Estudante da UFCA tem artigo aprovado por revista científica internacional. Trabalho fez revisão sistemática na área de gestão de resíduos sólidos e emissão de gases do efeito estufa

Publicado em 16/05/2025. Atualizado em 16/05/2025 às 17h07

Karenine Máximo Oliveira Landim, estudante de engenharia civil da UFCA, em maio de 2025. Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

A estudante de engenharia civil Karenine Máximo Oliveira Landim, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), é a primeira autora de um artigo aceito pela revista científica Sustainable Development, publicada pela editora norte-americana Wiley.

O artigo, intitulado A Systematic Review of Urban Solid Waste Management to Mitigate Greenhouse Gás Emission: A Quantitativa and Qualitative Approach, trata-se de uma revisão sistemática que revisitou trabalhos a respeito de gestão de resíduos sólidos urbanos para redução de emissões de gases do efeito estufa. Uma revisão sistemática objetiva sintetizar os resultados de diversas pesquisas em torno de um mesmo tema.

Além de Karenine, participaram do trabalho os professores da UFCA Domenico Celia e Elias Pereira (ambos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA/UFCA), além do professor Sérgio Lima, que compôs o quadro docente da UFCA e atualmente está na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A pesquisa foi realizada com recursos da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A Sustainable Development é um periódico científico interdisciplinar que reúne trabalhos relacionados ao desenvolvimento sustentável. O aceite ao trabalho da discente da UFCA foi comunicado aos autores em 19 de abril de 2025 e já está em produção a edição da revista que publicará o trabalho caririense.

A Pesquisa

Conforme Karenine, o grupo decidiu pesquisar o tema por uma confluência de fatores, como o fato de várias disciplinas de seu curso de graduação (engenharia civil) tratarem de estudos da área ambiental.

“A pesquisa iniciou no Laboratório de pesquisa ITS, liderado e orientado pelo professor Domenico, da administração. Professor Domenico já teve experiências de trabalhar com resíduos e pesquisas da área ambiental. Temas ambientais, muitas vezes negligenciados em diversas esferas, ganham destaque no ambiente universitário, onde compreendemos a importância do nosso papel como pesquisador na promoção de melhorias sistêmicas”, detalha Karenine.

ITS, ou ITSLAB, é um acrônimo para Innovation, Technology and Sustainability Lab, ou “Laboratório de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade”, em tradução livre.

De acordo com Karenine, o grande impacto de resíduos sólidos na emissão de gases do efeito estufa tem como principais causas o descarte de resíduos a céu aberto (lixões) e os gases de aterros sanitários não gerenciados: “No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos propôs uma meta de erradicação de lixões a céu aberto até 2 de agosto 2024, que não foi cumprida”, disse.

 Lixão de Juazeiro do Norte. Foto: Antonio Rodrigues – Diário do Nordeste

O estudo da UFCA indicou que cerca de 65% das pesquisas que buscaram oferecer soluções para mitigar a emissão de gases do efeito estufa por meio da gestão de resíduos sólidos focaram em incineração, reciclagem e/ou gerenciamento de gases de aterro sanitário. Na mesma linha, aproximadamente 25% dessas pesquisas estavam relacionadas a resíduos orgânicos por meio de digestão anaeróbia ou compostagem e apenas 10% abordaram o Tratamento Biológico-Mecânico (MBT), que alia processos mecânicos e biológicos na gestão de resíduos.

“Os diferentes tipos de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, quando possuem seus fluxos energéticos bem avaliados e associados a ferramentas de otimização, mostram-se eficazes na mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Entretanto, poucos artigos de revisão da literatura exploram, de forma geral e comparativa, a relação entre as ferramentas de gerenciamento de resíduos e sua contribuição para as
emissões de gases de efeito estufa”, explica a estudante.

O grupo da UFCA concluiu que todos os instrumentos de gestão de resíduos sólidos analisados são capazes de reduzir a geração dos efeitos dos gases do efeito estufa, quando comparados à ausência de tratamento e ao descarte sem controle dos resíduos.

A pesquisa detalha ainda que, entre esses instrumentos, a incineração com recuperação de energia se destaca como a tecnologia mais influente na redução dessas emissões, seguida pela reciclagem e pela digestão anaeróbia. No entanto, a escolha da abordagem mais adequada para a gestão de resíduos depende de diversos fatores, como as condições locais, as características dos resíduos e os objetivos específicos de cada instalação.

“Além disso, [no artigo,] foi elaborada uma agenda de pesquisa direcionada para: (1) tecnologias alternativas de conversão de resíduos em energia; (2) contexto climático, para avaliar a ecoeficiência de plantas de incineração; (3) construção de bases de dados locais específicas e (4) exploração da combinação de tratamentos com as características locais”, enumera Karenine.

A discente finaliza destacando o papel da universidade no desenvolvimento de soluções em benefício da coletividade: “Durante a graduação, tive contato com conhecimento teórico científico, conceitos técnicos e a compreensão de que muitas soluções ainda precisam ser desenvolvidas. A universidade é um espaço único, pois somente aqui pude adquirir conhecimento e assim contribuir com o progresso da sociedade através de uma pesquisa que traz a revisão crítica daquilo que não funciona, que precisa ser aprimorado ou até mesmo ser reinventado”.

Serviço

Laboratório de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da UFCA (ITSLAB)
itslab.ccsa@ufca.edu.br