Em parceria com instituição francesa, UFCA abre seleção para especialização EaD em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social. Inscrições seguem até 5 de janeiro

Publicado em 19/12/2025. Atualizado em 19/12/2025 às 17h34

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) está com inscrições abertas para o preenchimento de 130 vagas para a segunda turma da especialização em Economia Solidária, Inovação e Gestão Social (ESIGS). Fruto de cooperação internacional, a formação será promovida de forma gratuita pela UFCA, em parceria com o Conservatoire National des Arts et Métiers (Le Cnam) – instituição francesa.

A iniciativa conta com o financiamento da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil.

Com carga horária de 368h, a ser cumprida em até 18 meses, as inscrições para a especialização EaD podem ser realizadas, exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico, até as 23h59 do dia 5 de janeiro de 2026.

Podem participar da seleção graduados em qualquer área do conhecimento, em quaisquer modalidades e tipos, desde que a graduação seja reconhecida pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).

No ato da inscrição, os candidatos deverão anexar e enviar, obrigatoriamente, todos os documentos listados no item 6.6 do edital.

Das modalidades de vagas

De acordo com o edital, as 130 vagas serão distribuídas em quatro categorias, respeitando a reserva de vagas para ações afirmativas.

  • Dirigentes, lideranças e profissionais que atuam em projetos e empreendimentos de economia solidária.
    Vagas: 60
  • Gestores públicos de órgãos federal, estadual ou municipal, preferencialmente com foco na economia solidária e/ou docentes vinculados a incubadoras e projetos de economia solidária.
    Vagas: 40
  • Público geral interessado nos temas de economia solidária, inovação e gestão social.
    Vagas: 20
  • Gestores públicos e lideranças de empreendimentos de economia social e solidária, egressos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) que sejam cidadãos e cidadãs dos países afro-lusófonos.
    Vagas: 10

Conforme cronograma, o resultado final da seleção está previsto para ser publicado no dia 4 de fevereiro de 2026, na página da ESIGS.

Os candidatos podem obter informações adicionais e orientações sobre este processo seletivo por meio do endereço esigs.ccsa@ufca.edu.br 

Parcerias institucionais

Além da UFCA e do Le Cnam, o curso de especialização em economia solidária, inovação e gestão social conta com a participação de instituições parceiras associadas, responsáveis por contribuírem com colaboração técnica e pedagógica.

São elas a Unilab, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Ateliê de Humanidades –  instituição em rede, de livre estudo, pesquisa, escrita e formação, voltada à produção e à publicação de conhecimento em filosofia e em ciências humanas.

Serviço

Centro de Ciências Sociais Aplicadas
ccsa@ufca.edu.br