Por exigência do CNE, IES têm até o fim de 2022 para concluir Integralização da Extensão em cursos de graduação. Conheça ações da UFCA para cumprir essa meta

Publicado em 26/03/2021. Atualizado em 31/10/2022 às 15h48

UFCA desenvolve ação de Extensão em Mauriti, em 2019. Divulgação: Proex/UFCA

O Conselho Nacional de Educação (CNE) estabeleceu o dia 19 de dezembro de 2022 como data limite para a implantação da Extensão nos currículos dos cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.  A data, que inicialmente foi estabelecida para o dia 18 de dezembro de 2021, foi prorrogada, em razão da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

O processo de integralização, previsto no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024 – link para uma nova página), consiste na inserção de ações de Extensão nos currículos dos cursos de graduação das IES de todo o país – ações estas que deverão, somadas, representar pelo menos 10% da carga horária total de cada curso.

Com isso, os cursos de graduação da UFCA e de todas as demais IES têm até o fim do ano que vem para adequar seu Projeto Político-Pedagógico de Curso (PPC) ao cumprimento da integralização, sob pena de não alcançarem a renovação de reconhecimento de curso junto ao Ministério da Educação (MEC), o que também impacta o (re)credenciamento das IES, de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação (Sinaes – link para uma nova página).

Na UFCA, desde o ano de 2019, a Coordenadoria de Políticas Extensionistas da Pró-Reitoria de Extensão (CPex-Proex/UFCA) junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), tem visitado o colegiado e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) de todos os cursos de graduação da Universidade, com o intuito de assessorar e sanar dúvidas a respeito de como deve ser realizada a inserção das ações de Extensão nos currículos dos cursos de graduação: “Neste ano de 2021, momento em que vários cursos estão alterando seus projetos, a CPex está atuando no apoio junto aos NDEs. Além disso, estamos preparando um plano de formação para a comunidade acadêmica com foco na integralização da Extensão”, explica Francilda Mendes, titular da CPex-Proex/UFCA.

Extensão: Universidade além de seus muros

A aproximação entre a Universidade e a sociedade é fundamental não apenas para o compartilhamento de saberes que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, mas para a legitimação da própria Universidade como espaço para a democratização do conhecimento.

Neste sentido, o objetivo da integralização é aprimorar a qualidade dos cursos de graduação, o que contribui tanto para o cumprimento da missão da UFCA (promover conhecimento crítico e socialmente comprometido para o desenvolvimento regional sustentável) quanto para a disseminação de conhecimentos pautados nas diretrizes da Extensão: “interação dialógica”, “interdisciplinaridade e interprofissionalidade”, “indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão-Cultura”, “impacto na formação do estudante” e “impacto e transformação social”.

Integralização na UFCA

Para traçar as diretrizes internas do processo de integralização da Extensão na UFCA, foi aprovada, após consulta à comunidade acadêmica, a Resolução Nº 42, de 16 de maio de 2019, do Conselho Universitário (Consuni/UFCA – link para uma nova página). O documento é hoje o principal normativo acerca do tema na UFCA.

A coordenadora da Cpex-Proex/UFCA ressalta que todos os normativos nacionais e internos da UFCA estão disponíveis na página da Proex/UFCA (link para uma nova página), para orientar as ações dos cursos no sentido de efetivar a integralização da Extensão.

A Proex/UFCA espera, ainda em 2021, ofertar também atividades formativas, para diferentes públicos (docentes, discentes e também comunidade externa). O objetivo é dirimir dúvidas e esclarecer informações acerca da integralização da Extensão na UFCA, em conteúdos e canais adequados a cada público.

Pró-Reitoria de Extensão
cpex.proex@ufca.edu.br