Conheça os cursos de graduação da UFCA: Administração

Publicado em 03/01/2022. Atualizado em 18/10/2022 às 11h45

Vagas: 100 (duas edições do SiSU/UFCA, por ano)
Semestres: 8
Modalidade: bacharelado 
Campus: Juazeiro do Norte
Período: noturno

A presença de profissionais graduados em Administração se tornou indispensável nas corporações públicas e privadas do Brasil, após os importantes avanços industriais e tecnológicos ocorridos no país. Profissionais formados nessa área têm como principais funções planejar, analisar e controlar o uso de recursos financeiros/tecnológicos necessários às atividades organizacionais, bem como a mobilização das pessoas que essas atividades pressupõem.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferta essa formação desde 2006, no campus Juazeiro do Norte, no turno da noite, na modalidade bacharelado. O ingresso no curso de Administração, assim como nos demais cursos da Universidade, é feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas atingidas pelo/a candidato/a no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Com duração mínima de quatro anos e máxima de seis, o bacharelado em Administração da UFCA ofertou, entre os anos de 2006 e 2009, 40 vagas anuais. De 2010 a 2017, o número de vagas ofertadas anualmente foi ampliado para 50 e, a partir de 2018, a graduação passou a disponibilizar 100 vagas por ano, ofertadas em duas edições anuais do SiSU/UFCA.

Para o atual coordenador do curso, Alexandre Soares, esse crescimento no número de vagas proporcionou mais oportunidades na vida dos/as jovens caririenses: “A duplicação do curso ocorreu em um momento de amadurecimento do próprio curso e da instituição, no qual foi possível ampliar o número de vagas e manter o mesmo nível de serviço oferecido aos alunos. Também concorreu para esse aumento de vagas um maior número de professores e a ampliação da estrutura física. Para a região do Cariri, [o crescimento no número de vagas] representa mais oportunidades para os/as alunos/as que desejam a formação em Administração”, afirmou. 

Comemoração de “365 dias” da turma 2016.1 dos estudantes de Administração da UFCA, em julho de 2019 (antes da pandemia de covid-19). Foto: Acervo do Curso de Administração

Na UFCA, o curso de Administração tem carga horária de 3 mil horas totais: 2.288h de disciplinas obrigatórias (que inclui estágio supervisionado e práticas de Extensão), 200h de atividades complementares e outras 512h divididas entre conteúdos optativos e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A graduação conta com 21 professores – todos mestres ou doutores – e faz parte do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), uma das sete Unidades Acadêmicas que fazem parte da Instituição.

O currículo do bacharelado em Administração na UFCA está dividido em 5 campos centrais:

  • Administração Geral – Empreendedorismo, Visualização de Dados e Computação Aplicada;
  • Economia e Finanças – Mercado Financeiro, Comércio Exterior e Finanças Públicas;
  • Gestão de Pessoas – Psicologia Organizacional, Gestão Baseada em Competências e Comportamento Organizacional;
  • Marketing – Pesquisa de Mercado, Comportamento do Consumidor e Administração de Vendas;
  • Operações – Gestão da Qualidade, Pesquisa Operacional e Gestão Agroindustrial.

Há, contudo, disciplinas que não se encaixam em nenhuma das unidades citadas anteriormente, como TCC, Direito Empresarial e Econometria.  Ao todo, são 51 disciplinas obrigatórias e 51 optativas. A grade curricular completa ofertada pelo curso de Administração está disponível no Portal da UFCA.

Turma 2018.2 no encerramento da disciplina “Teoria Geral da Administração”.
Foto: Acervo do Curso de Administração

Quanto à estrutura física, o curso de Administração da UFCA dispõe de oito salas de aula, 10 laboratórios (que abrigam os núcleos de Pesquisa e Extensão) e dois laboratórios de informática. Atualmente, a graduação desenvolve 10 projetos, dentre os quais se destacam o Programa de Educação Tutorial (PET) e a Empresa Júnior Premium Consultoria. 

Programa de Educação Tutorial (PET)

O Programa de Educação Tutorial (PET) faz parte das ações do governo federal no Ensino Superior e tem o objetivo de incentivar, sob supervisão docente, universitários em práticas acadêmicas. Na UFCA, o PETADM foi criado em 2008 e se tornou o primeiro PET na Universidade. Atualmente, o PETADM está sob tutoria dos professores Ingrid Mazza e Alexandre Soares, com colaboração do professor Rodolfo Ramalho. Ao todo, são 8 bolsistas desenvolvendo seis atividades ligadas ao grupo.

Segundo Ingrid Mazza, dada a sua estrutura organizacional, o PETADM proporciona aos estudantes uma formação alinhada aos pilares da Universidade, pela qual eles podem vivenciar a realidade administrativa característica das organizações: “O PETADM é organizado como uma estrutura administrativa [com diretoria de recursos humanos, de marketing, diretoria financeira etc.]. Então, além de desenvolverem e atuarem nos projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, os estudantes vivenciam um pouco dessa realidade da administração”, disse a tutora do PETADM.  

Comemoração de 10 anos do PETADM, em abril de 2018.
Foto: Alex Sandro Vieira – Dcom/UFCA

Premium Consultoria – Empresa Júnior

De acordo com a Federação das Empresas Juniores do Estado do Ceará (Fejece), empresas formadas por estudantes universitários ou de nível técnico realizam projetos e prestam consultorias nas mais diversas áreas, com preços competitivamente abaixo do mercado. Fundada em 2015, a Premium Consultoria – Empresa Junior efetiva suas atividades em colaboração com estudantes de Administração, de Administração Pública, de Jornalismo e de Ciências Contábeis.

Hoje, 11 estudantes participam da empresa na realização de treinamentos e de projetos de consultoria na área de Gestão de Negócios para empreendimentos da região, além da participação em eventos de formação para administradores. A Premium Consultoria atua em sete cidades diferentes e tem parcerias com instituições renomadas, como a Easy Capacitação, especializada em treinamentos de vendas.

Atual presidente da Premium Consultoria, o estudante de Administração Dhefesson Morais acredita que, participando da empresa, os/as estudantes adquirem experiência prática do mercado profissional ainda durante a graduação: “[Participar de empresas juniores] é um grande diferencial no mercado. É ter contato com empreendimentos que passam por dificuldade e poder utilizar o seu conhecimento [adquirido] na graduação para auxiliá-los. É enfrentar e antecipar desafios do mercado, tendo suporte de uma Federação de âmbito estadual, que proporciona capacitações constantes para a formação de estudantes membros”, destacou. 

Administração no Brasil 

No Brasil, os primeiros ensinamentos em Administração foram iniciados no ano de 1952, com a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os cursos de Administração ganharam destaque após os avanços na formação social dos brasileiros promovidos pela industrialização do século 20. Com isso, foi criada a Lei nº 4.769, de 9 de setembro de 1965, para regulamentação da profissão. Com essa lei, apenas diplomados pelo sistema universitário teriam acesso ao mercado de trabalho para atuarem como administradores.

De acordo com o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA/CE), o surgimento da Fundação Getúlio Vargas e a criação da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) marcaram o Ensino e a Pesquisa de temas econômicos e administrativos no país, o que colaborou com o processo de desenvolvimento econômico.

Na UFCA, especificamente, são ofertados dois cursos de bacharelado na área de Administração: Administração (de empresas) e Administração Pública. Dessa forma, é comum que haja, entre estudantes pré-universitários, dúvidas sobre qual curso escolher. Professor Alexandre Soares explica que a Administração, de forma geral, é a área do conhecimento que reúne as técnicas e as práticas que visam à melhoria da gestão das organizações. Em contrapartida, a Administração Pública trabalha para fortalecer essas ações no setor público.

“Devido à própria dinâmica do conhecimento, algumas áreas ganham autonomia e independência do núcleo tradicional, como é o caso da Administração Pública – que trata em específico das organizações públicas e sociais. Por outro lado, novos conhecimentos são incorporados à formação tradicional como, por exemplo, a área de Gestão de Projetos”, pontua o coordenador. 

Estudantes do curso de Administração da UFCA no sexto Encontro Brasileiro dos Administradores e Acadêmicos de Administração (EBA), em maio de 2019 (antes da pandemia de covid-19). Foto: Acervo do Curso de Administração

Mercado profissional 

O curso de Administração é atualmente um dos cursos com maior número de matriculados no Brasil, de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Ensino Superior, em 2019. Uma das razões para esse grande volume de matriculados é o aumento no número de empresas criadas no país que buscam por profissionais qualificados.

Visita técnica dos estudantes de Administração a uma fábrica de sabão na região do Cariri, acompanhados da professora Rebeca Granjeiro (à direita da imagem, em pé, de óculos, com camisa estampada), em 2019. Foto: Acervo do Curso de Administração.

O coordenador do curso na UFCA comenta que há oportunidades de emprego para os estudantes de Administração desde o início do curso, com a oferta de estágios não obrigatórios remunerados, por exemplo: “O país tem 8 milhões de empresas – 18 milhões se considerarmos os Microempreendedores Individuais (MEIs) –, e todas necessitam de Administradores, quer seja para iniciar a profissionalização da sua gestão, no caso das pequenas e médias, quer seja para compor seu quadro de gestores profissionais, no caso das grandes”.

Na região do Cariri, entre outras diversas possibilidades de atuação, os/as administradores/as formados/as pela UFCA também podem empreender, o que é um ponto bastante trabalhado no curso.  De acordo com Alexandre, eles/as podem ainda atuar como consultores/as empresariais, seguir a carreira acadêmica (como professores ou pesquisadores) ou prestar concurso público.

Administração e o teletrabalho

Um tema pertinente, no que se refere à atuação profissional desses/as formados/as, é o teletrabalho. Essa modalidade se consolidou durante a pandemia da covid-19 e ganhou destaque entre empresas, escolas e universidades como forma de conter a disseminação do novo coronavírus, sem abdicar do desenvolvimento das suas atividades finalísticas. O Professor Alexandre avalia que, no caso da Administração, o caminho natural é incorporar os aspectos positivos dos modelos presencial e remoto, em um modelo híbrido.

Vigésima nona edição do projeto “Café com Empreendedores”, idealizado pelo PETADM. Foto: Acervo do Curso de Administração

“[Por exemplo], os sistemas de agendamento de atendimento presencial observados em concessionárias de água e energia devem continuar, já que os benefícios são patentes, assim como os vários serviços que passaram a ser ofertados de forma digital. Por outro lado, muito do trabalho em escritório envolve interação presencial e, em alguma medida, as empresas devem marcar reuniões presenciais semanais”, explicou. 

Projeto Pedagógico de Curso

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) passou por uma atualização em 2019, e um desejo antigo dos/as estudantes foi levado em consideração: os professores do curso de Administração da UFCA precisavam se envolver mais no universo empresarial. 

Alexandre afirma que essa atualização possibilita maior interação com o setor empresarial e que o próximo passo será a busca por empresas parceiras: “Nosso desafio atual é compor um grupo de empresas parceiras que permitam uma maior interação com alunos e professores, prevendo atividades de estágio, pesquisa e formação”.   

A última atualização trouxe ainda a curricularização da Extensão, incluindo na grade a atividade “Prática de Extensão”, com duração de 80h e que será ofertada a partir do semestre 2021.2.

Estudante 

Daniel Oliveira se tornou estudante de Administração na UFCA em 2017 e conta que sua experiência anterior em um curso técnico motivou sua entrada nessa graduação: “O que me levou a escolher o curso de Administração foi o fato de já ter vindo de uma escola profissionalizante, na cidade em que resido, onde fiz o curso de Técnico em Administração. Sendo assim, por ter gostado do curso técnico, decidi dar continuidade e me graduar na área”, relata.

Ao lembrar do início do curso, Daniel afirma que a disciplina “Teoria Geral da Administração”, apesar de ser um conteúdo introdutório, foi essencial para transição entre Ensino Médio e Superior. Ele também destaca sua oportunidade de participar do PETADM: “Ele [PETADM] me proporcionou uma real experiência de colocar em prática todo conhecimento adquirido, além de também ter me ajudado a ver que realmente meu caminho é na área da Administração, mais especificamente na área de Recursos Humanos – uma das diretorias em que eu fiquei mais tempo, dentro do programa. Sendo assim, um dos meus próximos passos seria buscar me especializar nessa área”, disse.  

Daniel Oliveira é natural da cidade de Várzea Alegre, localizada a 90km de Juazeiro do Norte, e está no processo de construção do TCC. Foto: arquivo pessoal

Egresso

Administrador formado pela UFCA, Augusto Barreto ingressou no curso em 2016 e atualmente trabalha em uma empresa na cidade do Crato-CE. Ele conta que, apesar das dúvidas, um teste motivacional no Ensino Médio o ajudou a decidir para qual curso iria seguir: “Apesar de ter muita dúvida se eu deveria realmente seguir esse caminho, eu fui, pois sentia que era o que eu gostaria de fazer; mas, desde o começo [da graduação], me identifiquei bastante com as matérias e os conteúdos”.

Durante sua formação, Augusto esteve por dois anos à frente da Premium Consultoria. A experiência, segundo o egresso de Administração da UFCA, preparou-o para vida fora da Universidade. Foto: acervo pessoal.

Para os/as estudantes que sonham em cursar Administração na UFCA, ele explica que o curso abre muitas portas, desde que [esses/as estudantes] estejam dispostos/as a procurarem um diferencial: “O curso de Administração da UFCA traz muitas oportunidades, tanto de bolsas de Iniciação Científica/Extensão quanto de participações na organização de eventos e também na própria Empresa Júnior. Sabendo aproveitar essas oportunidades, o/a estudante sai bem preparado para o mercado de trabalho”, ressaltou. 

Serviço

Curso de Administração 
administracao.ccsa@ufca.edu.br