UFCA lança repositório institucional nesta terça-feira (25). Ferramenta gerenciará produções acadêmicas e técnico-científicas da universidade

Publicado em 24/11/2025. Atualizado em 25/11/2025 às 11h00

Foto: Davi Moreira - Dcom/UFCA

Nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) irá lançar seu Repositório Institucional (RI). O evento ocorre no Auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte, a partir das 9h. 

Repositórios institucionais podem ser entendidos como uma base de dados on-line que armazena, preserva, organiza e divulga a produção intelectual de uma instituição. Nesse sentido, o RI da UFCA gerenciará as produções acadêmicas e técnico-científicas desenvolvidas por discentes ou servidores da universidade – sejam individualmente ou em colaboração com outros integrantes da comunidade universitária (interna ou externa).

A ferramenta digital pode ser acessada gratuitamente e já está disponível por meio do endereço oficial (repositorio.ufca.edu.br). Ela será regida pela Política de Informação do RI-UFCA, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA) no último dia 25 de agosto. 

De acordo com essa política, poderão ser inseridas no RI-UFCA produções acadêmicas nos formatos de texto (PDF), de imagem (PNG ou JPEG), de áudio (MP3) e de vídeo (MP4). 

Para serem disponibilizados no RI da UFCA, os arquivos de texto, de imagem e de áudio deverão respeitar o limite máximo de 10MB. No caso dos arquivos de vídeo, eles serão publicizados por meio da plataforma Edu Play e devem ter, no máximo, 100MB.

Segundo o diretor do Sibi/UFCA, Jorge Nogueira, a criação de um RI tem o intuito de divulgar os trabalhos de forma simples e rápida, além de ser o principal meio de disseminação do conhecimento que é produzido na UFCA: “Do que adianta a gente produzir tanto conhecimento e ele não ser divulgado? Então, acredito que essa será a principal contribuição do RI – disseminar o conhecimento produzido aqui para o Brasil e para o mundo”, destacou.

Comitê Gestor

A gerência do RI da UFCA ficará a cargo da Diretoria do Sistema de Bibliotecas (Sibi/UFCA), que integra o comitê gestor criado para administrar a plataforma. 

Também fazem parte desse comitê a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI); as secretarias de Acessibilidade (Seace) e de Documentação e Protocolo (Sedop); as Pró-Reitorias de Graduação (Prograd) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; além do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). 

Jorge Nogueira, atual diretor do Sibi/UFCA – setor responsável pelo gerenciamento do repositório institucional da UFCA. Foto: Davi Moreira – Dcom/UFCA

Criação, manutenção, treinamento e suporte tecnológico

O processo de implantação do RI da UFCA foi feito por meio de um contrato administrativo com a empresa SparkGroup Treinamento e Capacitação em Tecnologia LTDA, no valor total de R$ 54.000,00. A vigência do contrato é de 15 meses, com possibilidade de prorrogação.

A SparkGroup será responsável por customizar, configurar e implementar todo o ambiente virtual que abrigará o repositório institucional. Também é responsabilidade da empresa treinar os servidores envolvidos para uso correto da ferramenta, além de dar suporte técnico necessário para manutenção do sistema.

O desenvolvimento do RI da UFCA, conforme contrato, foi feito via DSpace – software livre, de código aberto, comumente usado por universidades para criação de repositórios institucionais.

O termo “código aberto” faz referência a modelos de desenvolvimento de software nos quais o código-fonte é disponibilizado publicamente para que qualquer pessoa possa usá-lo, de forma gratuita.

Inclusão de trabalhos já realizados

Após o lançamento do RI, Jorge afirma que o planejamento inicial do Sibi é incluir os trabalhos das turmas mais recentes dos cursos da UFCA e há também a intenção de digitalizar e incluir no repositório trabalhos realizados antes de sua criação. 

“A ideia é que as próximas turmas já possam incluir seus trabalhos no RI. Com relação aos trabalhos já produzidos, a gente pensa em fazer um trabalho posterior de inclusão, porque isso demanda pessoal para incluir essas pesquisas e, no momento, a gente não tem uma equipe suficiente para realizar esse trabalho”, afirmou.

Quanto ao planejamento para inclusão de versões digitalizadas de pesquisa já finalizadas, Jorge ressalta que a ideia é incluir no repositório trabalhos dos últimos cinco anos, pelo menos. Essa digitalização, contudo, ainda não tem prazo para ser iniciada.

Serviço

Diretoria do Sistema de Bibliotecas
sibi@ufca.edu.br