Eventos da Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade

Publicado em 10/06/2022. Atualizado em 13/11/2023 às 11h43

A Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS) desenvolve diversos eventos internos e externos a Universidade Federal do Cariri. Objetivando divulgar as ações sustentáveis desenvolvidas na Instituição e influenciar a comunidade a adotar práticas sustentáveis em seus espaços de convívio, a CGS realiza palestras, capacitações, treinamentos, oficinas e o evento UFCA Sustentável.

Eventos em 2023

Gerenciamento de Resíduos Perigosos

Apresentação de empresa contratada para coleta, tratamento e destinação ambientalmente adequada dos resíduos perigosos gerados na Universidade Federal do Cariri, para equipe de gestão e fiscalização de contrato, coordenadores e técnicos responsáveis pelos laboratórios, colaboradores terceirizados de limpeza, e demais envolvidos no gerenciamento de resíduos.

O Potencial da Inovação no Gerenciamento de Resíduos em Instituições Públicas

A Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, através da Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS/Proplan), em parceria com  a startup Gestão Inteligente de Resíduos (GIR) (link para uma nova página) , Núcleo de Inovação Tecnológica e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (NIT/PRPI) (link para uma nova página) e Incubadora Inove UFCA, realizará a palestra O Potencial da Inovação no Gerenciamento de Resíduos em Instituições Públicas no dia 24 de outubro de 2023, das 17h30 às 18h30, no Auditório Bárbara de Alencar, campus de Juazeiro do Norte da UFCA. O evento foi realizado como proposta da Semana Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (link para uma nova página), cujo tema de 2023 é Acordo Social: Um caminho para transformação de cidades.

Desenvolvimento Sustentável e Ensino Superior: experiências na realidade luso-brasileira

A Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade foi convidada para apresentar as praticas de sustentabilidades exitosas no Ensino Superior.

Eventos em 2022

Palestra – Vamos falar sobre sustentabilidade na UFCA!

Palestra ministrada, no campus Barbalha da UFCA (FAMED), para os recém-ingressos no curso de Medicina, a convite do Centro Acadêmico do curso.

Palestra – Vamos falar sobre sustentabilidade na UFCA!

Palestra ministrada, no campus do Crato da UFCA, para os discentes da disciplina optativa de Educação Ambiental na Agricultura do curso de Agronomia, a convite da prof.ª Cláudia Marco.

Palestra – Vamos falar sobre sustentabilidade na UFCA!

Palestra ministrada, no campus de Juazeiro do Norte, para os discentes da disciplina Desenvolvimento e Sustentabilidade do curso de Administração Pública, a convite do prof. Diego Coelho.

Capacitação dos colaboradores, do campus de Juazeiro do Norte, da empresa contratada da UFCA, Javé Yirê

O evento apresentou o funcionamento do Programa Coleta Seletiva Cidadã, realizado na UFCA desde 2017, assim como, capacitou os colaboradores para atuar na coleta dos materiais recicláveis gerados no campus Juazeiro do Norte da UFCA.

Capacitação dos colaboradores, do campus Crato, da empresa contratada da UFCA, Javé Yirê

O evento apresentou o funcionamento do Programa Coleta Seletiva Cidadã, realizado na UFCA desde 2017, assim como, capacitou os colaboradores para atuar na coleta dos materiais recicláveis gerados no campus Crato da UFCA.

Palestra Coleta Seletiva Cidadã realizada com a comunidade do Horto, Juazeiro do Norte

O Complexo Ambiental Caminhos do Horto, gerido pelo Instituto Dragão do Mar – Organização Social (OS) na área da Cultura, que administra 16 equipamentos públicos no Ceará – convidou a Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade para uma conversa com a comunidade do Horto, em Juazeiro do Norte, oportunizando a sensibilização sobre a importância da reciclagem.

Capacitação PLS e A3P: como as parcerias internar impulsionam as ações sustentáveis na UFCA

Em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), a Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade realizou uma capacitação para enfatizar a importância do comprometimento com o Plano de Logística Sustentável (PLS) e a Agenda da Administração Pública (A3P) implantados na UFCA.

Mesa Redonda na XIV Semana de Administração da UFCA

Na programação da XIV Semana de Administração, a Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade apresentou Indicadores da Sustentabilidade e Gestão Ambiental utilizados na Universidade.

UFCA Itinirante em Milagres

Nos dias 12 e 13 de dezembro, a Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade esteve no município de Milagres, através da ação de Extensão UFCA Itinerante Global, com duas ações sobre a Coleta Seletiva Cidadã (Aprendendo através de jogos com material reciclável e Roda de Conversa sobre a importância da reciclagem) para estudantes do 7º e 8º ano do Fundamental da Escola Marieta Cals.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.