Integrante do Projeto Dom Hélder Câmara, para redução da pobreza rural, UFCA participa de reunião da iniciativa nesta quarta-feira, 28 de janeiro

Publicado em 26/01/2026. Atualizado em 26/01/2026 às 12h18

Desde 2001, o Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) visa contribuir para a redução da pobreza rural e da insegurança alimentar e nutricional na agricultura familiar. O PDHC já beneficiou 101.587 famílias em todos os estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo. A expectativa, com a continuidade do PDHC, é beneficiar outras 90 mil famílias até o ano de 2030.

Para realizar a 3ª fase do PDHC no Ceará, há colegiados territoriais, especificamente nas regiões do Cariri, do Sertão de Crateús e do Litoral Leste, que definirão o planejamento das ações do projeto. O Colegiado Territorial do Cariri, apesar de já formado (por diversas instituições do território), encontra-se desarticulado.

Para retomar as atividades do colegiado caririense, haverá, na próxima quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, às 8h, a primeira reunião de reestruturação do grupo. A reunião será no campus Pimenta da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato. Representantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participarão do encontro.

A reunião objetiva eleger representantes do poder público e da sociedade civil para, a partir disso, retomar as atividades do colegiado e assim iniciar as ações da 3ª fase do PDHC na região do Cariri. Não há necessidade de inscrição prévia para participar do evento.

De acordo com a professora Alessandra Maria, do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), a expectativa é de que a UFCA possa compôr o colegiado e assim colaborar com as discussões sobre o PDHC no Cariri.

“O Colegiado será composto de forma paritária, sendo 50% das vagas [voltadas] para o poder público e 50%, para a sociedade civil. Dentre os representantes da sociedade civil, será observada a paridade de gênero e a garantia da participação de povos e comunidades tradicionais”, destaca a docente.

O PDHC é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, coordenada pela Secretaria de Governança Fundiária, Desenvolvimento Territorial e Socioambiental da pasta (SFDT/MDA).

Colaboração da UFCA

Além de a expectativa em compôr o Colegiado Territorial, a UFCA integrará a equipe responsável pela realização das ações do PDHC nos 29 municípios caririenses. Para isso, a instituição contará com a atuação da professora Alessandra Maria, na condição de pesquisadora, e com a estudante de graduação em agronomia, Maria Eduarda Galdino, como bolsista. As duas irão acompanhar todo o processo.

“A nossa função será propor metodologias de execução, fazer o levantamento de informações, registrar as ações desenvolvidas e produzir material para publicações científicas sobre o PDHC”, disse Alessandra.

Alessandra Maria, professora do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA). Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

A professora da UFCA destaca ainda que essa é uma oportunidade para a universidade divulgar as suas ações, coletar demandas que inspirem projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, bem como atrair estudantes interessados em ingressar no ensino superior.

“A UFCA poderá se colocar à disposição dos atores envolvidos no PDHC para divulgar as suas ações acadêmicas, permitindo uma oportunidade para os atores sociais de todos os 29 municípios do território caririense conhecerem a universidade e estreitarem o relacionamento com a instituição”, finaliza Alessandra.

Serviço

Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade
ccab@ufca.edu.br