MEC lança pesquisa sobre substituição de aulas presenciais em tempos de Covid-19. Estudantes e professores do Ensino Superior podem responder até 31 de julho

Publicado em 21/07/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h24

Fachada do Ministério da Educação, em Brasília.

Nesta semana, estudantes e professores de todas as Instituições de Ensino Superior (IES), das redes pública e privada, que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano, em cursos presenciais, terão acesso a um questionário para contar suas experiências com as aulas nesta época de restrições e de distanciamento social, diante da circulação do novo coronavírus.

A iniciativa é um desdobramento da publicação da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020 (link para uma nova página), que trata da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a pandemia de Covid-19. O objetivo é entender a percepção dos discentes e dos docentes sobre a nova rotina de aulas e estudos, bem como obter informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), além de utilizar as informações para melhorar as políticas regulatórias e de supervisão do sistema federal de Ensino Superior.

Questionários

O Ministério da Educação (MEC) trabalha em parceria com a organização social CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) para a elaboração da pesquisa, o cruzamento de dados e a consolidação das respostas. Foi criado um formulário específico para cada grupo: um para as instituições de ensino (para checar a adesão às aulas remotas e dados sobre evasão escolar, por exemplo), outro para os professores (link para uma nova página) e um terceiro, para os estudantes (link para uma nova página) – esses dois últimos, com perguntas a respeito da suspensão das aulas e da oferta de ferramentas adequadas para as aulas em meios digitais. Os questionários estão disponíveis desde o último dia 15 e permanecerão abertos até o próximo dia 31 de julho.

*Com informações do Ministério da Educação (MEC)

Procuradoria Educacional Institucional
pi@ufca.edu.br