UFCA recebe o acervo dos memorialistas Renato Casimiro e Daniel Walker

Publicado em 23/10/2020. Atualizado em 08/11/2022 às 17h30

O acervo histórico-cultural dos memorialistas Antônio Renato Soares de Casimiro, professor aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Daniel Walker Almeida Marques, professor aposentado da Universidade Regional do Cariri (URCA), falecido no ano de 2019, foi doado na manhã desta sexta-feira, 23 de outubro de 2020, para a Universidade Federal do Cariri (UFCA). O acervo, composto por mais de 100 mil elementos da memória de Juazeiro do Norte, ficará aos cuidados do Laboratório de Ciência da Informação e Memória (LACIM), do curso de Biblioteconomia da UFCA.

Doação da coleção de Renato Casimiro e Daniel Walker para o acervo do LACIM/UFCA (Foto: Gabriel Souza – Dcom/UFCA)

A doação ocorreu no campus Juazeiro do Norte da UFCA, com a presença de Renato Casimiro; da viúva de Daniel Walker, a também professora Tereza Neuma de Macedo e Silva Marques; o filho de Daniel Walker, Daniel Walker Júnior; do Reitor da UFCA, professor Ricardo Ness; do professor Weber dos Anjos, coordenador de Artes a Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA); e da coordenadora do LACIM e professora do curso de Biblioteconomia, Ariluci Goes Elliott.

O acervo

O acervo doado começou a ser composto em 1963 e é fruto das pesquisas dos professores Renato Casimiro e Daniel Walker sobre a vida de Juazeiro do Norte. Eles reuniram, ao longo de mais de 40 anos, um enorme acervo que cobre a vasta diversidade de olhares sobre a realidade histórica e cultural. A coleção de itens é composta por peças de artesanato, xilogravura, literatura de cordel, imagens e sons característicos da região do Cariri, documentos históricos e contemporâneos do registro diário da vida urbana, livros, opúsculos, folhetos, boletins, teses, monografias, dissertações, produções acadêmicas, fotografias, jornais, áudios, vídeos, e uma gama diversificada de outros elementos inerentes ao cotidiano da vida juazeirense e do Cariri.

(Foto: Gabriel Souza – Dcom/UFCA)

De acordo com Renato Casimiro, em carta remetida ao reitor da UFCA, a doação tem o intuito de constituir, organicamente, um núcleo de documentação, de registro, de informação para embasar oportunidades de ensino, de pesquisas e de disponibilidade democrática de fontes importantes para o conhecimento de nossas realidades na vasta pluralidade de saberes e pensares.

A doação

Parte do acervo dos memorialistas Casimiro e Walker já tinha sido doada para a UFCA, quando ainda era campus Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC), nos anos de 2009, 2011 e 2013. Com o reconhecimento do tratamento zeloso dado ao material no LACIM, o restante do material foi oficialmente doado neste 23 de outubro de 2020.

O reitor Ricardo Ness agradeceu o importante acervo recebido e a confiança de entregar um material de trabalho de uma vida inteira para a Universidade. Ness destacou os esforços feitos para que a UFCA tenha, em breve, um museu, uma vez que a Universidade já conta com um vasto material histórico e documental.

Tereza Neuma e Renato Casimiro durante doação no campus Juazeiro do Norte da UFCA (Foto: Gabriel Souza – Dcom/UFCA)

A professora Neuma se disse orgulhosa de entregar oficialmente para a Universidade o acervo de Daniel Walker. “Durante muitos anos os dois [Casimiro e Walker], como sócios, foram adquirindo livros, revistas, jornais, fotografias, xilogravuras, cordéis, vídeos, da história dessa cidade”, lembra a trajetória dos memorialistas que acompanhou de perto. “Ele acreditava que o melhor lugar para receber essa preciosidade seria a Universidade Federal do Ceará, que na época era campus Cariri”, conta sobre o desejo do marido.

Renato Casimiro conta que a ideia da doação do acervo surgiu de Daniel Walker. Casimiro resistiu por um apego, mas que mudou de ideia e hoje considera uma decisão acertada. Ele ressaltou ainda a vontade de continuar contribuindo com esclarecimentos sobre o acervo.

O professor Weber também agradeceu à família de Walker e a Casimiro e reconhece o momento de desapego necessário para um colecionar doar um acervo que se dedicou a vida inteira, uma vez que os objetos colecionados contêm uma dimensão afetiva e pessoal do colecionador. Ele destacou a vastidão e as possibilidades que o acervo doado vai dar para a UFCA: “Eu já consigo visualizar as pesquisas na área de Antropologia, História Social, Arquivologia, de Memória, de Patrimônio, de Preservação, de Restauro, uma linha editorial, que é muito interessante”, elencou.

Disponibilidade do acervo

Segundo a coordenadora do LACIM, Ariluci Elliott, a UFCA montou um Grupo de Trabalho (GT) com pessoas das mais diversas áreas – Biblioteconomia, História, Museologia, Cultura, Tecnologia da Informação, Audiovisual – para elaborar um Plano Museológico para um futuro museu da UFCA. De acordo com ela, a ideia é que primeiro haja um museu virtual, com previsão para o ano de 2021, onde o material desta doação juntamente com o já existente acervo do LACIM, sejam disponibilizados para a comunidade acadêmica e externa. No futuro, será montado um museu físico.

Ariluci comenta sobre a importância da doação do acervo Casimiro-Walker, que são precursores na catalogação da memória do Cariri, para o LACIM: “A gente está recebendo a memória da região do Cariri”. Ela destaca ainda a importância do material para o desenvolvimento cultural da Universidade, da possibilidade de compartilhar com as pessoas esta memória. Ariluci lembra que, depois desta importante doação, o LACIM vai aumentar ainda mais seu acervo com o recebimento da coleção do pesquisador Geová Sobreira.

LACIM
lacim.ccsa@ufca.edu.br