Conheça os cursos de graduação da UFCA: Ciências Contábeis

Publicado em 27/12/2022. Atualizado em 27/12/2022 às 10h50

Estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFCA. Foto: Ana Paula Lima - Dcom/UFCA

Vagas: 50 vagas anuais
Semestres: 8
Modalidade: bacharelado
Campus: Juazeiro do Norte
Período: noturno

Qualquer instituição – pública ou privada -, nessa sociedade capitalista em que vivemos, precisa administrar, acompanhar e gerir contas, fazendo registro das receitas, das despesas, dos lucros. Para funcionar bem, também é necessário ter controle das obrigações fiscais. 

No Brasil, existem cursos de graduação que preparam profissionais para atuar nessa área contábil e fiscal de empresas, de entidades privadas, de órgãos públicos e até mesmo de pessoas físicas. São os bacharelados em Ciências Contábeis. 

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oferece, desde o primeiro semestre de 2019, o curso de Ciências Contábeis no campus Juazeiro do Norte. Com atividades no período noturno, o curso tem 50 vagas anuais pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ou pela abertura semestral de vagas remanescentes para transferidos e graduados. A admissão, nos dois casos, utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na UFCA, a graduação faz parte do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), junto aos cursos de Administração, Administração Pública e Biblioteconomia. Atualmente, são quatro turmas, totalizando 179 discentes ativos. A primeira turma deve concluir a graduação no meio do ano de 2023.

Criação do curso 

A proposta de criação do curso de Ciências Contábeis na UFCA, conforme o professor Milton Jarbas, atual coordenador da graduação, remonta ao ano de 2015. Na época, ele e o professor Marcone Venâncio da Silva, atuantes nos cursos de Administração Pública e de Administração, respectivamente, ambos com bacharelado em Ciências Contábeis, perceberam que os profissionais de contabilidade estavam entre os mais procurados no mercado de trabalho. 

Aula magna de início do curso de Ciências Contábeis na UFCA. Foto: Arquivo pessoal

“Tanto empresas quanto pessoas físicas precisam dos serviços de um contador”, ressaltou Milton. Na época, na região do Cariri cearense, havia duas graduações em Ciências Contábeis, porém em faculdades particulares. Além disso, o curso, de acordo com Milton Jarbas, encontrou respaldo na sinergia com as graduações em Administração e Administração Pública. 

Ainda em 2015 os professores apresentaram a proposta de implantação do curso na UFCA para a gestão da Universidade, enfatizando as perspectivas da profissão contábil e os dados econômicos da região do Cariri cearense que só reforçavam a necessidade do bacharelado. A proposta também logo foi aprovada pelo CCSA. 

Após essa etapa, houve a aprovação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) junto à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) e o encaminhamento para aprovação final no Conselho Universitário (Consuni). Durante esse trâmite, Milton disse que ajustes foram feitos para melhoria do PPC. 

Depois da aprovação da implementação do curso, o professor Marcone Venâncio foi nomeado como coordenador de implantação, sendo o responsável por administrar a entrada da primeira turma, que ocorreu no primeiro semestre de 2019. Ao mesmo tempo, conforme Milton Jarbas, a infraestrutura de sala de aulas, laboratórios e biblioteca foi sendo ajustada para atender aos ingressantes. 

Estrutura Curricular

Ao longo de oito semestres (extensíveis até 12 semestres), o bacharelado em Ciências Contábeis é constituído por disciplinas distribuídas em cinco unidades curriculares: Formação Geral, Contabilidade Societária, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Governamental e Unidade Curricular de Extensão.

Na unidade de Formação Geral, há disciplinas de Matemática para Administração e Contabilidade, Introdução ao Estudo do Direito, Estudos Sociológicos e Antropológicos, Matemática Financeira, Introdução à Economia, entre outras. Na unidade de Contabilidade Societária, os/as discentes estudam Contabilidade Introdutória, Intermediária e Avançada, Auditoria, Teoria da Contabilidade, Perícia Contábil e Ética Contábil. 

Na unidade de Contabilidade Gerencial, há disciplinas de Contabilidade de Custos, Análise de Custos, Prática Contábil, Contabilidade Tributária, Finanças, entre outras. Na unidade Governamental, os estudantes têm contato com as disciplinas de Orçamento Público e Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 

Na Unidade Curricular de Extensão, que passou a fazer parte do novo PPC, implantado no segundo semestre de 2022, em virtude da obrigatoriedade da curricularização da Extensão, os/as discentes são incentivados/as a participar de programas e projetos de extensão, como bolsistas ou voluntários. Conforme o professor Milton Jarbas, podem ser iniciativas ligadas a outros cursos e não necessariamente a Contábeis.

Professor Milton Jarbas (à esquerda, de camisa azul) com estudantes de Ciências Contábeis atendendo uma associação da região do Cariri. Foto: Arquivo pessoal

“A ideia é trabalhar com esses alunos para que eles possam atuar como bolsistas ou voluntários não só em projetos de Contábeis, mas de Administração, Administração Pública, de outros cursos. (…) A gente vai ter unidades desde o início para incentivar os alunos a participarem desde o começo do curso”, explicou. 

Dessa forma, o curso tem uma carga horária de 3.024 horas, sendo 832h de conteúdos básicos específicos, 1280h de conteúdos profissionalizantes específicos, 128h de estágio supervisionado, 64h de trabalho de conclusão de curso, 256h de disciplinas optativas e optativas livres, 160h de atividades complementares e 304 de atividades extensionistas. 

Dentro das optativas, é possível escolher cursar disciplinas de caráter geral, fora do grupo específico dos componentes curriculares de Contábeis. São as optativas livres. Assim, o/a discente pode escolher uma disciplina livre oferecida por outro curso ou por uma Pró-Reitoria da Universidade, a exemplo das disciplinas oferecidas pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA).

Diferença entre o curso técnico e o curso superior

Muitas pessoas que querem exercer as atividades de Contabilidade ficam na dúvida entre cursar o bacharelado em Ciências Contábeis ou fazer o curso técnico em Contabilidade. De acordo com o professor Milton Jarbas, há diferenças no formato e nos objetivos do curso, no profissional que se forma e na área de abrangência da sua atuação. 

O curso técnico em Contabilidade dura dois anos. Já o bacharelado tem duração de quatro anos e é uma formação de nível superior, portanto, mais ampla em termos de conteúdo e de aprofundamento e de vivência de diversas questões da respectiva área de conhecimento. Quem conclui o curso técnico é chamado de técnico em Contabilidade, enquanto o bacharel é denominado de contador. 

Aula do curso de Ciências Contábeis da UFCA. Foto: Ana Paula Lima – Dcom/UFCA

Para se habilitar como técnico em Contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) exige o curso de nível médio, além da aprovação no Exame de Suficiência, o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade e o pagamento em dia da anuidade do Conselho. 

Para se tornar contador, é obrigatório, conforme o CRC-CE, ter o curso de nível superior de bacharel em Ciências Contábeis, o registro profissional no CRC e o pagamento em dia da anuidade do Conselho. 

Ambos podem exercer funções contábeis, mas algumas atividades especializadas são reservadas ao contador, como auditoria e perícia. Além disso, somente quem tem bacharel em Ciências Contábeis pode seguir carreira acadêmica como professor e/ou atuar na área de pesquisa. Milton Jarbas destaca ainda que boa parte dos concursos públicos também exige a formação superior em Ciências Contábeis. 

Projetos

Para além das atividades em sala de aula, os/as estudantes de Ciências Contábeis também têm a possibilidade de desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura durante os anos na Universidade. É uma forma, de acordo com Milton Jarbas, de contribuir para uma formação mais completa, crítica e humana do profissional contábil, uma vez que os/as discentes estarão desenvolvendo atividades junto à comunidade externa, vivenciando o exercício das práticas contábeis, aplicando o que aprenderam nas aulas.

“Os/as alunos/as desenvolvem senso crítico e conseguem melhorar a escrita, uma vez que produzem relatórios e artigos acadêmicos que contribuem diretamente tanto para a academia como para o desenvolvimento de ações profissionais, visando a melhoria dos processos e o conhecimento da realidade a qual irão se inserir ao concluir o curso”, completou o coordenador de Ciências Contábeis. 

Atualmente, o bacharelado conta com dois programas de Extensão – o Cariri Consciente e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), além de três projetos de Extensão: o Núcleo de Apoio à Gestão em Entidades Sociais (Nages), o projeto Educação Financeira para a Redução das Desigualdades e a Promoção da Cidadania e o Laboratório de Escrituração Digital (LED).

Atividade de educação financeira nas escolas públicas da região do Cariri. Foto: Arquivo pessoal

Há dois projetos de monitoria, em que os estudantes dão apoio a outros discentes durante o processo de ensino-aprendizagem – o projeto Compreendendo as Finanças e o Orçamento Público e o Contabilizando Soluções: monitoria em disciplinas de Contabilidade Introdutória e Intermediária.

O curso possui dois projetos de pesquisa, relacionados ao período da pandemia da covid-19. São eles “Desempenho dos municípios cearenses em tempo de pandemia: análise das eficiências gerencial e clínica de 2020 a 2022” e “Análise da governança corporativa e desempenho de empresas da B3 em períodos antes e durante a pandemia de Covid-19”. 

Há ainda um grupo de pesquisa cadastrado e certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), intitulado grupo de pesquisa em Contabilidade e Finanças, com formação em 2021. O curso não possui nenhum projeto de Cultura em andamento no ano de 2022. 

Atuação discente

Estudante do 5º semestre de Ciências Contábeis da UFCA, Maria Valéria Alves da Silva, desde criança, manifestou interesse em assuntos financeiros e administrativos. “Fui uma criança diferente das outras, sempre dizia que queria ser bancária, então meu destino já estava traçado para o mercado financeiro”, contou. 

Durante o ensino médio, depois da pesquisa por cursos de graduação e de alguns testes vocacionais, Valéria encontrou o bacharelado em Ciências Contábeis. Quando estava no último ano de formação escolar, o curso na UFCA iniciou as atividades. “O que me deu mais certeza do curso e de onde eu queria estudar. Em 2020 iniciei a graduação e não me vejo em outra profissão que não esteja relacionada à contabilidade. Foi uma excelente decisão”, ressaltou. 

Nos últimos dois anos de curso, Valéria, que tem demonstrado interesse pela área de contabilidade pública e tributária, já atuou na representação discente, defendendo os direitos dos/as estudantes, e agora está estagiando no setor fiscal de um escritório de contabilidade e fazendo parte do programa de extensão Cariri Consciente. 

Na iniciativa, ela já desenvolveu atividades de levantamento de informações sobre recursos públicos das cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, além de produção de conteúdo com esses materiais utilizando ferramentas para facilitar a compreensão da população em geral (gráficos, tabelas, elementos textuais, entre outros).

O programa, que trabalha com educação fiscal da população, também tem um braço nas escolas. Semanalmente, Valéria visita uma escola pública em Juazeiro do Norte e desenvolve atividades educacionais lúdicas, com aproximadamente 80 alunos de turmas do sexto ano, sobre função social dos tributos e cidadania. 

Maria Valéria participando de uma atividade da Pró-Reitoria de Extensão. Foto: Arquivo pessoal

Além disso, ela também já participou de edições do Seminário de Educação Fiscal, realizado pelo programa de extensão em parceria com outras entidades, para tratar assuntos relacionados à corrupção, cidadania, tributação e contabilidade.

Para Valéria, o curso de Ciências Contábeis da UFCA oferece muitas possibilidades aos estudantes que contribuirão para desenvolver competências acadêmicas, pessoais e profissionais. 

“A UFCA tem um quadro de professores excelentes, participativos e que estão sempre dispostos a fazer o melhor pelos discentes e pelo curso. O curso oferece boas oportunidades de projetos/programas de Extensão, Pesquisa e monitorias, em que os/as alunos/as podem desenvolver suas competências acadêmicas e pessoais. Também é válido destacar que a coordenação do curso é muito suscetível a sugestões dos discentes e busca ao máximo o bem-estar desses”, destacou a estudante. 

A estudante Maria Raquel Xavier de Alencar, que concluiu o 7º semestre, decidiu fazer o curso de Ciências Contábeis com a ideia inicial de “testar para ver se gostar”. No decorrer da graduação, ela diz ter se apaixonado pelo curso e pela profissão e hoje não se imagina mais em outra área.

Além do envolvimento em sala de aula, Raquel também já atuou como monitora, auxiliando os professores na condução de uma disciplina e prestando auxílio aos colegas naquilo que precisassem. “Foi um momento único para mim, pois consegui enxergar a docência como um próximo passo para a minha vida”. Ela também tem atuado como pesquisadora em um grupo de pesquisa, submetendo artigos para congressos e revistas.

Atividade desenvolvida por Maria Raquel, durante o período que esteve na monitoria: resolução de exercícios com os/as outros/as estudantes. Foto: Arquivo pessoal

“Atuar como pesquisadora também me instiga bastante, as novas descobertas, a checagem de resultados, traçar metas e alcançar objetivos através da ciência é uma experiência única que me sinto privilegiada de ter acesso na graduação e que já tem rendido alguns frutos para a nossa equipe como aprovações em congressos nacionais renomados e publicação em revista”, explicou a estudante. 

NAF

Uma outra atividade desenvolvida por Raquel, fundamental na formação dela, foi a atuação no Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), programa de extensão coordenado pelo professor Ricardo Aladim. Desenvolvido em parceria com a Receita Federal do Brasil, com a Prefeitura de Juazeiro do Norte e com a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), o objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. 

Conforme o professor Ricardo Aladim, em 2019 foi implantado o centro de atendimento do NAF, na sala 303 do Vapt Vupt, no centro de Juazeiro do Norte. Os alunos envolvidos no projeto passaram por treinamentos ministrados pela Sefaz, pela Receita e pelo professor que coordena a atividade. “Em 2019, o projeto atingiu de forma direta 451 pessoas físicas e jurídicas, auxiliando em assuntos relacionados à área contábil, trabalhista e fiscal e de forma indireta beneficiou mais de 800 pessoas”, ressaltou Aladim. 

Reunião do NAF com a Prefeitura de Juazeiro do Norte. Professor Ricardo Aladim está sentado à esquerda, de camisa rosa clara. Foto: Arquivo pessoal

Com a formalização do projeto e a obtenção de uma bolsa em 2020, segundo o professor, foram implantados mais serviços contábeis e fiscais gratuitos para a população, como, por exemplo, a elaboração de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física, aumentando assim o número de atendimentos à sociedade. 

“Segundo dados da Receita Federal do Brasil, o NAF da UFCA atualmente é o NAF com mais atendimentos da região do Cariri e está entre os NAFs mais atuantes do Brasil”, afirmou o professor. 

No NAF, Raquel contou que atuou como voluntária nos atendimentos, elaborando e orientando declaração de imposto de renda, regularização de CPF; emissão de certidão negativa; abertura, acompanhamento e encerramento de microempreendedor individual (MEI). “Foi um período bastante importante para a minha formação acadêmica pois pude aliar teoria à prática e crescer bastante profissionalmente”, disse. 

Atividade desenvolvida por Maria Raquel no NAF: palestras sobre o MEI para mulheres do projeto Maria Bonita (empreendedorismo social). Foto: Arquivo pessoal

Para o professor Ricardo Aladim, o NAF é uma possibilidade de preparar melhor os estudantes que atuarão como futuros profissionais. “O projeto prepara profissionais aptos para enfrentar todos os desafios existentes em uma economia dinâmica e competitiva, para tanto, é mister uma condizente preparação acadêmica, com um arcabouço teórico-prático que favoreça ao contexto amplo e claro de onde atuará como profissional”, destacou. 

Egressos e mercado de trabalho 

Como o curso de Ciências Contábeis iniciou as atividades em 2019, a primeira turma deve concluir a graduação no meio do ano de 2023, quando a UFCA termina o semestre 2022.2.  A partir de então, o Cariri cearense passará a receber profissionais capacitados para atuar no mercado local ou mesmo para tentar outras possibilidades fora da região. 

Conforme Milton Jarbas, existe um nível alto de inserção do/a egresso/a do curso de Ciências Contábeis no mercado local, uma vez que existe uma boa quantidade de empresas que absorvem os profissionais, além de órgãos públicos, escritórios e empresas de contabilidade. Isso, na opinião dele, diversifica as possibilidades profissionais. 

Estudantes do curso de Ciências Contábeis que serão futuramente contadoras. Foto: Ana Paula Lima – Dcom/UFCA

“Um fato importante a destacar é o desenvolvimento econômico da região do Cariri, principalmente no que se refere a atuação dos microempreendedores individuais, que necessitam também da informação contábil para tomada de decisão”, completou. 

De acordo com o professor Ricardo Aladim, as áreas de atuação do profissional de contabilidade são amplas e proporcionam bons rendimentos. “Qualquer empresa, independente do porte, precisa de um contador”, exemplificou o docente ao falar sobre as muitas possibilidades do/a egresso/a em Ciências Contábeis. 

Além disso, o professor acrescenta que o/a egresso/a pode atuar no mercado de seguros, na controladoria, na perícia, na auditoria e em cargos de gestão. Pode também trabalhar na área pública; em universidades públicas ou privadas, como professor; na área privada, de forma autônoma ou com funcionários de escritórios de contabilidade; além de poder atuar também em organizações não governamentais e até no setor militar.

Serviço

Curso de Ciências Contábeis
cienciascontabeis.ccsa@ufca.edu.br