tratamento de riscos;

VII – Monitoramento e análise crítica.

São elementos estruturais da Gestão de Riscos da UFCA:

I – a Política de Gestão de Riscos da UFCA;

II- o Comitê de Governança (CG);

III- a Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos (CTGR);

IV – a Coordenadoria de Gestão de Projetos e Processos (CGPP);

V – a Assessoria de Controle Interno (ACI); e

VI- o Grupo Técnico de Trabalho Permanente de Gestão de Riscos (GTTPGR);

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