UFCA participa de lançamento da Rede de Extensão Intersetorial do Ceará. 11 projetos da universidade serão financiados pela iniciativa
Publicado em 24/06/2025. Atualizado em 24/06/2025 às 13h53

Nesta terça-feira, 24 de junho de 2025, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) participou do lançamento da Rede de Extensão Intersetorial do Ceará (Rede Interset-CE), em Fortaleza. Na solenidade, a UFCA foi representada pela sua pró-reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin.
A Rede Interset é uma iniciativa que visa fomentar projetos extensionistas de instituições federais de ensino superior públicas cearenses. Os projetos a serem contemplados por essa rede submeteram suas propostas a um edital desenvolvido pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
O edital “Redes de Extensão para o Desenvolvimento de Ações Intersetoriais em Territórios em Situação de Vulnerabilidade”, da Sase/MEC, vai financiar 70 projetos extensionistas das sete instituições cearenses componentes da Rede de Extensão do Ceará, da qual faz parte a UFCA (ver Rede de Extensão do Ceará).
Somadas, as instituições receberão um investimento de R$ 6 milhões, a partir deste mês de junho. O recurso será dividido em três parcelas.
Conforme Fabiana, esta é a primeira rede extensionista em território nacional na qual o MEC atuará de forma intersetorial: “Estamos num projeto piloto que, se bem sucedido, poderá ser referência e ser estendido aos demais estados”, disse.
A Interset tem foco na intersetorialidade: a integração entre diferentes setores da sociedade (como educação, saúde e assistência social) para o desenvolvimento de ações em territórios vulneráveis do estado.
Projetos da UFCA aprovados
No caso específico da UFCA, 11 projetos extensionistas foram aprovados pela Sase/MEC e serão beneficiados com parte dos investimentos da Rede Interset-CE. A UFCA irá receber, ao todo, R$ 1.071.274.00.
No investimento para a UFCA, está incluso o pagamento de 56 bolsas para estudantes de graduação e de 11 bolsas para os coordenadores dos projetos aprovados, além de cotas para custear as atividades das iniciativas selecionadas por um ano.
Os projetos aprovados na UFCA foram:
- Conecte-se: Integração Profissional e Desenvolvimento Regional;
- Cores Vivas;
- Educação fiscal e financeira: diálogo de cidadania;
- Embaixadores das Engenharias;
- Laboratório de Extensão, Cultura e Inovação – LabKariri;
- Liga Acadêmica de Saúde Única – Liasu;
- Mamulengos da Saúde;
- Monitor Queimadas Cariri;
- Observatório Kariri de Economia Criativa;
- Planetarium Kariri: Conectando ciência, educação e comunidades cearenses;
- Quintais produtivos do cariri caipira – programa de valorização da produção animal e da cultura alimentar caipira do cariri.
Lazzarin explicou que parcerias colaborativas como a da Sase/MEC contribuem para o fortalecimento e para a expansão de projetos extensionistas no estado.
“Na UFCA, por exemplo, existem ações de extensão que já possuem expertise de atuação no Cariri, inclusive premiadas e reconhecidas nacionalmente, nas mais diversas áreas. O investimento e o financiamento na Extensão é primordial para garantir valores democráticos de igualdade de direitos e inclusão social [por meio dessas iniciativas]”, destacou Fabiana.
Rede de Extensão do Ceará
A Rede de Extensão do Ceará é constituída por sete instituições de ensino superior do estado e existe há dois anos. Essa iniciativa foi pensada para fortalecer os objetivos comuns das instituições que a integram, para que possam ser trabalhados em conjunto – observando as especificidades de territorialidade de cada instituição e de seu entorno.
Além da UFCA e da UFC, fazem parte da rede: Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
*Com informações da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Serviço
Pró-Reitoria de Extensão
proex@ufca.edu.br