Censo da Educação Superior

Publicado em 15/07/2019. Atualizado em 14/09/2023 às 14h35

Anualmente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realiza a coleta de dados sobre a educação superior com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor. A coleta dos dados tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008.

O Censo da Educação Superior reúne informações sobre as Instituições de Ensino Superior (IES), seus cursos de graduação presencial ou à distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. Além disso, as informações obtidas no Censo são utilizadas pelo MEC para o cálculo e rateio da matriz orçamentária e de custeios da universidades e institutos federais.

A coleta e envio de dados do Censo da Educação Superior na Universidade Federal do Cariri (UFCA) é realizada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento – PROPLAN, por meio da Divisão de Governança da Coordenadoria de Transparência, Governança e Gestão de Riscos.

A partir da coleta de dados realizada em diversos setores acadêmicos e administrativos da instituição, a Divisão de Governança é responsável por consolidar, validar e proceder o envio das informações para o INEP, sempre no primeiro quadrimestre de cada ano, tendo como referência a situação do ano anterior.

A validação, preenchimento e importação dos dados são realizadas pela Divisão de Governança por meio de uma plataforma web composta de módulos para preenchimento de dados das IES, cursos, docentes e estudantes. Após o envio, os dados são ainda verificados in loco e homologados ou criticados por verificadores indicados por outras IES e pelo INEP, antes de serem divulgados como estatística oficial.

Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail ctgr.proplan@ufca.edu.br

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento.